segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A TRADIÇÃO MARCIAL DEVERIA SER ESQUECIDA?


Muito se tem falado ultimamente sobre artes marciais tradicionais e a necessidade de adapta-las a realidade atual.Muitos acreditam que uma arte marcial tredicional não funciona nos dias de hoje.Bem,não concordo nem discordo totalmente.
Eis o MEU PONTO DE VISTA:
No início,no tempo que se fez necessario surgir a arte marcial,estas eram ferramentas para a defesa pessoal!As artes marciais nao surgiram para esporte ou apresentações,no início as artes marciais eram praticadas justamente em função daquilo para a qual foram criadas,ou seja: Capacitar a pessoa a defender-se a aos seus entes queridos. Para mim ESTA É A TRADIÇÃO DAS ARTES MARCIAIS.Atualmente muitas destas antigas artes foram sendo "amansadas" ,lapidadas ,limadas ,para virar apenas mais um esporte.Para mim as artes marciais não sao esportes.São ferramentas que podem transformar completamente uma pessoa que realmente se dedica a elas.
Existe quem diga que os movimentos floreados das artes marciais tradicionais não são eficientes em luta.Concordo. Porém creio que tais movimentos servem para colocar o corpo em um estado que em sua normalidade ele nunca ficaria.Para mim esses "movimentos floreados" servem como um bom aquecimento e alongamento.Não vejo necessidade de "poda-los" dos sistemas marciais.Apenas devemos aprender dividir as coisas.Ou seja..exercícios de formas são uma coisa,exercícios de luta já é outra coisa.Penso que o artista marcial "adulto" saberá identificar o que é util para sí e o que não é dentro de seu proprio sistema.
Porém afirmar que "artes marciais tradicionais não prestam", para mim é muita ignorancia.
A tradição marcial que sigo é a tradição da sobrevivencia,da defesa pessoal,da capacidade de adquirir conhecimentos físicos e filosóficos através do treino duro e contínuo. Se sou um lutador tradicional?? Sim ,sou, mas não parei no tempo e nem abracei a causa de que evoluir é tornar a arte marcial "comercial e esportiva".

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

SHUAI JIAO, O "JUDO CHINES"


SHUAI JIAO é uma antiga arte marcial chinesa cujo termo foi oficializado em 1928 pelo governo chinês através do Instituto Central de Kuo shu.

O SHUAI JIAO é um sistema de defesa pessoal desenvolvida por técnicas de socos, chutes, chin na, projeções e arremessos rápidos, além de técnicas dirigidas contra pontos vitais nos adversários , não sendo estas permitidas em competições, sendo ensinadas apenas aos praticantes de nível avançado de formação.

Com a prática este estilo de Kung fu desenvolve coordenação motora, velocidade, raciocínio rápido e bom condicionamento físico.

Esta arte de defesa pessoal é baseada nas leis físicas da força cujo o objetivo é a queda rápida, porque na época em que foi desenvolvida os guerreiros vestiam armaduras pesadas, assim quando estavam numa batalha uma queda rápida era mais adequada.



O SHUAI JIAO E O ESPORTE

Do ponto de vista moderno, o Shuai Jiao é um esporte de combate que trás benefícios, tais como: condicionamento físico bom, saúde, fortalecimento e resistência muscular e espírito forte. Também se adquire autocontrole emocional e confiança



HISTORIA SHUAI JIAO

Relatos históricos nos contam que por volta do ano 2700 a .C. duas tribos rivais se instalaram ao longo do Rio Amarelo. Uma das tribos era lidarada pelo famoso Huan Ti, e a outra por Zhi You, cujos guerreiros utilizavam um capacete com dois chifres. Estes capacetes eram utilizados nas batalhas para ferir inimigos. Huan Ti ensinou seus guerreiros a evitarem estes ataques perigosos e a desequilibrarem seus adversários. Assim, graças a essas técnicas, Huan Ti venceu Zhi You e unificou o país; nascia então a China. Desde então, nas festas chinesas, costuma-se imitar os combates dos guerreiros. Alguns utilizam capacetes e fingem ferir seus adversários com os chifres, os outros, por sua vez, evitam os ataques tirando o equilíbrio do atacante. Esta dança tradicional era chamada JIAO TI.

