segunda-feira, 26 de maio de 2014

Um pouco sobre Desenvolvimento Humano

Kung Fu e Desenvolvimento Humano tem tudo em comum.

Pena que a maioria dos Mestres/Professores da atualidade não se preocupem com esta ligação.


Acredito que o caminho para a salvação da humanidade esta no aperfeiçoamento constante do indivíduo.

O mundo é composto por pessoas (óbvio, mas parece que as vezes esquecemos disso.), pessoas são guiadas e motivadas pela sua maneira de ver e entender o mundo ao seu redor.

Quanto mais o indivíduo entender seu mundo particular, suas necessidades e seus deveres como cidadão, melhor este indivíduo será.

A educação (formal ou não) é a base para a evolução. Buscar, questionar, estudar , aprender, aplicar. Não é questão de ser melhor que os outros, mas de procurar ser melhor que você mesmo a cada dia. Tornando-se uma pessoa melhor você estará colaborando para o princípio de "exemplum docet", ou seja : O exemplo ensina! Que no final das contas é o melhor que você poderá fazer para ajudar alguém. Dar bom exemplo,servir de referência positiva, ser um motivador da excelência pessoal e do autodesenvolvimento em prol de um mundo melhor.

Bons exemplos podem mudar uma vida (e o mundo).

Alguns nomes que me inspiram e motivam na busca do Desenvolvimento Humano em benefício de um bem maior são : Jesus Cristo ( O Grande Mestre dos Mestres em minha opinião!), Anthony Robbins (responsável por me apresentar a PNL-Programação Neuro Linguistica, sistema de autodesenvolvimento que utilizo em todas a áreas de atuação em minha vida), Dr. Marco Natali ( Um dos pioneiros no ensino do Kung Fu no Brasil, escritor de varios livros sobre a nobre Arte Marcial Chinesa  e assuntos diversos e criador do Transformacionalismo técnica de desenvolvimento pessoal com base na PNL e outras metodologias relevantes), Bruce Lee ( o lendário ator e artista marcial do Kung Fu que inspirou minha jornada no Caminho das Artes Marciais e provou, com as a conquistas de sua vida que uma pessoa motivada o suficiente pode mudar sua realidade e conquistar o mundo!).
 Minha lista de 'inspiradores" contém mais nomes, mas citei apenas estes para não me alongar muito no texto rs.

Mas enfim, acredito que o ser humano não nasceu para a mediocridade, que pode e deve melhorar a si mesmo todos os dias e que isso é possível em um curto espaço de tempo (se de fato o indivíduo desejar é claro).

Seja o seu melhor, todos os dias.

Controle sua mente , sua vida e ajude a tornar o mundo um lugar melhor.

 
Kin Lai

terça-feira, 13 de maio de 2014

Como encontrar um bom professor de Artes Marciais?

O Artigo a  seguir foi escrito por um dos meus atuais professores marciais, no caso o Si-Hing Gil Eanes Vivekananda, professor de Wing Chun e responsavel pelos trabalhos da proWES no Brasi . Assim como o Si-Hing Gil eu também treinei com vários Mestres, professores, instrutores e afins, e por isso posso afirmar que encontrar bons professores hoje em dia é tarefa para quem tem foco e paciência.l!

Leiam, é muito relevante para quem procura encontrar bons professores de Artes Marciais 
http://papodehomem.com.br/como-encontrar-um-bom-professor-de-artes-marciais/

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Kung Fu de cinema X Kung Fu Real

 É fato inegável que 95% das pessoas que procuram o KUNG FU (ou outra modalidade marcial) o procuram devido a 'empolgação' que os filmes de artes marciais lhes proporcionaram.

Fato.

Comigo foi assim. E não existe nada de errado com isso.

O problema é quando as pessoas confundem as coisas.

Como dito, 95% das pessoas procuram o KUNG FU inspiradas em filmes...e esses mesmos 95% desistem logo por pensar que treino de KUNG FU REAL seria igual a treino de kung fu de filmes, onde você aprende a lutar em uma semana e logo esta saltando prédios e brigando com 10 caras ao mesmo tempo sem nem suar.

É importante aprender a encarar as coisas com mais seriedade e menos fantasias infantis.

Treino de KUNG FU de verdade leva tempo, é muitas vezes exaustivo, você vai suar, cansar, fazer repetições, treinar seu condicionamento físico, elasticidade, equilibrio, coordenação motora, etc.

Não se aprende KUNG FU da noite para o dia.

Muito menos se aprende KUNG FU assistindo filmes e imitando os golpes em casa (acreditem, já escutei um sujeito me falar isso e ainda achar realmente que estava aprendendo kung fu! rsrs).

Adoro filmes de KUNG FU (a maioria delesrsr), comeceia treinar inspirado neles...mas evoluí, aprendi, compreendi e continuo treinando até hoje. Não mais alimentado por ilusões cinematograficas, mas pelo genuíno interesse em meu aprimoramento pessoal.

 Não brinque de kung fu, você só irá perder tempo e dinheiro. TREINE REALMENTE KUNG FU e você entenderá o investimento precioso que fez em si mesmo.

Kin Lai

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Kung Fu para a Vida

Hoje conversei com um conhecido e ele me falou algo que me fez pensar.

Estávamos falando sobre Artes Marciais, mestres e técnicas e ele me disse que a maior tristeza dele é nunca ter entrado numa briga 'de verdade nas ruas' pois assim não sabia dizer se seu Kung Fu era bom.

Tal questão me fez chegar a duas conclusões:

Primeira: O Kung Fu dele não devia ser bom, pois se fosse ele não precisaria brigar com ninguém para provar algo a si mesmo. Kung Fu nos ensina a transcender essas infantilidades do ego.

Segunda: O Kung Fu/Wushu que supostamente deveria ser a 'arte de parar a violência' parece estar gerando praticantes que desejam perpetrar a violência, e isso vai contra o princípio de autoaperfeiçoamento e evolução que o Kung Fu apregoa.

Penso que esta mais do que na hora dos professores de Kung Fu buscarem um pouco mais o lado psicologico/filosofico/espiritual do Kung Fu para poder passar aos seus alunos um conhecimento mais completo e eficiente não apenas para autodefesa mas para todas as áreas da vida.

Kin Lai