terça-feira, 6 de julho de 2010

AS FAIXAS COLORIDAS NO KUNG FU


A maioria das pessoas quando escuta falar em arte marcial automaticamente ja pensa nas faixas de graduação.Tipo,que faixa vc é?Quanto tempo demora para se chegar na faixa preta ,etc.
Porém poucos sabem (os leigos no assunto é claro) que no Kung Fu originalmente não são usadas faixas de graduação.
O ocidental leigo então perguntaria:-Ué,mas então como que eles fazem se não tem faixa?
Bom,pode-se dizer que no Kung Fu original (na China) o aluno vai aprendendo conforme vai evoluindo.Não existe tempo pré-determinado para o aluno ficar ou avançar no grau que se encontre.Tudo vai depender da dedicação e capacidade de assimilação do praticante.
Bem diferente do sistema ocidental adotado por aqui ,onde o aluno paga o exame de faixa e se ve com DIREITO de passar.

Aqui no ocidente o Kung Fu tambem se viu obrigado a dividir seu conteudo em graus representados por faixas (alguns estilos não usam faixas,mas camisetas coloridas,emblemas,etc)muito devido ao fato do povo não estar acostumado a uma arte marcial sem uso de faixas.

Porem mesmo com essa inclusão de faixas no Kung Fu "ocidental" é sempre bom lembrar que a atençao de um bom praticante de Kung Fu nãom deve estar na faixa que pretende conseguir,mas sim na evolução pessoal,tanto como lutador,e principalmente como pessoa.

17 comentários:

  1. gostei muito bom eu tambem acho qui ter qui passar de faixa e muita ilusao vc tem e qui si consentrar no seu mestre e dar seu melhor nunca fiz ezame de faixa no karate e treino a 5 anos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. que estilo de karate vc treina? acho q vc é um daqueles alunos q não prestam atenção as aulas são muito ruins de tecnica e de luta e por isso seu sensei não te deixa prestas exame,e vc fica dando desculpas esfarrapadas.treine mais e aprenda o q é karate de verdade.abraço e ate a proxima.

      Excluir
    2. eu acho q ja q vc treina karate vc deeveria SABER Q NUYN É BEIM ASSIM EU TREINO TKD KUNG FU JJ BOXE NO TKD SOU BRANCA MAS JA DERROTEI AZUL DE BOA NUN RESTA NA AIXA SUA FORÇA EU PEGO VC PELA FAixa e te inforco com ela c isso significa tanto o q vale é a dedicação e c vc leva artes marciAAS COMO ESPORTE eu te descosidero pois pra mim arte marcial é estilço de vida

      Excluir
    3. Palvras ridículas sem noção. Agressividade gratuita não é proprio de verdadeiros artistas marciais. Cultura intelectual e habilidade marcial devem andar juntas. Procure estudar mais português e se empolgar menos com filmes. Desculpe mas você parece estar bem longe do verdadeiro caminho marcial.

      Excluir
  2. Eu costumo frisar sempre esse tópico, mas são poucos os que costumam me ouvir.

    ResponderExcluir
  3. Ruan,olá amigo tudo bem?

    Veja bem, o Kung Fu Chines não tem histórico de faixas,por isso as faixas nas artes marciais chinesas são "opcionais". Porém o Karate possui um forte histórico de graduação por faixas.Tanto no ocidente quanto lá no Japão.Diante disso acho um pouco estranho o fato do amigo treinar karate a 5 anos e não ter feito exame de faixa.

    Fique atento amigo. Abração

    Wang-Long.

    Pois é amigo,aqui no ocidente a maioria dos praticantes do Kung Fu parece não valorizar a cultura geral da Arte ,preferindo assim focar-se apenas no aspecto físico e "visivel" da coisa (como as faixas).

    Abraço

    ResponderExcluir
  4. Por que alguns mestres dão faixa ponta amarela e verde por exemplo? E como é a avaliaçao dos alunos?

    ResponderExcluir
  5. Olá Carla tudo bem?

    Bom, como escrevi no texto o Kung Fu não tem histórico de faixas, foi quando ele migrou para cá ( o ocidente) que a graduação por faixas foi incluida. Logo cada professor formado em determinado estilo deve obedecer as regras de graduação daquele estilo.

    Ex: No estilo que pratico e ensino temos as graduações por faixas na cintura.

    Já no estilo que um amigo meu pratica não usam faixas, mas sim emblemas costurados na mangá da camiseta de treino.

    Porém todo estilo de Kung Fu tem seu conteudo definido, já a meneira de dividi-lo e os métodos de graduação estão sujeito ao Mestre.

    Parece meio complicado ,mas na prática é bem simples rsr.

    Abraço

    ResponderExcluir
  6. Amigo, sei que as cores variam de estilo para estilo, mas quais seriam a sequência no kung fu? e também o seguinte: acho que seis meses para mudar a cor de faixa e mostrar avanço no conhecimento é variável, conforme o aluno, o que acha?

    ResponderExcluir
  7. Olá Thiago como esta?

    Bem como falei nos textos anteriores asequencia de faixas varia de estilo,método e mestre.Pois cada sistema tem o seu.

    Já quanto ao tempo de treino para avaliação,varia de aluno para aluno.Eu por exemplo tive um aluno que ficou mais de um ano na faixa branca pq não apresentava condições de prestar exame de avaliação, enquanto tive outro que em alguns meses estava apto pra ser avaliado para o proximo nível.

    É como eu digo sempre para meus alunos:
    O Bom Kung Fu nasce da Disciplina, Paciencia, Dedicação,Treino e MUITO TREINO!

    Abraço

    ResponderExcluir
  8. ola amigo treino o li tchuo pa kung fu to na faixa branca e queria saber sertinho a ordem de faixas tem como me fornecer essa informaçao?
    obrigado pela atençao

    ResponderExcluir
  9. Olá jow, leia os comentários a cima que vai te ajudar.

    É como eu disse, existem MUITOS estilos de Kung Fu com diferentes tipos de graduação.Não tem como te passar a informaçao que deseja. Mas vc poderia perguntar ao seu professor.

    Abraço

    ResponderExcluir
  10. Bom saber, eu quero aprender o puro Kung Fu Chines, vai ser dificil por causa de tal ocidentalismo... Obrigada pelo post. Só me resta nao desistir.

    ResponderExcluir
  11. Ola leandro,
    gostaria muito de aprender mais sobre kung fu, acho uma arte perfeita, pratico kickboxing e jiu-jitsu a 5 anos ( com pausas é claro).Nao tenho tempo de arrumar uma academia e nem muita condiçoes, ja que é uma arte com custo alto, gostaria de saber se existe a possibilidade de fazer um tipo de video aula, falando da cultura e as tecnicas. Acredito que seja dificil acontecer isso, mas nao custa nada tentar. Obrigado

    ResponderExcluir
  12. Muito bom o TEMA. As artes marciais não avançaram por falta de um parâmetro para a formação do professor, até hoje pensávamos simplesmente em desporto. Aderimos uma grade de assuntos com currículo em nosso país. Hoje implantamos uma "Matriz Curricular Comum" para o Sistema de Ensino da Arte Marcial. Comum, porque cabe a qualquer modalidade da Arte marcial sem alterar ou excluir seu assuntos. O que fizemos foi formatar as Disciplinas e Unidades Didáticas. Os assuntos é seu...contatos: kungfu-am@hotmail.com ou visite o Website: http://kungfuam.wix.com/kungfu-am

    ResponderExcluir
  13. Olá Bárbara, leia o texto e os comentarios. Abraço

    ResponderExcluir