quinta-feira, 17 de junho de 2010

SANSHOU - O KUNG FU ESPORTIVO



O Sanshou ( literalmente, "punhos livres") é a forma desportiva de combate dentro do Kung-Fu. Sem perder potencial marcial, ele difere do combate tradicional por não empregar técnicas excessivamente perigosas como torções localizadas e golpes contra pontos críticos ou vitais como olhos, garganta, joelhos e genitais. Mesmo sem partir para golpes drásticos, porém, um bom lutador de Sanshou é - tecnicamente falando - um adversário absolutamente digno de respeito.

Não é considerado um estilo de luta independente, mas um dos componentes das diversas modalidades de arte marcial chinesa, normalmente ensinado integrado às diversas formas de wushu. O termo Sanda é mais antigo e de uso mais comum, quando o governo chinês formalizou e padronizou as artes marciais usou oficialmente o termo Sanshou para designar este aspecto, posteriormente voltando a usar o termo Sanda.

Após a guerra da Coréia onde enfrentou diretamente as tropas americanas o governo chinês percebeu a necessidade de investir em pesquisa e desenvolvimento visando o melhor treinamento de seu exercito e incumbiu ao general Peng Dehuai o comando da pesquisa onde além de especialistas em Artes Marciais de toda China participaram médicos, educadores físicos, e demais pessoas relacionadas a atividades físicas e saúde. O novo sistema deveria observar 3 critérios:

- Simplicidade; - Combate direto; - Efetivo contra oponentes mais fortes.

Quase que paralelamente ao sanshou militar se desenvolveu o sanshou civil e competições clandestinas que acabavam com sérios danos aos competidores e aram quase que um vale tudo ao molde dos primeiros UFCs.

A prática contemporânea do Sanshou como esporte de combate teve seu ponto de partida como esporte contemporâneo em 1990, ano em que o comite organizador dos XI Jogos Asiáticos incluiu o Wushu como esporte oficial de competição. Nesse mesmo ano, se fundou a Federação Internacional de Wushu como organismo oficial encarregado de dirigir o crescimento e a difusão do esporte, determinando as diferentes disciplinas de competição e sua respectiva regulamentação.

O Sanshou está crescendo rapidamente em popularidade. Na atualidade, as competições são levadas em mais de 95 países no mundo inteiro. Recentemente tem se convertido também em um esporte profissional na América. O Sanshou se refere a luta livre a onde as regras estão prontas para simular com total precisão o combate atual e real. Existem hoje duas modalidades de competição para Sanshou, a amadora e a profissional (conhecida também como Sanda).

Nenhum comentário:

Postar um comentário