domingo, 10 de abril de 2011

ONDE ESTA A HONRA DAS ARTES MARCIAIS?


Um dia desses passei por uma situação inusitada onde escutei de um certo professor de uma certa arte marcial que ele incentiva seus alunos a desafiar para combate qualquer um que ,na opinião dele, ofenda sua arte marcial.
Correndo o risco de ofender alguns professores,afirmo que achei essa atitude infantil,arcaica e completamente indgna de um professor SÉRIO de arte marcial. E explico porque! Meu mestre Li Hon Shui, assim como meus Professores Luciano Molina e Eberson Moraes sempre me ensinaram que a honra de um artista marcial não esta na arte que pratica mas na PROPRIA PESSOA que pratica.Ou seja, aprendi que podem ofender minha arte,meu estilo, minhas técnicas...não importa,pois só usarei as técnicas marciais para defender minha VIDA ou alguem que amo.
Se nós do Kung Fu fossemos querer sair desafiando todo mundo que ofende nossa arte não teriamos tempo pra descansar ,pois hoje em dia, em tempos de UFCs e MMAs da vida o Kung Fu Tradicional é muito criticado pelos desavisados.Mas como somos treinados não apenas em técnicas físicas mas tambem nos fundamentos históricos e filosóficos da arte sabemos agir como o Vento E NÃO RETER COISAS JOGADAS CONTRA NÓS OU NOSSA ARTE.

Não vivemos mais no passado onde estilos lutavam contra estilos para provar superioridade.Vivemos hoje num mundo perigoso e caotico que precisa urgentemente rever seus conceitos.E um mundo como esse não precisa de pessoas que influenciem seus alunos a agir como ignorantes agressores vaidosos.

A verdadeira arte marcial é defesa pessoal, disciplina, respeito e APERFEIÇOAMENTO PESSOAL.

É isso que aprendi (e continuo aprendendo) e é isso que ensino ,na medida do possivel.

Kin Lai.

2 comentários:

  1. toi ho
    realmente leandro
    é exatamente isso que penso
    hoje o conceito de honra
    quando não deturpado é esquecido
    mas os verdadeiros praticantes de kung fu
    não se esquecem disso
    toi ho

    ResponderExcluir
  2. Discutir qual arte é superior á outra é tão bizarro quanto julgar qual área da medicina sobressai á outra. Ora, há cardiologista e dentista e ainda que um tolo diga que vale mais o cardiologista, quero ver sua opinião na hora da dor de dente. Hoje, depois de um pouquinho crescido eu prefiro somar do que dividir. prefiro até aprender tantas artes marciais quantas me forem possíveis. Mas não tenho mais o estúpido pensamento de qual arte é melhor, apesar de ser um apaixonado por Kung Fu e Aikido.

    ResponderExcluir