quarta-feira, 21 de dezembro de 2016

3 Dicas para Melhorar o seu Kung Fu

Muitas pessoas desejam aprender Kung Fu. Muitas pessoas procuram uma academia para aprender Kung Fu. Pouquíssimas pessoas aprendem realmente Kung Fu.

Existem muitos  fatores que envolvem um bom aprendizado de Kung Fu. Nesta postagem no entanto falarei de um dos aspectos mais importantes para o aprendizado: A vontade do praticante.

Para um bom praticante de Kung Fu, daqueles que realmente evoluem dentro da Arte, não existe tempo ruim, não existe sol, frio, chuva, não existe nada que o atrapalhe de comparecer aos treinos e praticar de verdade. Esse  tipo de praticante é raro hoje em dia, mas ainda são encontrados.

Para esses  praticantes darei aqui 3 dicas fundamentais para melhorar seu aprendizado de Kung Fu:

1-Observe tudo!!!
 Quando seu instrutor estiver explicando uma técnica evite se distrair, conversar ou NÃO OLHAR e ESCUTAR o que ele esta explicando. Esteja atento a tudo o que o instrutor demonstra, observe como ele se move (dos pés a cabeça) escute o que ele fala. Realmente esteja presente no momento. Observe tudo!

2-Pratique em casa!
 Procure repassar em casa as principais técnicas que aprendeu no treino. Não seja um praticante somente na aula, seja um praticante em todos os momentos possíveis. Na aulas são abordadas técnicas que você precisa interiorizar para ficar bom. Nada melhor para interiorizar técnicas do que a pratica constante.


3-Leia !
 Hoje em dia, com a internet ao alcance de todos o conhecimento é facilmente adquirido. Aproveite esta oportunidade. Leia, pesquise sobre o Kung Fu, sobre estilos, mestres, a história  das Artes Marciais, a filosofia marcial, enfim. Procure trabalhar seu lado intelectual além do lado físico.


Tenho certeza que seguindo essas dicas simples você irá melhorar muito a sua performance no Kung Fu e na vida.

Kin Lai

quarta-feira, 7 de dezembro de 2016

Se você não evolui praticando KUNG FU então algo está errado.


Arrogância é algo destrutivo.

Fato!

Muitas pessoas, organizações, estilos de Kung Fu, famílias, etc já foram (e continuam sendo) destruídas pela arrogância.

O engraçado é que no mundo do Kung Fu esse tipo de comportamento arrogante não deveria existir já que 'teoricamente'  os adeptos do caminho do Kung Fu vivem em função da busca do equilíbrio entre mente e corpo. E uma mente equilibrada é livre de arrogância .

O que nos mostra que muitos falam, mas poucos realmente agem dentro dos princípios inerentes a Arte do Kung Fu.

É de esperar que todo praticante de Kung Fu leve suficientemente a sério a pratica de sua arte marcial ao ponto de absorve-la não somente como uma pratica meramente física mas como algo transformador, algo que nos faz evoluir.

Nosso mundo esta tomado de caos, ignorância, arrogância, violência e corrupção Precisamos mudar isso. Precisamos melhorar a nós mesmos constantemente afim de refletir essa mudança positiva naqueles que nos cercam.

Vejo no Kung Fu uma guerra de egos, prepotência e ignorância que acabam por dividir, enfraquecer e por vezes destruir bons trabalhos. Infelizmente isso não é fato isolado nem algo que ocorra eventualmente. De uns tempos pra cá esse tipo de ruptura no meio marcial tem ocorrido demais. São tantos obcecados em se tornarem mestres que criam suas próprias famílias, estilos, organizações sem muitas vezes não ter um pingo de capacidade e profissionalismo para isso.

Acabam dessa forma fazendo um 'desfavor' ao Kung Fu.

Espero de coração que os bons praticantes de Kung Fu amadureçam  e percebam que o que faz a força é, e sempre foi a UNIÃO.

Por um Kung Fu sem arrogância.

