segunda-feira, 28 de dezembro de 2015

3 Passos para aprender Kung Fu

O primeiro passo para aprender KUNG FU é ter vontade genuína.
Não adianta você treinar porque a mamãe ou o papai querem.
Não adianta você treinar porque ficou empolgadinho com um filme na TV.
Não adianta você treinar achando que do dia para a noite vai aprender Kung Fu.
A vontade PRECISA vir de você mesmo. Ser verdadeira. Ser constante.
O segundo passo para aprender KUNG FU é ter respeito.
Respeito por seu professor.
Respeito por seus colegas de treino.
Respeito por seus pais (pois quem não respeita os pais já se mostra ingrato, e ingratidão não produz boas pessoas, logo não produz bons praticantes de Kung Fu ).
Respeito por todas as pessoas , inclusive respeito por si mesmo.
O terceiro passo para aprender KUNG FU é não ser um idiota.
Um idiota critica a todos e não é capaz de fazer nada
Um idiota acha que basta pagar umas aulas para aprender.
Um idiota chega atrasado, mata aquecimento, mata treino e acha que tudo é cansativo.
Um idiota não valoriza as oportunidades recebidas e acha que é merecedor de tudo.
Um idiota acha que vai aprender Kung Fu e lutar como nos filmes.
Um idiota acha que exercícios para condicionamento físico são chatos e prefere treinar 'somente os movimentos bonitos que parecem com as cenas de lutas dos filmes'.
Um idiota tem comportamento tolo e infantil diante do Kung Fu e consequentemente da vida.
Tenha VONTADE verdadeira, tenha RESPEITO por todos e por si mesmo e não seja um IDIOTA! Eis os 3 passos para começar a aprender KUNG FU de verdade.

terça-feira, 22 de dezembro de 2015

O que ganhei com o Kung Fu

Certa vez me perguntaram o motivo de eu praticar Kung Fu a tanto tempo e o que isso me acrescentou  na vida.

Na hora eu apenas sorri e respondi que no presente momento praticar Kung Fu estava me ajudando a manter minha saúde e a pagar minhas contas, afinal vivo de dar aulas de Kung Fu.

Mais tarde quando parei pra pensar mais profundamente pude perceber que a pratica do Kung Fu simplesmente me deu tudo o que tenho e me ajudou a forjar aquilo que sou.

Não sou e nem jamais fui um alienado fissurado por violência, mas o Kung Fu sempre me atraiu. Inicialmente sim, o que me atraia era a 'beleza da violência' que aprendi a gostar através do filmes. Posteriormente meus interesses dentro da Arte foram tomando formas menos infantis. Comecei a amadurecer intelectualmente e através dos ensinamentos do Kung Fu tive contato com a filosofia oriental e suas ramificações. Tais filosofias foram fundamentais em minha juventude e me auxiliam até hoje.

Lembro que comecei a garimpar todos os tipos de livros sobre artes marciais e filosofia oriental que pude encontrar na livrarias, bancas e sebos. Treinava e lia constantemente (alias, como faço até hoje) sempre procurando me aperfeiçoar, ser melhor hoje do que fui ontem. Através da leitura desses livros (em especial os livros do Mestre Marco Natali, que considero um dos meus grandes Mestres apesar de nunca tê-lo conhecido pessoalmente) pude perceber que posso ajudar mais o mundo se eu me esforçar para melhorar um pouquinho a mim mesmo todos os dias. Somos parte de uma sociedade que esta constantemente influenciando e sendo influenciada , desta forma se nos esforçarmos para que nossa influencia seja a mais positiva e produtiva possível estaremos auxiliando na disseminação do bem, ajudando assim o mundo em que vivemos.

Sim, muitas pessoas podem achar que a pratica do Kung Fu é apenas um exercício, um hobby, um passa tempo. Não vejo nada errado nisso. Afinal o Kung Fu é para você exatamente aquilo que você quer que ele seja. Para mim por exemplo se tornou uma maneira de viver feliz, equilibrado e de ajudar o mundo em que vivo, na medida do possível.

Paz & Sucesso

Kin Lai