O marketing existe para apresentar ao mercado um novo produto ou serviço e sustentá-lo na preferência do consumidor; campanhas de marketing não são atitudes aleatórias, mas o resultado de um processo sistemático de aplicação do conhecimento e da criatividade na valorização daquilo que é oferecido.
Levados para o âmbito pessoal, os conceitos de marketing vêm sendo usados na promoção e diferenciação do profissional.
O marketing pessoal vem sendo utilizado por diversos profissionais para melhorar seus resultados, afinal querendo ou não só procuramos saber mais sobre algo que primeiramente agradou os nossos olhos (sentidos).
Diante disso acho de extrema importância que os Artistas Marciais que vivem de dar aulas aprendam urgentemente a usar esta ferramenta. Principalmente nas redes sociais! Claro, existem artistas marciais que entendem MUITO de marketing pessoal (alguns entendem mais do marketing do que da própria arte marcial rs), porém acredito que poderiam existir mais.
Como além de artista marcial também sou acadêmico de psicologia , estudante de marketing pessoal e auto desenvolvimento, pretendo com este rápido artigo auxiliar meus irmãos marciais que ainda patinam nesta área.
A seguir listo 2 dicas para auxiliar a melhorar o Marketing Pessoal dos Instrutores Marciais nas redes sociais:
1-Cuidado com O QUE você fala e COMO fala
Muitos instrutores adoram sair falando de seus estilos e modalidades como se fossem os melhores estilos e modalidades do mundo. Discutem teorias fantasiosas e criticam qualquer um que não concorde com eles. Além de muitas vezes mal saber escrever corretamente. É importante para um bom marketing pessoal falar educadamente, sem exageros e de preferência em bom português. Do contrário você corre o risco de ser considerado apenas mais um tolo prepotente e arrogante.
2-Cuidado com suas fotos
Nossa, essa dica chega a ser de utilidade pública. Eu não sei porque, mas existem uns instrutores que tem síndrome de cosplay, ficam tirando fotos usando fantasias absurdas, fazendo pose de power ranger,muitas vezes no fundo de um pátio com as roupas no varal ou mostrando os tijolos sem reboco das paredes de um quarto mal iluminado.
Veja bem, não estou aqui dizendo que você tem que postar somente fotos mega produzidas e tals. Nada disso. Apenas digo que é do interesse do profissional de artes marciais ser levado a sério, porém ninguém leva a sério alguém 'fantasiado' de Liu Kang tirando foto chutando umas moitas por exemplo. Procure tirar fotos mais 'maduras', com seus alunos, em sua sala de treinos, DEVIDAMENTE UNIFORMIZADOS, enfim, evite se expor ao ridículo.
Aqui eu forneci apenas duas dicas para ser utilizadas nas redes sociais, porém existe um mundo de técnicas para melhorar seu marketing pessoal, e aconselho veementemente que você as procure, pois mal não vai fazer .
Paz e Sucesso