Kin Lai

quinta-feira, 17 de novembro de 2016

Chan Tao Chuan, um 'moderno' método de praticar Kung Fu Tradicional.


O Chan Tao Chuan é uma metodologia de ensino do Kung Fu Chinês onde são englobadas diversas técnicas extraídas de vários estilos de Kung Fu Tradicional.

Este sistema de ensino foi implementado no Brasil na década de 60 pelo Mestre Lee Chang e posteriormente divulgado pelo Mestre Marco Natali.

Foi durante meus estudos junto a Chinese Boxing Society que pude ter mais contato com esta metodologia relativamente moderna de se praticar o Kung Fu.

Saindo dos padrões dos animais  e aprofundando nos padrões humanos, ou seja, o Chan Tao Chuan é, na maioria dele, baseado no próprio homem e não nos animais, como na maioria dos estilos de Kung fu. As partes referentes a conceitos de animais (Katis e defesas básicas) podem ser encontradas ao decorrer de seus estágios porém servem mais como exercícios complementares.


O Chan Tao Chuan é um método que se utiliza mais das técnicas do Kung Fu do Norte e possui grandes variações de armas, entre elas, o Bastão Curto, o Bastão Longo, o Nunchaku, e o Facão Chinês.


Durante muito anos no Brasil o sistema Chan Tao Chuan foi quase esquecido, apesar de ser considerado um sistema de Kung Fu muito forte. Porém, graças a alguns guerreiros marciais tais como Sifu Simão Pantoja e Sifu Luciano Ferreira, o sistema Chan Tao Chuan está sendo revitalizado e ganhando mais força a cada dia em território nacional.


Eu particularmente torço pelo crescimento Chan Tao Chuan, pois acredito em suas técnicas, em sua metodologia e principalmente, em sua Filosofia Marcial que muito auxiliou ( e auxilia) os verdadeiros buscadores de um Kung Fu forte, prático e principalmente conduzido por pessoas que amam as Artes Marciais Chinesas em sua totalidade (técnica e filosófica).


Kin Lai


quinta-feira, 2 de junho de 2016

Em Busca do Equilíbrio Emocional e o Mal da Alienação Marcial

Atualmente as pessoas estão muito emocionais e com isso estão sofrendo e causando sofrimento sem necessidade real.

As emoções não precisam ser eliminadas (longe disso), mas precisam ser controladas. Descontrole emocional gera pensamentos descontrolados, que geram palavras descontroladas, que geram atitudes descontroladas que geram MUITOS problemas.

Quando me refiro a controle emocional me refiro também a saúde mental, pois em minha visão uma coisa esta ligada a outra.

Por isso quando penso em artes marciais consequentemente penso em equilíbrio emocional, pois tal equilíbrio é inerente a pratica das Artes Marciais, mas infelizmente vemos pouco isso hoje em dia.

Penso da seguinte maneira: Se um instrutor de Artes Marciais não possui um bom equilíbrio emocional não pode fornecer aos seus alunos algo que realmente acrescente em suas vidas. Um instrutor sem equilíbrio emocional pode causar grandes estragos na sociedade pois provavelmente vai passar a seus alunos somente aquela visão infantil, agressiva, ilusória ,egoísta e precária que ele possui.

Resolvi escrever este artigo devido ao grande número de instrutores marciais que tenho visto por aí. Indivíduos que compram certificados e filiações, que apregoam mais do que realmente conhecem, que enganam a si mesmos enquanto enganam os outros.

Tais pessoas acreditam que não estão fazendo nada de mal, pensam que por que aprenderam alguns movimentos podem comprar uma certificação e se intitular instrutor, professor e até Mestre ! Um absurdo.

O que essas pessoas precisam entender é que tal atitude só contribui para a proliferação da ignorância e boçalidade no mundo. Afinal o que pode ensinar alguém que mal parou para treinar? Repetir frases filosóficas que leram na internet não é o bastante para transformar alguém em 'sábio' e nem saber alguns golpes pode transformar alguém em professor.

