quinta-feira, 9 de outubro de 2014

A Arte de Lutar sem Lutar, existe isso ?

Se você me perguntasse isso a alguns anos eu provavelmente diria: Bom ,deve ser como Bruce Lee fez lá no filme Operação Dragão, ou seja, usar da inteligência para escapar de uma situação de luta sem precisar lutar.

Hoje em dia porém, acredito que a resposta tornou-se um pouco mais profunda que isso (afinal evoluímos não é mesmo ? ).

Atualmente acredito que a arte de lutar sem lutar esta alinhada inteiramente com a 'Filosofia Marcial' que é a maneira como eu costumo chamar os ensinamentos mentais/psicologicos do Kung Fu.

No Kung Fu existem as técnicas físicas e as técnicas mentais. As técnicas físicas , como o nome já denuncia tem a ver com condicionamento físico, coordenação motora e as técnicas de luta propriamente ditas. Já as técnicas mentais nos ensinam, além de estratégias de luta, estratégias e conceitos que nos auxiliam a evoluir mentalmente, e quando evoluímos mentalmente encontramos 'O Caminho' em todos os caminhos.

Aprendemos com as técnicas mentais a sermos mais tranquilos, focados, desapegados, práticos, honestos (inclusive conosco), enfim, adquirimos qualidades além daquelas inerentes as técnicas puramente físicas.

Uma Arte Marcial que ensina somente o lado 'físico' provavelmente terá muito alunos, porém poucos discípulos.

Alunos você encontra na escola, na academia de ginástica , e uma escola de circo, em um curso de atendente de farmácia ,etc.

Já discípulos você encontra em irmandades, sociedades, famílias Kung Fu. Um discípulo aprende a arte como um todo e busca sempre evoluir e levar aos demais o Caminho que o conduziu a evolução. Um discípulo é um futuro Mestre;
Um aluno, quem sabe, um futuro professor.

Acredito, e me esforço para demonstrar isso,que a Filosofia Marcial é a verdadeira essência das Artes Marciais e que com ela podemos lutar nossas piores batalhas (em nosso interior e vida pessoal/social) e sairmos vitoriosos do combate.

Kin Lai