sexta-feira, 25 de março de 2011

GENEALOGIA KUNG FU, IMPORTA OU NÃO?

A Arvore Genealógica de um estilo de Kung Fu ,ao meu ver é bastante importante, pois nos dá a certeza( ou quase isso) de que o determinado estilo possui um histórico de "evolução".Ou seja,podemos supor que ao longo dos séculos determinado estilo foi testado e aperfeiçoado (sou absolutamente contra "religiosos marciais" que não aceitam melhorias em algum estilo antigo.Deve-se abrir mais a mente nesses assuntos pois muitas coisas mudaram desde o surgimento do Kung Fu não é mesmo?).

Para muitos pertencer a arvore genealógica de algum estilo vale muito mais do que certificados e diplomas.E em parte estão realmente certos (tem gente que conquista diploma de Mestre em uma semana!Basta pagar!Um absurdo!!), mas também devemos estar atentos para o seguinte pensamento: Assim como nascer em alguma determinada "familia boa" não garante que o indivíduo será uma pessoa de bem (ou vice versa), fazer parte de determinada genealogia de algum estilo de Kung Fu não trás capacidade a quem não a possui!!

Ou seja, vejo muitos professores por aí exaltando-se (exaltar-se já denota falta de bom Kung Fu)por pertencer a esta ou aquela família/genealogia, descrevendo os feitos desta família ao longo dos séculos como se isto fizesse parte de sua vida particular nas artes marciais.
Acho isso uma grande besteira.Seria mais ou menos como ficar orgulhoso de sí mesmo devido ao seu time de futebol ter ganho um campeonato.Veja bem..foi o time que ganhou..não voce!!Voce não teve na a ver com a vitoria dele.Creio que o bom praticante de Kung Fu deve sim treinar dentro de uma familia Kung Fu com uma genealogia forte e definida...mas não deve fazer dessa ligaçao o seu "CARTÃO DE VIZITAS". Ao meu ver o praticante deve treinar sério ,com garra ,esforço correto e honestidade para assim confiar e depender unicamente de seu conhecimento marcial para "fazer seu nome" no mundo do Kung Fu.

Finalizando: Genealogia é importante, mas viver dependendo dela é infantilidade.

Obs: Apenas para esclarecer,se necessario for posso apresentar direitinho a minha linhagem ok.

Abraço a todos

3 comentários:

  1. Muito legal o blog!
    Qual a sua linhagem? ;]

    ResponderExcluir
  2. Minha Linhagem no estilo Louva a Deus (Tai Kek Tong Long) segue a linha do Mestre Chiu Chuk Kai : Chiu Chuk Kai - Tang Sing Ling - Li Hon Shui - Eberson Moraes - eu :)

    Já minha linha Wing Chun é a do Mestre Ip Man: Ip Man - Leung Ting - Kaith Kerspetch - Emin Boztepe - Cemil Ulukçu - Gil Eanes - Eu ;)

    abraço e obrigado pelo elogio ao blog.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Por gentleza, me explique melhor sua genealogia, sou novo no Wing Chun pertence a familia Moyat, o Sifu deriva do Mestre Ip Man?

      Excluir