Vejo gente que sai alardeando aos quatro ventos que treina em tal família marcial quando realmente NUNCA teve contato real com o Mestre de tal família ou real representante dela. Apenas compraram sua filiação e pronto. Se julgam professores marciais.

 Voltando ao equilíbrio emocional é aí que ele se faz necessário. Para que essas pessoas superem suas emoções infantis, seus desejos tolos de imediatismo e simplesmente acordem desse sonho bobo de virar mestre de uma hora para outra.

É preciso mais maturidade na comunidade marcial. Precisamos abrir os olhos e ter noção do que realmente somos e do que NÃO somos, pois somente assim poderemos de fato evoluir com equilíbrio e saúde.

Paz e Sucesso.

quarta-feira, 25 de maio de 2016

Marketing Pessoal para Artistas Marciais nas Redes Sociais



Marketing pessoal é uma ferramenta utilizada por quaisquer profissionais que queiram alcançar o sucesso. O marketing pessoal é o conjunto de atitudes que um profissional pode aprender para saber “vender” sua imagem.

   O marketing existe para apresentar ao mercado um novo produto ou serviço e sustentá-lo na preferência do consumidor; campanhas de marketing não são atitudes aleatórias, mas o resultado de um processo sistemático de aplicação do conhecimento e da criatividade na valorização daquilo que é oferecido.

    Levados para o âmbito pessoal, os conceitos de marketing vêm sendo usados na promoção e diferenciação do profissional.

     O marketing pessoal vem sendo utilizado por diversos profissionais para melhorar seus resultados, afinal querendo ou não só procuramos saber mais sobre algo que primeiramente agradou os nossos olhos (sentidos).

Diante disso acho de extrema importância que os Artistas Marciais que vivem de dar aulas aprendam urgentemente a usar esta ferramenta. Principalmente nas redes sociais! Claro, existem artistas marciais que entendem MUITO de marketing pessoal (alguns entendem mais do marketing do que da própria arte marcial rs), porém acredito que poderiam existir mais.

 Como além de artista marcial também sou acadêmico de psicologia , estudante de marketing pessoal e auto desenvolvimento, pretendo com este rápido artigo auxiliar meus irmãos marciais que ainda patinam nesta área.
A seguir listo 2 dicas para  auxiliar a melhorar o Marketing Pessoal dos Instrutores Marciais nas redes sociais:

1-Cuidado com O QUE você fala e COMO fala
Muitos instrutores adoram sair falando de seus estilos e modalidades como se fossem os melhores estilos e modalidades do mundo. Discutem teorias fantasiosas e criticam qualquer um que não concorde com eles. Além de muitas vezes mal saber escrever corretamente. É importante para um bom marketing pessoal falar educadamente, sem exageros e de preferência em bom português. Do contrário você corre o risco de ser considerado apenas mais um tolo prepotente e arrogante.

2-Cuidado com suas fotos
Nossa, essa dica chega a ser de utilidade pública. Eu não sei porque, mas existem uns instrutores que tem síndrome de cosplay, ficam tirando fotos usando fantasias absurdas, fazendo pose de power ranger,muitas vezes no fundo de um pátio com as roupas no varal ou mostrando os tijolos sem reboco das paredes de um quarto mal iluminado.
Veja bem, não estou aqui dizendo que você tem que postar somente fotos mega produzidas e tals. Nada disso. Apenas digo que é do interesse do profissional de artes marciais ser levado a sério, porém ninguém leva a sério alguém 'fantasiado' de Liu Kang tirando foto chutando umas moitas por exemplo. Procure tirar fotos mais 'maduras', com seus alunos, em sua sala de treinos, DEVIDAMENTE UNIFORMIZADOS, enfim, evite se expor ao ridículo.

Aqui eu forneci apenas duas dicas para ser utilizadas nas redes sociais, porém existe um mundo de técnicas para melhorar seu marketing pessoal, e aconselho veementemente que você as procure, pois mal não vai fazer . 

