quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O KUNG FU COMO HOBBY OU O KUNG FU COMO "CAMINHO"?


Para mim existem dois tipos de 'visão' para a pratica do Kung Fu. A saber: Kung Fu como hobby/esporte e o Kung Fu como Caminho de Vida.

A maioria das pessoas que pratica Kung Fu (ou outra arte marcial)pratica apenas por hobby.Contentam-se em praticar aquela horinha na academia, fazendo alguns exercícios e só.
Isso esta errado?
Penso que não.Desde que a pessoa que pratica por hobby entenda que esta prática "descompromissada" irá apenas ter algum valor físico para ela (queima de calorias, melhoria na coordenação motora,força ,etc)e nada mais.

Pois os benefícios mais profundos inerentes a pratica do Kung Fu (tais como o aprimoramento pessoal/moral/filosófico, assim como a defesa pessoal eficiente)são conhecidos somente por aqueles que tratam a pratica marcial como Caminho de Vida, ou seja, treinando constantemente, estudando, pesquisando...enfim, se dedicando.

É como eu sempre digo, não existe arte marcial sem trabalho árduo. E se existe não é boa arte marcial.

Creio que o praticante deve estar bem consciente de seus objetivos quando for treinar para não correr o risco de enganar a sí mesmo.

Kin Lai

3 comentários:

  1. Uall, belas palavras, exatamente isso... Bem... Quem dera eu pudesse viver o Kung Fu...

    Eu gostaria de Treinar todos os dias, mas eu nao tenho Mestre, nao posso pagar ainda para ir em academias, templos e etc. 100,00/mes pra quem ganha isso por mes, nao pode pagar isso a uma academia...

    E é claro, você deve estar como alguém que quer viver o Kung Fu, esta colocando tantos obstaculos no caminho? Meu lado Ocidental, capitalisma ainda é muito maior que minha força espiritual.

    O jeito é nao parar de buscar o equilibrio, e finalmente, ser aquela que eu quero ser.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. [E é claro, você deve estar ...pensando... como alguém que quer viver o Kung Fu]

      [...capitalista... ainda é muito maior que minha força espiritual. ]

      Excluir
    2. As vezes praticamos 'kung fu' (que significa trabalho árduo em chines) em nossas vidas e nem percebemos.Vc me parece uma pessoa batalhadora, pode não estar vivendo o kung fu em seu aspecto físico, mas acredito que já vive o kung fu em seu aspecto moral/espiritual, o que para mim é ainda mais importante que tecnicas fisicas.

      abraço e sucesso em seu caminho

      Excluir