terça-feira, 18 de novembro de 2014

Qual o Valor dos "Katis" do Kung Fu ?

A prática dos Katis do Kung Fu (também chamadas de Formas,Taolus, Rotinas, TchaDsu) é motivo de muito debate e opiniões diversas.

O Kati  (para o leigo ter uma ideia) é uma sequencia de movimentos estilizados que por vezes simulam um combate onde o praticante utiliza técnicas oriundas de seu estilo de Kung Fu. Para muitos assemelha-se a uma dança.

Existe quem diga que os katis não servem para luta pois muitos deles possuem movimentos estilizados e fantasiosos demais para serem aplicados em uma luta real. O próprio Bruce Lee, o lendário ídolo das Artes Marciais afirmava não gostar de katis por julga-los uma prática desnecessária e 'artificial'.

Outros são a favor dos katis e acreditam que o exercício de formas é uma tradição chinesa que não deve ser negligenciada na pratica do Kung Fu.

Bem, como eu disse esse é um assunto que gera bastante debate e opiniões. Eis então a MINHA opinião sobre o assunto:

Você precisa treinar Katis para saber lutar? Não. Porém acredito que a pratica do Kati dentro do Kung Fu tradicional é muito importante por dois motivos: Concentração & Aptidão Física.

Concentração: Sendo o Kati uma pratica metódica , onde os movimentos necessitam de foco e precisão, além de intenção e explosão/contenção o praticante deve pratica-lo com muita seriedade e concentração, o que acaba por manter o indivíduo, no momento em que executa o kati, dentro daquele momento e daquela ação. O praticante ao executar o kati  deve abstrair dos fatores exteriores e focar sua atenção nos movimentos e intenções do mesmo, tornando a pratica do kati uma espécie de 'meditação em movimento'.

Aptidão Física: Acredito que praticar o Kati desperta em nós a capacidade criativa de utilizar nossos corpos de maneiras que nem imaginávamos que seria possível. Assim como a mente se expande quando você sai de sua rotina de raciocínio e explora novas ideias e maneiras de pensar e fazer as coisas, acredito que a capacidade física também se expande quando utilizamos nossos corpos de maneira não usual.

O Kati é um desafio físico que obviamente trabalha (além da concentração já citada) nossa força, elasticidade, precisão , agilidade e principalmente a coordenação motora.

 Concordo com Bruce Lee quando diz que um praticante que só sabe fazer katis não esta preparado para lutar de verdade. Porém acredito que um praticante que treina Katis tem um corpo mais 'desperto' e ágil , podendo assim assimilar com mais facilidade as técnicas de combate 'real' (se este for o desejo do praticante é claro) quando começar a pratica-las.


Mas existe um ponto que preciso deixar AINDA MAIS CLARO.

Acredito que katis podem auxiliar os praticantes no caminho da concentração e da aptidão física no Kung Fu Tradicional, porém não sou a favor de EXAGEROS!

Muitos estilos de Kung Fu possuem quase uma centena de katis. Acho isso desnecessário.

Vamos dizer que um estilo de Kung Fu possua 10 níveis básicos, acredito que UM KATI por nível já estaria de MUITO BOM TAMANHO para gerar os benefícios que citei.

Por isso sou adepto de 'enxugar' a coisa. De manter katis nos treinos de Kung Fu mas não pender para o exagero de formas.

Ser prático e objetivo e treinar com foco e 'realidade'. Eis para mim o caminho do BOM Kung Fu.

Kin Lai


domingo, 2 de novembro de 2014

A Filosofia Estratégica do Kung Fu para a vida Diária

Que o KUNG FU é uma das mais antigas e diversificadas das Artes Marciais já estamos cansados de saber. Que o KUNG FU é um dos sistemas de defesa pessoal mais ricos e eficientes já temos conhecimento (dada a quantidade de sistemas de autodefesa que adaptam as técnicas do Kung Fu em seus treinos/aulas). Que a filosofia do KUNG FU é tão (ou até mais) importante quanto as técnicas físicas é fato definido.

Agora você sabia que a mesma filosofia estratégica ensinada aos guerreiros do KUNG FU pode auxilia-lo ,e MUITO em sua vida pessoa/profissional?

Se não acredita conheça O TAO DO SUCESSO : COMO ATINGIR A FAIXA PRETA NA VIDA , do meu amigo Ricardo Alencar.

Trata-se de um trabalho primoroso que com certeza auxiliará qualquer pessoa (praticante do Kung Fu ou não) que busca um meio de equilibrar e evoluir sua vida.

Não deixe de conferir.

https://www.hotmart.com.br/produto/j2333280L/O-Tao-do-Sucesso-como-atingir-a-faixa-preta-na-vida/---1290591-

Kin Lai