Paz e Sucesso

quinta-feira, 28 de abril de 2016

As 5 Etapas para o Conhecimento Útil


O conhecimento Marcial, assim como qualquer conhecimento aliás, passa por 5 etapas distintas até tornar-se o que podemos chamar de Conhecimento Útil.

Todo aquele que alcançou algum conhecimento útil inadvertidamente passou por estas 5 etapas. Existe porém um problema: A maioria das pessoas que busca conhecimento acaba por se perder dentro da quarta etapa (se não tiver uma boa dose de equilíbrio emocional e humildade).

Compartilho com vocês agora as 5 etapas para o conhecimento útil que pude 'garimpar' em meus anos de estudo. Espero que estas informações possam ser úteis para você .

 1ª Etapa: Incompetência Inconsciente : Nesta etapa você não tem ideia do quanto NÃO SABE daquilo que você começou a estudar. É importante nesta etapa ter muita humildade de encarar a verdade do momento: Você NÃO sabe coisa alguma ainda!

2ª Etapa: Incompetência Consciente : Você chega nesta etapa naturalmente se realmente foi humilde para encarar a verdade na primeira etapa ( de que você AINDA não sabia nada). Agora você já tem o conhecimento das coisas que você não sabe dentro daquilo que começou a estudar e logo vai começar a se focar nestas coisas afim de aprende-las.

3ª Etapa: Competência Consciente: Assim que você soube o que NÃO sabia AINDA dentro do que você começou a estudar, você focou em aprimorar seus conhecimentos na área e assim adquiriu  a Competência Consciente, ou seja você agora tem noção das coisas que você sabe quando pensa nelas.

4ª Etapa: Competência Ilusória : Chamei esta etapa de competência ilusória  pois algumas pessoas assim que chegam na terceira etapa se deslumbram com sua Competência Consciente e acham que a busca por conhecimento acaba aí. Dessa forma atingem somente a ilusão de que realmente adquiriram algum conhecimento útil. É importante lembrar que conhecimento algum tem fim. Nenhum conhecimento é estagnado. Se você chegar na terceira etapa da busca por conhecimento e parar nela, você provavelmente vai cair na quarta etapa, e se não for humilde o suficiente ou inteligente o bastante para perceber esta armadilha corre o risco de viver uma ilusão carregada de frustrações.

5ª Etapa: Competência Inconsciente : Esta é porta de entrada do conhecimento útil. Nesta etapa o conhecimento esta tão impregnado em seu subconsciente que você não precisa parar para pensar nele, você o usa automaticamente (No caso do conhecimento Marcial você se movimenta, ataca, defende, esquiva sem precisar raciocinar sobre isso). Porém é sempre bom lembrar: Ao chegar na quinta etapa mantenha-se focado e estudando, afinal conhecimento não tem limites.

Kin Lai

domingo, 17 de abril de 2016

O Caminho do Guerreiro ( sem ilusões e fantasias)


Não é difícil encontrarmos muitos alienados no mundo das Artes Marciais.

Em se tratando de Kung Fu então a festa da alienação é imensa.

Muitos pseudo-praticantes de Kung Fu que adoram falar dos aspectos fantasiosos e cinematográficos da Arte acabam por disseminar um mundo de informações equivocadas e aspirações infantis por aí.


Pessoas despreparadas que se julgam grandes mestres por se vestirem de orientais ou ostentar uma falsa aura de serenidade (que é facilmente percebida como falsa bastando um rápido olhar para as atitudes cotidianas do 'pseudo-mestre', pois sempre nossas atitudes irão revelar mais do que nossas palavras) acabam por espalhar pelo mundo, através de seus alunos equivocadamente guiados pelo 'conhecimento alienado', sentimentos de arrogância, prepotência e uma grande dose de desiquilíbrio emocional. Algo que diga-se de passagem não deve existir na vida de um verdadeiro Artista Marcial.

