quarta-feira, 18 de fevereiro de 2015

Minha visão sobre o Wing Chun

O estilo Wing Chun (também conhecido como Ving Tsun, Wing Tsun, Young Chun, entre outras grafias), é um dos muitos sistemas de Kung Fu chinês.

Em minha opinião, baseada em meus anos de estudos, treinos e pesquisas dentro desse estilo, o Wing Chun esta mais para Estratégia Marcial do que para Arte Marcial.

Confuso? Calma , eu explico.

O estilo Wing Chun foi desenvolvido para ser um método mais 'enxuto' de autodefesa. Nesse estilo foi excluído a maioria dos movimentos 'artísticos' estilizados que dificilmente seriam utilizados com eficiência em uma situação real de combate.

Retirando essa parte 'artística/estilizada ' o Wing Chun ganhou em tempo de resposta. Ou seja, no estilo Wing Chun não se perde tempo com a beleza dos movimentos mas preocupa-se em abordar a situação de conflito da maneira mais pratica possível sem perda de tempo.

A maioria das pessoas acha o Wing Chun um estilo muito feio (e realmente, para um leigo o estilo Wing Chun é realmente o estilo mais feio do Kung Fu), porém para aqueles que entendem os conceitos  inerentes ao estilo, a beleza se encontra na lógica estratégica de seus movimentos e suas teorias.

Por essa razão eu acredito que o Wing Chun não é um estilo para qualquer pessoa como muitos gostam de afirmar. Para mim o Wing Chun é um estilo mais apreciado por pessoas inteligentes e com grande poder de foco, concentração e observação (logicamente unidos a disciplina de treinar duro e continuamente), pois não é qualquer pessoa que tem a capacidade intelectual para assimilar os sutis conhecimentos do Wing Chun.

É fácil adquirir músculos, se tornar forte e aprender a dar alguns socos. Porém no Wing Chun não se trata apenas do lado físico da coisa. A mesma estratégia marcial utilizada nos movimentos do Wing Chun pode (e deve) ser aplicada nos vários aspectos da vida do praticante. E isso não é possível se a pessoa for apenas um monte de músculos e adrenalina embalados em um grande saco de ignorância moral/intelectual.

Enfim, para mim Wing Chun não é uma arte, mas sim uma estratégia de autodefesa que pode ser aplicada em nossa vida diária e que esta ao alcance de poucos.

Kin Lai


2 comentários:

  1. Não considera o Wing Chun arte porque é feio para a maioria das pessoas, isso? :/

    Gostaria de ler algum texto seu falando sobre o que é arte pra entender melhor seu ponto de vista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Não amigo, resolvi explicar para os leigos minha visão apenas para já deixa-los informados de que não encontrarão movimentos 'esteticamente artísticos' no sistema.

      Abraço

      Excluir