Nestas festas aconteceram as primeiras demonstrações da arte marcial ¨mãos vazias¨ na China.

Na Dinastia ZHOU ( 1122 a .C.) as técnicas eram utilizadas para exercícios militares complementando o treinamento de punhos e tornando a arte do SHUAI JIAO mais eficiente.

Na Dinastia QIN ( 221 a .C.), estas práticas se tornaram um espetáculo e uma forma de entretenimento muito apreciado pela aristocracia. Desde esta dinastia, as competições se desenvolveram muito rapidamente. As regras eram fáceis, pois tudo era permitido. Embora as técnicas com agarramento fossem claras, os lutadores não deixariam de lado a luta solta, treinando por vezes a luta com agarramento e em outras ocasiões a luta solta. Este tipo de prática é provavelmente a origem da separação em duas direções: a luta de agarrramento e o pugilismo (SHUAI e CHUAN).

As técnicas de agarramente sempre foram consideradas importantes, e por essa razão, os mestres de estilos tradicionais de Kung fu estudaram profundamente estes tipos de técnicas e selecionaram as mais eficazes para serem inseridas em suas rotinas, e desta forma serem perpetuadas para as gerações futuras.

Na Dinastia SONG (960-1278 d.C.), UM LIVRO INTITULADO ¨JIAOLOI JI¨, apresentava uma parte dos estudos feitos por vários mestres juntamente com a história da arte marcial chinesa.

Na Dinastia MING (1368-1644) e a Dinastia QING (1644-1911), os mestres continuaram a aperfeiçoar as técnicas.

Na Dinastia QING, 300 mestres foram convidados pela corte imperial para formar uma equipe de lutadores. Este time foi chamado ¨shang pu ying¨. Os mestres lutavam entre si e efrentavam outras equipes, incluindo famosos lutadores da Mongólia. Nesta época a corte proibiu ataques de pés e mãos em competições de SHUAI JIAO. Contudo os mestres continuaram a treinar utilizando chutes e socos.

O SHUAI JIAO tornou-se um estilo muito rico, com uma estratégia muito elaborada, e os ultimos estudos foram feitos após o término da Dinastia QING. O SHUAI JIAO é oresultado de um trabalho árduo na China que se perpetuou através de vários milênios.



O SHUAI JIAO E AS ARTES MARCIAIS DA ATUALIDADE

Sendo tão antigo, o Shuai Jiao é considerado o prodecessor da maioria dos estilos de luta da atualidade. Os monges de Shaolin através de seu estudo do Shuai Jiao e juntos com outros conhecimentos adquiridos com o Monge Ta Mo incorporaram grande parte de suas técnicas em suas formas (rotinas) e desenvolveram um sistema de 18 projeções chamado Tsan I.

O shuai Jiao foi levado a vários outros paises durante a Dinastia MING (1368-1644), E no Japão veio influenciar os antigos estilos de ju-jitsu dos quais evoluiu o Judô de Jigoro Kano, isto está registrado em documentos japoneses em COLLECTION OF ANCESSOR 'S CONVERSATIONS, Volume 2, Biografia de Chen, Yuan-Yun, encontramos que.... foi a pessoa que levou as técnicas para o Japão em 1659.



Fonte:Associação Shuai Jiao Brasil

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O que é VAJRAMUSHTI ?


O Vajramushti, também conhecido como Kalarippayattu, surgiu na Índia há milhares de anos, tendo exercido grande influência no surgimento de outras artes orientais como o Kung Fu Shaolin e as demais artes de combate. O Vajramushti tem como característica suas técnicas extremamente eficientes e práticas, que permitem a solução de um conflito com poucos movimentos e máxima precisão, além de promover o desenvolvimento físico, mental, emocional e espiritual. Os treinos englobam técnicas de rolamentos, agarramentos, arremessos, torções, chaves, chutes e socos, defesa contra mais de um oponente, simulação de situações do cotidiano, além do uso de armas como espada, bastão e outras. Não é exagero afirmar que o Vajramushti pode ser considerado o protótipo de todas as artes marciais orientais!
No Brasil , ha alguns anos atrás, o Vajramushti foi "descoberto" pela população em geral graças a um livro do Mestre Marco Natali onde o mesmo apresentava uma recodificação pessoal dos métodos marciais e filosóficos,baseados em grande pesquisa,da arte do Vajramushti.