É importante que os verdadeiros Artistas Marciais procurem REALMENTE viver o Caminho do Guerreiro afim de devolver os aspectos realmente importantes da Arte Marcial que estão se perdendo nesse mundo onde mais e mais crianças tolas se autoproclamam mestres e geram discípulos acéfalos que só contribuem para a banalização da violência e a vulgarização do Caminho espiritual/filosófico do Kung Fu.

Para facilitar o seu trabalho compartilho agora 3 fatores que o auxiliarão a se tornar um verdadeiro Artista Marcial :

1-Pratique uma Arte Marcial genuína, e não alguma invenção de algum maluco empolgado com Bruce Lee. Na era da informação em que vivemos não é difícil descobrir se aquilo que você pratica é algo válido ou apenas mais um estilo picareta de Arte Marcial. Busque no google, não é difícil. Hoje em dia só é enganado quem quer.

2-Não seja um arrogante fanático que julga sua Arte Marcial superior as outras. Lembre-se que Arte Marcial alguma é eficiente se o praticante não souber usa-la com eficiência. Evite sentimentos tolos de superioridade e respeite TODAS as pessoas e não somente aquelas que você julga digna de respeito por parecer uma pessoa do 'seu gosto'.

3-Não viva somente em função das técnicas físicas de sua Arte Marcial, procure saber as origens dela, suas teorias, os aspectos filosóficos, enfim. Equilibre os treinos físicos com os estudos teóricos.


O Caminho do Guerreiro pode parecer árduo para quem realmente o deseja trilhar sem atalhos, mas os benefícios desta jornada, ao meu ver, valem a pena.



Bons Treinos.
Kin Lai.



segunda-feira, 15 de fevereiro de 2016

I Seminário de Defesa Pessoal Kung Fu em Pelotas/RS

Aconteceu nos dia 13 e 14 de fevereiro de 2016 em Pelotas/RS o Primeiro Seminário de Defesa Pessoal Kung Fu organizado pelo Centro Kun Lun de Artes Marciais.

O seminário abriu os trabalhos do Projeto Kung Fu Portas Abertas que pretende realizar na cidade eventos de Kung Fu  regulares objetivando apresentar ao público as várias facetas da Nobre Arte Marcial Chinesa.

Fui convidado pelo Professor Juliano Castaneiras a ministrar este seminário e me senti muito honrado e grato pelo convite.

Acredito que atitudes como esta, de união entre as Artes Marciais é a resposta para elevar o espírito marcial tão defasado nos dias de hoje.

No seminário trabalhamos técnicas do Kung Fu adaptadas para a defesa pessoal urbana, sem se prender a movimentos desnecessários e complicados. A ideia foi resgatar um pouco da efetiva marcialidade do Kung Fu primitivo.


Mais uma vez gostaria de deixar registrado meu agradecimento assim como meu respeito e admiração pelo Centro Kun Lun  de Artes Marciais, um lugar onde realmente se vive o Kung Fu Chinês.

segunda-feira, 25 de janeiro de 2016

Vídeo-Aulas de Kung Fu !

Saudações pessoal blz?

Faz tempo que não posto nada por aqui hein. Mas agora estamos iniciando o ano de 2016 com novidades! Acabo de criar um canal no youtube!! Isso aí, o dinossauro Leandro esta começando a se conectar com esses novos tempos rsrs.

Neste canal (também chamado de Vida Kung Fu)  postarei vídeo-aulas com técnicas básicas de Kung Fu, falarei sobre a filosofia das artes marciais, darei dicas de livros e filmes , enfim, postarei vídeos relevantes para todo aquele que se interessa pelo mundo do Kung Fu.

Os vídeos são bem simples, pois estou começando agora e não me dou lá muito bem com a tecnologia, mas acredito que melhorarei com o tempo ;)

Deixo a seguir um link para um de meus vídeos. Se curtir, favor de um like no vídeo e inscreva-se no canal ok .