quinta-feira, 23 de junho de 2011

A ARTE DA GUERRA




Sempre que possível eu gosto de deixar claro que para mim um Artista Marcial para ser digno de assim ser chamado deve cuidar de seu lado intelectual assim como (ou até mais que)seu lado técnico/físico.
Sendo assim deixo aqui uma dica de leitura ( com a esperança de que não fique apenas nisso mas também busque conhecimento em diversas fontes):

A ARTE DA GUERRA de Sun Tzu

A Arte da Guerra (chinês: sūn zĭ bīng fǎ literalmente "Estratégia Militar de Sun Tzu"), é um tratado militar escrito durante o século IV a.C. pelo estrategista conhecido como Sun Tzu. O tratado é composto por treze capítulos, onde em cada capítulo é abordado um aspecto da estratégia de guerra, de modo a compor um panorama de todos os eventos e estratégias que devem ser abordados em um combate racional. Acredita-se que o livro tenha sido usado por diversos estrategistas militares através da história como Napoleão, Zhuge Liang, Cao Cao, Takeda Shingen, Vo Nguyen Giap e Mao Tse Tung.

Desde 1772 existem edições européias (quatro traduções russas, uma alemã, cinco em inglês), apesar de serem consideradas insatisfatórias. A primeira edição ocidental tida como uma tradução fidedigna data de 1927.

A Arte da Guerra foi traduzido para o português por Caio Fernando Abreu e Miriam Paglia (1995).

Apesar da antiguidade da obra, nenhuma obra ou tratado é tão compreensível e tão atual quanto A Arte da Guerra.

Com seu caráter sentencioso, Sun Tzu forja a figura de um general cujas qualidades são o segredo, a dissimulação e a surpresa.


Edição de bolso americana de A Arte da Guerra.Hoje, A Arte da Guerra parece destinado a secundar outra guerra: a das empresas no mundo dos negócios. Assim, o livro migrou das estantes dos estrategistas para as do economista e do administrador.
Embora as táticas bélicas tenham mudado desde a época de Sun Tzu, esse tratado teria influenciado, segundo a Enciclopédia Britânica, certos estrategistas modernos como Mao Tsé-Tung, em sua luta contra os japoneses e os chineses nacionalistas.

Inclusive encontra-se nos escritos militares de Mao-Tse-Tung citações do livro A Arte da Guerra de Sun Tzu.

O general brasileiro Alberto Mendes Cardoso chamou o livro do Sun Tzu de clássico militar.

terça-feira, 21 de junho de 2011

O SEGREDO MARCIAL


Muita gente vem até mim com a seguinte questão: -"Quanto tempo leva pra eu ficar bom no Kung Fu?"

E normalmente minha resposta é a mesma:-"Depende do tempo que vc irá se dedicar aos treinos".

Força de vontade é tudo no Kung Fu (e penso que nas demais artes marciais tambem).

Não existe maestria sem dedicação! O treino correto e a repetição constante daquilo que se aprende é o grande segredo marcial.

Não existe formula mágica.Não existe tempo pré-determinado.Não existe um velhinho que mora no alto de uma montanha e que vai te ensinar uma técnica suprema em questao de horas.

Existe somente a dedicação.A força de vontade.

Treine com seriedade e foco. E atinja o objetivo.

Treine com leviandade e despropósito e estará enganando a sí mesmo.

Abraços

sábado, 4 de junho de 2011

PROVÉRBIOS & PENSAMENTOS CHINESES

"Um falso Kung Fu desfere sua mão ferozmente, mas o soco não contém força verdadeira. Um mestre não é tão brilhante, mas, seu toque é tão pesado quanto uma montanha". (Chueh Yuan)




"O mestre disse, aprender sem pensar é trabalho perdido; pensar sem aprender é arriscado."

( Confúcio )




"Palavras educadas e uma aparência insinuante é freqüentemente associada com a virtude”. ( Confúcio )




"Quando andares com duas pessoas deixa-os serem teus professores. Absorve os bons princípios de um, e imita-os; e os maus princípios do outro, observa-os e tenta corrigir a ti próprio". (Anônimo)




"Para agir corretamente não precisa de ajuda. Comete um erro e precisarás de uma turma para ajudar. “É por isso que mesmo um ladrão coloca alguém para viajar para ele”. ( Shu Shuehmou )




“Um verdadeiro mestre de Kung Fu deve ser mestre das modalidades agressivas e das suaves”. Deve ser forte por dentro e por fora. Deve ser um homem de sabedoria e conhecimento, de ética, feitos e filosofias. Deve saber como destruir e como curar. "( Ditado Kung Fu )




"Armazeno a força como se estica um arco, libero a força como se fosse uma flecha." ( Wu Yu-Seong )




“Tsze Chang perguntou como um homem pode conduzir-se a fim de ser apreciado onde quer que fosse”.

O Mestre disse: “Que suas palavras sejam sinceras e acreditáveis e suas ações sejam honrosas e cautelosas”.– tal conduta pode ser apoiada mesmo nas tribos rudes do Sul e do Norte. “Se suas palavras não são sinceras e dignas de confiança e suas ações não são honrosas e cautelosas, sua conduta não será apreciada mesmo em sua vizinhança”. ( Confúcio )




"Um guerreiro experiente desfere um soco decisivo e para. Ele não continua seu ataque para confirmar seu poder. Ele desfechará seu soco e ficará em guarda contra ser vaidoso e arrogante no seu sucesso. Ele desfecha o soco por uma questão de necessidade, e não pelo desejo do poder ".

( Lao Tsu)




"Quando encontras uma pessoa com quem vale a pena conversar e não conversar com ela, perdestes um amigo. quando encontras alguém com que não vale a pena conversar e tu conversas com ele, perdestes (isto é guardastes)tuas palavras. Um homem inteligente não perde amigos nem palavras." ( Confúcio )



"O homem superior move seus lábios, o homem comum move seus punhos " ( Anônimo )




"O Kung Fu se origina nos pés, desenvolve-se nas pernas, é dirigido pela cintura, e funciona através dos dedos. ( Chang San feng )




"Um cavalheiro censura a si próprio, enquanto que um homem comum censura aos outros. " ( Confúcio )




"Se um general da uma ordem e os soldados não obedecem a falha é do general. Se o general da a 2ª ordem e os soldados não obedecem a culpa ainda é do general, mas se as ordens foram claras e objetivas então a culpa é dos soldados e eles devem ser punidos." ( Lao Tse )




"Jamais desista durante uma batalha por mais dura que seja, pois estarás fazendo a pior das humilhações com seu próprio espirito." ( anônimo )





“Um homem que perdeu seu machado suspeitou do filho do seu vizinho”. Certas peculiaridades no seu modo de andar, seu semblante, e suas palavras indicavam-no como um ladrão. Quanto mais o olhava mais indícios via. Dentro, em pouco, encontrou a ferramenta perdida. No dia seguinte, quando encontrou o filho do vizinho, não viu nenhum sinal de culpa em suas palavras, ações, ou movimentos, como os que havia visto no dia anterior." ( Lieh Tzu )

---------------------------------------------------------------



Ler, estudar, pensar, treinar...meditar.Não apenas faz bem como faz parte da rotina de um verdadeiro Artista Marcial !!