quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Os Paradigmas e o Kung Fu : Como nossas semelhanças criam conceitos


Paradigma a grosso modo seria o conjunto de ideias, impressões e aprendizados que acumulamos ao longo de nossas vidas e que reunidas, misturadas e devidamente fixadas em nossa mente se transforma em nossa 'visão de mundo'.

Existem tantos paradigmas quanto pessoas no mundo. E a semelhança entre paradigmas é que aproximam pessoas (e a diferença de paradigmas as afastam).

Naturalmente (e as vezes inconscientemente ) as pessoas são atraídas para pessoas e coisas que se aproximam de seus paradigmas pessoais.
Assim se formam as religiões, as fraternidades , os clubes, as associações e os Estilos/Linhagens de Kung Fu.

Seus paradigmas são responsaveis até pela cor que você prefere. Se você prefere a cor verde e seu amigo a cor vermelha, qual dos dois estaria CERTO ? Qual das cores seria a MELHOR ??
Essa é uma questão impossível e tola, pois não existe CERTO, MELHOR, PIOR numa questão de GOSTO PESSOAL .

A mesma coisa ocorre com times de futebol. Para você, seu time é o melhor, você encontra justificativas plausíveis a seus paradigmas para acreditar nisso.
Mesma coisa observo com estilos/linhagens de Kung Fu.

Vejo a defesa de estilo/linhagem em alguns praticantes que beira o fanatismo religioso e a adoração de um torcedor por seu time de futebol.
Na realidade isso não é bem culpa da pessoa, já que ela esta agindo de acordo com sua semelhança de paradigmas para com o estilo/linhagem.
Porem da mesma forma que só existe COR, TIME, etc melhor devido a semelhança de paradigmas entre a pessoa e a situação/objeto, só existe estilo/linhagem melhor dentro dos paradigmas do praticante .

Muitos dirão : Mas minha linhagem/estilo provou por A +B que realmente é mais eficiente, melhor, foi testada e comprovada. Ok. Porém tem quem discorde. E sabe quem ? Aqueles com paradigmas diferentes dos seus.
Ou seja: O melhor estilo/linhagem para você é aquele que mais se assemelha com seus paradigmas. 

Kin Lai 



Nenhum comentário:

Postar um comentário