quinta-feira, 28 de abril de 2016
As 5 Etapas para o Conhecimento Útil
O conhecimento Marcial, assim como qualquer conhecimento aliás, passa por 5 etapas distintas até tornar-se o que podemos chamar de Conhecimento Útil.
Todo aquele que alcançou algum conhecimento útil inadvertidamente passou por estas 5 etapas. Existe porém um problema: A maioria das pessoas que busca conhecimento acaba por se perder dentro da quarta etapa (se não tiver uma boa dose de equilíbrio emocional e humildade).
Compartilho com vocês agora as 5 etapas para o conhecimento útil que pude 'garimpar' em meus anos de estudo. Espero que estas informações possam ser úteis para você .
1ª Etapa: Incompetência Inconsciente : Nesta etapa você não tem ideia do quanto NÃO SABE daquilo que você começou a estudar. É importante nesta etapa ter muita humildade de encarar a verdade do momento: Você NÃO sabe coisa alguma ainda!
2ª Etapa: Incompetência Consciente : Você chega nesta etapa naturalmente se realmente foi humilde para encarar a verdade na primeira etapa ( de que você AINDA não sabia nada). Agora você já tem o conhecimento das coisas que você não sabe dentro daquilo que começou a estudar e logo vai começar a se focar nestas coisas afim de aprende-las.
3ª Etapa: Competência Consciente: Assim que você soube o que NÃO sabia AINDA dentro do que você começou a estudar, você focou em aprimorar seus conhecimentos na área e assim adquiriu a Competência Consciente, ou seja você agora tem noção das coisas que você sabe quando pensa nelas.
4ª Etapa: Competência Ilusória : Chamei esta etapa de competência ilusória pois algumas pessoas assim que chegam na terceira etapa se deslumbram com sua Competência Consciente e acham que a busca por conhecimento acaba aí. Dessa forma atingem somente a ilusão de que realmente adquiriram algum conhecimento útil. É importante lembrar que conhecimento algum tem fim. Nenhum conhecimento é estagnado. Se você chegar na terceira etapa da busca por conhecimento e parar nela, você provavelmente vai cair na quarta etapa, e se não for humilde o suficiente ou inteligente o bastante para perceber esta armadilha corre o risco de viver uma ilusão carregada de frustrações.
5ª Etapa: Competência Inconsciente : Esta é porta de entrada do conhecimento útil. Nesta etapa o conhecimento esta tão impregnado em seu subconsciente que você não precisa parar para pensar nele, você o usa automaticamente (No caso do conhecimento Marcial você se movimenta, ataca, defende, esquiva sem precisar raciocinar sobre isso). Porém é sempre bom lembrar: Ao chegar na quinta etapa mantenha-se focado e estudando, afinal conhecimento não tem limites.
Kin Lai
domingo, 17 de abril de 2016
O Caminho do Guerreiro ( sem ilusões e fantasias)
Não é difícil encontrarmos muitos alienados no mundo das Artes Marciais.
Em se tratando de Kung Fu então a festa da alienação é imensa.
Muitos pseudo-praticantes de Kung Fu que adoram falar dos aspectos fantasiosos e cinematográficos da Arte acabam por disseminar um mundo de informações equivocadas e aspirações infantis por aí.
Pessoas despreparadas que se julgam grandes mestres por se vestirem de orientais ou ostentar uma falsa aura de serenidade (que é facilmente percebida como falsa bastando um rápido olhar para as atitudes cotidianas do 'pseudo-mestre', pois sempre nossas atitudes irão revelar mais do que nossas palavras) acabam por espalhar pelo mundo, através de seus alunos equivocadamente guiados pelo 'conhecimento alienado', sentimentos de arrogância, prepotência e uma grande dose de desiquilíbrio emocional. Algo que diga-se de passagem não deve existir na vida de um verdadeiro Artista Marcial.
Para facilitar o seu trabalho compartilho agora 3 fatores que o auxiliarão a se tornar um verdadeiro Artista Marcial :
1-Pratique uma Arte Marcial genuína, e não alguma invenção de algum maluco empolgado com Bruce Lee. Na era da informação em que vivemos não é difícil descobrir se aquilo que você pratica é algo válido ou apenas mais um estilo picareta de Arte Marcial. Busque no google, não é difícil. Hoje em dia só é enganado quem quer.
2-Não seja um arrogante fanático que julga sua Arte Marcial superior as outras. Lembre-se que Arte Marcial alguma é eficiente se o praticante não souber usa-la com eficiência. Evite sentimentos tolos de superioridade e respeite TODAS as pessoas e não somente aquelas que você julga digna de respeito por parecer uma pessoa do 'seu gosto'.
3-Não viva somente em função das técnicas físicas de sua Arte Marcial, procure saber as origens dela, suas teorias, os aspectos filosóficos, enfim. Equilibre os treinos físicos com os estudos teóricos.
O Caminho do Guerreiro pode parecer árduo para quem realmente o deseja trilhar sem atalhos, mas os benefícios desta jornada, ao meu ver, valem a pena.
Bons Treinos.
Kin Lai.
Assinar:
Postagens (Atom)