terça-feira, 19 de março de 2013

O tal do 'bom para o corpo e para a mente'

Uma das coisas que mais se fala quando o assunto é Artes Marciais é aquela velha frase:-"Arte Marcial é bom para o corpo e para a mente.." Interessante como escuto MUITO falar isso mas vejo BEM POUCO NA PRÁTICA. "Bom para a Mente" ao meu ver é quando aprendemos algo que alivia nossas tensões, nos ensina a manter o foco, nos educa para sermos mais equilibrados e objetivos. Enfim, ter uma 'mente boa' para mim é ter maior autodomínio. E sejamos sinceros, o que mais se vê no mundo marcial atualmente é gente desiquilibrada, egocêntrica e muitas vezes mal educadas. O que contradiz completamente o quesito de 'mente saudável'. Muitas pessoas tem dificuldade para lidar com meu jeito de ensinar/treinar/viver o Kung Fu, pois meu foco nesta Arte Marcial é ter maior equilíbrio. De uma forma geral. Não encaro ,atualmente, o Kung Fu como um mero esporte, um hobby ou um sistema únicamente feito pra lutar. O encaro como uma forma agradável e interessante de melhorar a mim mesmo. Sim as técnicas do Kung Fu foram criadas para a guerra, porém sua filosofia foi criada para a paz. É o exemplo definitivo de Yin Yang. Por isso dou muito valor a cultura e educação das pessoas.Por isso COBRO um mínimo de educação e cultura daqueles que me procuram para treinar (da mesma forma que também, na medida do possível, procuro fornecer meios de aprimorar a cultura e educação dos mesmos). Tenho uma meta a cumprir: Pretendo mostrar para as pessoas que Artes Marciais (Kung Fu no caso) não meramente um amontoado de socos e chutes, mas sim uma poderosa ferramenta de autotransformação se soubermos dar o devido valor a ela. Kin Lai

2 comentários:

  1. Super meu amigo!Sim,è bem por ai!
    Gostaria que mais pessoas vislumbrassem,treinassem e encarassem a arte deste modo,dando uma chance a si mesmos de crescerem e melhorarem,assim como pelo seus exemplos aos demais!
    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Muito bom o post professor,simples e claro :)

    ResponderExcluir