sexta-feira, 18 de outubro de 2013

O Que Aprendi com as Artes Marciais. Por Sifu Cemil Uylukçu

O Sifu Cemil Uylukçu, líder da proWES (profound wing chun & escrima systems) nos conta neste ótimo vídeo o que aprendeu ao longo de sua vida junto ás Artes Marciais.

Vale a pena assistir!!

Kin Lai

sábado, 15 de junho de 2013

O Kung Fu e as Mulheres

O Kung Fu, que é esporte geralmente, considerado masculino, vem atraindo cada vez mais mulheres.

 A explicação é simples, a prática traz equilíbrio físico e emocional além de manter a forma e, de quebra, aprender defesa pessoal, o que ultimamente vem ganhando muito espaço nas academias, pois as mulheres cada vez mais querem exercícios diversificados e que tragam mais benefícios a sua saúde.

Mais de 30 % dos alunos que praticam Kung Fu hoje me dia são mulheres. O que está acontecendo é que as mulheres estão ganhando espaços que antigamente eram somente dos homens, e hoje em dia está se tornando feminino também. E a principal área de esporte que está passando por está mudança atualmente são as lutas, tanto o MMA, quanto o Boxe e também o Kung Fu.
A maioria delas está procurando este esporte devido os inúmeros benefícios que ela traz para a saúde feminina, como por exemplo:
• Melhora a atenção e senso de percepção;
• Auxilia a ampliar o senso de espaço e direção;
• Aprimora os reflexos;
• Melhora o equilíbrio;
• Auxilia no fortalecimento do corpo;
• Auxilia na coordenação motora;
• Permite a interação com outros praticantes incentivando a inclusão social;
• Proporciona o auto-conhecimento;
• Prepara o praticante para a transposição de dificuldades;
• Permite o praticante perceber que nada é impossível;
• Estimula a autoconfiança;
• Auxilia no melhoramento do equilíbrio emocional;
• Incentiva a paz e harmonia; e
• Não incentiva a violência.

Fonte:http://guiadamusculacao.com.br/kung-fu-para-mulheres/


segunda-feira, 29 de abril de 2013

O "Homem de Madeira" do Kung Fu

Vamos falar um pouco sobre um dos equipamentos de treino mais comentados do Kung Fu: O Muk Yan Jong (ou simplesmente 'Mudjong' o boneco de madeira/ Homem de Madeira). O Mudjong é um equipamento de treino próprio do estilo Wing Chun de Kung Fu (porem outros estilos posteriormente começaram a treinar com ele). O Wing Chun Tradicional possui 5 níveis de treinamento, a saber : 3 formas de mãos livres ( Sil Nin Tao, Chum Kiu e Biu Jee), uma forma do boneco de madeira ( mudjong) e o nível de 'refinamento' onde se trabalha com o bastão longo e as espadas borboletas. Sendo assim o treino com o mudjong faz parte do 4º nível do sistema. Ou seja, não é treino para iniciantes. O mudjong serve para o praticante 'lapidar' as técnicas que aprendeu nas formas dos três níveis anteriores. É comum um iniciante gostar de ver os movimentos do mudjong e querer praticar com ele (julgando muitas vezes que o treino no boneco de madeira serve apenas para dar mais força aos braços e mãos, um grande erro lógico). Porém é possivel passar algumas técnicas isoladas para o iniciante praticar no modjong, porém o treino VERDADEIRO E EFICIENTE o praticante soh vai compreender no quarto nível mesmo ;) Kin Lai

domingo, 31 de março de 2013

Vendo em tudo O Caminho

O Kung Fu para mim sempre foi algo além 'Marcial'. Não que no início eu não tivesse sido atraído pela parte física da coisa. Bem longe disso. Eu sempre gostei muito da parte 'combativa' do Kung Fu. Porém, com a prática sistemática , dedicada e analítica, pude crescer como pessoa e ver o Kung Fu como algo mais profundo do que a mera 'troca de tapas'. E não digo isso de maneira 'fantasiosa/mística/cinematografica'. Dico isso baseado nas várias oportunidades que tive de utilizar o Caminho do Kung Fu em vários caminhos de minha vida. Por exemplo, o fato da 'simplicidade marcial' . A pratica de um golpe simples e objetivo que cumpra seu papel de neutralizar um adversário. Esse conceito de objetividade aprendido com a pratica do Kung Fu sempre me ajudou em minha vida social.Aprendi com esse conceito a não ser mais um dos muitos indivíduos que dão mil voltas para atingir um objetivo. Se quero algo ,corro atrás e procuro obter sem perda de tempo ou gasto desnecessário de energia. A mesma coisa ocorre com o conceito Marcial de estratégia de combate. Quando você pratica maneira de avançar,recuar,iludir o adversário, soltar golpes 'fakes' para abrir uma brecha para um ataque, etc. O conceito de estratégia Marcial sempre me ajudou a visualizar/perceber a necessidade de estratégias na vida. Tais como : Hora certa de falar, observar com atenção, analisar situações, ter mais controle de tempo e emoções, enfim. Creio que o Kung Fu pode ser para a pessoa aquilo que ela desejar que seja. Porém se a pessoa tiver olhos de ver e ouvidos de ouvir (aliados com um comprometimento sério de treino), irá perceber vários benefícios além dos óbvios inerentes a esta incrível Arte Marcial Chinesa!

terça-feira, 19 de março de 2013

O tal do 'bom para o corpo e para a mente'

Uma das coisas que mais se fala quando o assunto é Artes Marciais é aquela velha frase:-"Arte Marcial é bom para o corpo e para a mente.." Interessante como escuto MUITO falar isso mas vejo BEM POUCO NA PRÁTICA. "Bom para a Mente" ao meu ver é quando aprendemos algo que alivia nossas tensões, nos ensina a manter o foco, nos educa para sermos mais equilibrados e objetivos. Enfim, ter uma 'mente boa' para mim é ter maior autodomínio. E sejamos sinceros, o que mais se vê no mundo marcial atualmente é gente desiquilibrada, egocêntrica e muitas vezes mal educadas. O que contradiz completamente o quesito de 'mente saudável'. Muitas pessoas tem dificuldade para lidar com meu jeito de ensinar/treinar/viver o Kung Fu, pois meu foco nesta Arte Marcial é ter maior equilíbrio. De uma forma geral. Não encaro ,atualmente, o Kung Fu como um mero esporte, um hobby ou um sistema únicamente feito pra lutar. O encaro como uma forma agradável e interessante de melhorar a mim mesmo. Sim as técnicas do Kung Fu foram criadas para a guerra, porém sua filosofia foi criada para a paz. É o exemplo definitivo de Yin Yang. Por isso dou muito valor a cultura e educação das pessoas.Por isso COBRO um mínimo de educação e cultura daqueles que me procuram para treinar (da mesma forma que também, na medida do possível, procuro fornecer meios de aprimorar a cultura e educação dos mesmos). Tenho uma meta a cumprir: Pretendo mostrar para as pessoas que Artes Marciais (Kung Fu no caso) não meramente um amontoado de socos e chutes, mas sim uma poderosa ferramenta de autotransformação se soubermos dar o devido valor a ela. Kin Lai