segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A TRADIÇÃO MARCIAL DEVERIA SER ESQUECIDA?


Muito se tem falado ultimamente sobre artes marciais tradicionais e a necessidade de adapta-las a realidade atual.Muitos acreditam que uma arte marcial tredicional não funciona nos dias de hoje.Bem,não concordo nem discordo totalmente.
Eis o MEU PONTO DE VISTA:
No início,no tempo que se fez necessario surgir a arte marcial,estas eram ferramentas para a defesa pessoal!As artes marciais nao surgiram para esporte ou apresentações,no início as artes marciais eram praticadas justamente em função daquilo para a qual foram criadas,ou seja: Capacitar a pessoa a defender-se a aos seus entes queridos. Para mim ESTA É A TRADIÇÃO DAS ARTES MARCIAIS.Atualmente muitas destas antigas artes foram sendo "amansadas" ,lapidadas ,limadas ,para virar apenas mais um esporte.Para mim as artes marciais não sao esportes.São ferramentas que podem transformar completamente uma pessoa que realmente se dedica a elas.
Existe quem diga que os movimentos floreados das artes marciais tradicionais não são eficientes em luta.Concordo. Porém creio que tais movimentos servem para colocar o corpo em um estado que em sua normalidade ele nunca ficaria.Para mim esses "movimentos floreados" servem como um bom aquecimento e alongamento.Não vejo necessidade de "poda-los" dos sistemas marciais.Apenas devemos aprender dividir as coisas.Ou seja..exercícios de formas são uma coisa,exercícios de luta já é outra coisa.Penso que o artista marcial "adulto" saberá identificar o que é util para sí e o que não é dentro de seu proprio sistema.
Porém afirmar que "artes marciais tradicionais não prestam", para mim é muita ignorancia.
A tradição marcial que sigo é a tradição da sobrevivencia,da defesa pessoal,da capacidade de adquirir conhecimentos físicos e filosóficos através do treino duro e contínuo. Se sou um lutador tradicional?? Sim ,sou, mas não parei no tempo e nem abracei a causa de que evoluir é tornar a arte marcial "comercial e esportiva".

Um comentário:

  1. Leandro, assista esse documentárioa aqui:
    http://www.snagfilms.com/films/title/needle_through_brick/

    É impressionante.

    Abs.

    ResponderExcluir