quarta-feira, 23 de maio de 2018

Muito mais do que aparentam. As Artes Marciais se desenvolvem junto com o seu praticante.

Não é apenas uma questão de chutar cabeças (mesmo!)
Ou: Deixe-me explicar de novo porque treinar Artes Marciais não é coisa (somente) de ignorantes acéfalos.
Quando você pratica Artes Marciais você acaba criando uma conexão entre corpo e mente e esta conexão desenvolve e aperfeiçoa seus potenciais, tanto físicos quanto psicológico. É dito a muito tempo dentro das Artes Marciais (e a neurociência hoje comprova) que nosso corpo influencia nossa mente e vice-versa. Uma mente saudável dentro de um corpo saudável produz mais e melhor. Tem mais equilíbrio em todos os sentidos. Da mesma forma que um corpo que abriga uma mente saudável evolui mais e com mais resultados (pois esta livre de vícios e exageros).
A pratica das Artes Marciais ao contrário do que se pensa não é apenas um amontoado de socos e chutes. Sim, nós socamos e chutamos, mas o que essas técnicas nos ensinam (além da autodefesa) é explorar nossos potenciais e liberar nossa força interior que esta aprisionada devido a um modo de vida sedentário e uma visão estreita e rasa das coisas.
Treinar Artes Marciais, ao contrário de fazer ginástica ou "puxar ferros" numa academia liberta a mente e o corpo pois se assemelha a uma espécie de MEDITAÇÃO EM MOVIMENTO. Para executarmos adequadamente as técnicas precisamos, além de disciplina e força de vontade, uma grande dose de CONCENTRAÇÃO sem a qual colocamos todo o trabalho a perder. Não basta executarmos o movimento, precisamos estar presentes no ato da execução, de mente e corpo e viver o movimento.
A maioria das pessoas desconhece o poder das Artes Marciais e assim perdem a oportunidade de evoluir, pois acredite, as artes marciais são sim uma grande ferramenta de EVOLUÇÃO PESSOAL.
Quando você expande seus movimentos, levando seu corpo a executar técnicas que até o momento não julgava ser possível para você , sua mente acaba se expandindo também no processo. Quando você entende o Caminho das Artes Marciais pode aplica-lo em qualquer área de sua vida e com isso vencer suas batalhas diárias com mais segurança.

Experimente. 

Kin Lai

segunda-feira, 21 de maio de 2018

Nesta geração de fracos o Caminho do Guerreiro é uma necessidade !

 Sejamos francos aqui. Vivemos uma era de fracos. Gente fraca de corpo e mente que não sabe lidar com seus problemas (físicos e psicológicos) que só sabem reclamar, apontar e fazer birra.

Hoje em dia tudo é motivo pra vitimização e coitadismo. Tudo é motivo pra choro e conflitos tolos. A época das pessoas de honra e coragem parece ter acabado. Sinto vergonha da maioria das pessoas atualmente. Não que eu seja muito melhor que elas mas com certeza não me incluo entre os "fracos mimizentos". Isso eu tenho certeza.

Diante dessa geração fraca o Caminho do Guerreiro, as artes marciais, o Kung Fu se torna uma necessidade! Não apenas em função de seu aspecto físico e combativo, mas principalmente por seu aspecto psicológico. As Artes Marciais sempre foram guiadas por princípios fortes como honra, altruísmo, perseverança, disciplina, equilíbrio e etc. Tais princípios quando compreendidos forjam pessoas mais fortes e capazes, justamente o tipo de pessoas que o mundo precisa urgentemente agora.

Fico triste quando vejo alguma arte marcial se render ao 'discurso vigente' e se tornar apenas uma atividade fitness que agrada os semi-sedentários que treinam usando iphone. Não que eu seja contra a evolução das artes marciais, nada disso. Alias sou do tipo que não apenas concorda mas que também trabalha para uma maior adaptação das artes marciais ao mundo que vivemos. Porém com adaptação eu não me refiro a "simplismo" mas a "simplificação"; tornar mais coerente e aplicável as artes marciais atualmente para que se tornem "armas" mais eficazes contra a fraqueza humana.

Acredito que devemos treinar o corpo para nos manter saudáveis, treinar técnicas de combate para não sermos tão vulneráveis a conflitos físicos e treinar a mente para que sejamos úteis e autossuficientes. Precisamos entrar de cabeça no caminho do guerreiro pois este caminho, ao que parece, é o único que pode nos resgatar do mar da fútil fragilidade de tudo que esta geração vive.

Em minha escola seguimos o lema:
MENTE FORTE
CORPO FORTE
ATAQUE FORTE!

Aqui os fracos são bem vindos...desde que não queiram permanecer fracos!!

Kin Lai