domingo, 20 de junho de 2010

MESTRE HUO YUAN JIA E A ESCOLA JING WU DE KUNG FU


O famoso e respeitado Mestre Huo Yuan Jia(1867-1909) ou Fok Yuen Jia, em cantonês, criou em 1900, na cidade de Xangai, a Associação Atlética Jing Wu que se tornou famosa devido a sua filosofia de ensino, única na época, e a qualidade técnica de seus praticantes.

Tendo sido campeão e considerado o número um em artes marciais na china, Mestre Huo decidiu criar a sua associação com o objetivo de elevar o moral dos chineses, que vinham sofrendo com a invasão de diversas nações estrangeiras, naquele conturbado período histórico da China, e também promover o melhor das artes marciais chinesas em nível internacional. Com essa idéia, mestre Huo enfrentou diversos lutadores de nível internacional, vencendo todos os desafios que lhe foi imposto. Posteriormente ele convidou alguns dos mais famosos e bem conceituados mestres da época que devido a mestre Huo ser muito admirado e considerado como um verdadeiro herói nacional Chinês, concordaram prontamente em ensinar na escola aderindo ao propósito de mestre Huo e contribuindo com suas habilidades para cada vez mais solidificar o nome da escola.
a seguir seu nomes com seus respectivos estilos:
Grão Mestre Chiu Lin Wo do estilo Tam Tui
Grão Mestre Swan Yu Fong do estilo Lo Han Shao Lin do norte
Grão Mestre Lo Kwong Yuk do estilo Tong Long
Grão Mestre Chen Tzi Jhan do estilo Garra de Águia
Grão Mestre Geng Xia Guang do estilo Xing Yi
Grão Mestre Wu Jian Quan fundador do estilo Wu de Tai Chi Chuan
Com tal diversidade de estilos e nomes famosos da elite marcial chinesa, a Associação Atlética Jing Wu , cujo significado literal é “Essência das artes marciais”, acabou se tornando não só uma escola de kung fu para o fortalecimento do corpo, como também uma das principais responsáveis pela sua divulgação mundialmente. Portanto, podemos dizer que Jing Wu ainda é um dos ícones da tradição marcial chinesa.
Infelizmente, mestre Huo morreu envenenado poucos meses depois da fundação de Jing wu.

Dentro de Jing Wu os instrutores mantinham vivo o ideal do fundador, Grão Mestre Huo, que era "praticar uma arte marcial de alta qualidade e divulgá-la para o mundo sem preconceito entre os estilos"

Sua história já foi retratada em diversos filmes, podendo-se citar “Fist of Fury” (A Fúria do Dragão) com Bruce Lee, “Fist Of Legend” (Lutar ou Morrer) e Fearless com Jet Li, que contam justamente a história da morte de Mestre Huo.
FONTE:http://www.jingwumun.com.br

5 comentários:

  1. cara mt bom esse blog ,com bastante conteudo , segue sempre assim um grande abraço

    ResponderExcluir
  2. Assiti o filme que passou neste sábado pela tv, realmente lamentável a morte pre matura do grão mestre huo . Um verdadeiro exemplo como também foi Bruce Lee.

    ResponderExcluir
  3. Comecei a fazer uma investigação sobre o Grão Mestre Huo Yuanjia, e fiquei admirado, como uma criança doentia conseguiu ficar observando o seu pai por dez longos anos nos arburtos e nos buracos dos muros e depois como homem conseguiu disafiar o mundo para dar uma única e necessaria coisa a sua nação "orgulho" e ele conseguiu. Obrigado.

    ResponderExcluir
  4. Quando aparece um espirito como esse, a sua vida nos mostra um raro exemplo, coisa que não vemos todo dia, exemplo do começo ao fim, então não existe nada a lamentar, pois até na sua morte foi ensinando, mostrando o perdão aos seus discipulos e o exemplo de que temos que lutar até o fim. No meu ponto de vista o que ele quis mostrar não teve nada a ver com orgulho e sim com o exemplo de união, pois ele uniu sem preconceitos diferentes estilos de artes marciais e dizia que não existe um estilo melhor que esse ou melhor que aquele e o que diferenciava os lutadores era apenas a disciplina com que treinavam e se emprenhavam, um tempo depois ele mostrou que tinha que se viver a filosofia, pois tem que unir corpo e mente e para isso ser possivel tem que existir harmonia no pensar, no sentir e no fazer! Vi que ele elevou a alto estima de uma nação mas pelo exemplo do que é possivel e não pelo orgulho.

    ResponderExcluir
  5. Os grandes mestres deixaram um legado que foi perpetuado pela disciplina e dedicação. Parabéns.

    ResponderExcluir