quarta-feira, 20 de julho de 2011

OS VÁRIOS RAMOS DE UMA MESMA ARTE


Quando comecei a praticar o Kung Fu Tradicional (Tai Kek Tong Long) tinhamos exercícios dos mais variados tipos.Praticavamos formas (katis) treinavamos técnicas de Boxe Chinês (conhecido como Sanshou ou Sanda), havia treino de técnicas de torções e quebramentos (Chin-Na),assim como praticavamos Tai Chi Chuan, Liang Gong e exercícios relacionados.

Nossos treinos eram assim.

Hoje em dia vejo a ramificação do Kung Fu!!

Existe academia que só ensina formas, outra que se treina somente o boxe chines, existem instrutores somente de Liang Gong e o Tai Chi Chuan tornou-se algo bem isolado do Kung Fu.

Não estou dizendo que isso é ruim ou bom.

Apenas acho este um fato curioso.

Um dia desses conversando com um conhecido ele me falava empolgado do Liang Gong (exercício chines tambem chamado de As 18 Terapias)e eu comentei que conhecia o Liang Gong. Ele meio incrédulo me questionou:-Mas tu não é instrutor de Kung Fu??
E eu respondi que justamente por eu ser um instrutor de Kung Fu que eu conhecia o Liang Gong.Pois nosso Mestre nos ensinava.

Em outra ocasião um professor de outra arte marcial escutou que eu conhecia Tai Chi Chuan e começou a alardear entre seus conhecidos que eu uma hora ensinava Kung Fu e outra hora dizia ensinar Tai Chi. Que conversa mais indigna e por que não dizer, estúpida.

Como disse anteriormente, o Kung Fu Tradicional que conheci e aprendi engloba vários aspectos, por isso acho estranho quando vejo alguem se impressionar quando comento que conheço Tai Chi e Liang Gong por exemplo.

Mas enfim...os tempos mudam né.

Mas em se tratando de Kung Fu hoje dou graças a Deus por ter aprendido de uma forma Tradicional (porém não "bitolada").

Abraço

3 comentários:

  1. Nossa, como eu gostei do que li agora.

    Noutro post eu disse: Quero aprender o .puro. Kung Fu Chinês. Mas sabia que nao era aquela palavra que eu devia usar, quando li o que você falou sobre Kung Fu Tradicional, e que abrange num unico contexto, o que hoje sao ramificações afastando-se quase, do Kung Fu. Tudo fez sentido.

    É exatamente isso que eu quero, eu nao quero usar o Kung Fu para bater nas pessoas, eu quero viver o Kung Fu, em suas mais diversas técnicas e ensinamentos. Quero ser uma pessoa melhor, física, mental e espiritualmente. Quero conhecer a história do Kung Fu. O porque de cada movimento. E muito mais.

    ResponderExcluir
  2. E pode ter certeza Georgina que aquele que procura com determinação sempre acaba encontrando o seu Caminho.

    Kin Lai

    ResponderExcluir