quarta-feira, 30 de julho de 2014

Um Processo de Aprendizado

Muitas pessoas passam pela vida aos trancos e barrancos, aprendendo as coisas da forma mais difícil e/ou chata.

 O que essas pessoas deveriam entender é que evoluir está na observação, na avaliação dos fatos, pessoas e situações em nossa volta. Todos sabem que podemos aprender mais em duas horas de dor do que em dois anos de alegrias. Não precisaríamos dessas horas de dor se a gente fosse mais 'observador' e fosse capaz de avaliar melhor as coisas. Ter a capacidade de aprender com erros, identificar problemas, elaborar soluções, diagnosticar dores e sanar tristezas esta ao alcance de toda pessoa que se detém a observar, avaliar e 'vigiar' melhor a vida e os seus caminhos.

 Não lembro se já comentei aqui antes que me considero seguidor de Cristo (não me vejo como 'religioso' ok ;) ), e sendo assim procuro sempre observar onde minhas ações, atitudes e pensamentos estão me levando. Será que estou evoluindo ou regredindo na minha jornada?

 No meu caso sempre que vejo que algo esta indo mal para o meu lado , meus planos e afins, percebo que estou tomando caminhos que me afastam de minha linha de Fé. Imediatamente tomo uma posição, reorganizo minhas crenças, visualizo o TODO e não somente o PARCIAL da situação e procuro alinhar novamente meu caminho.
 Para mim funciona. Sempre.

 Não passe pela vida como uma nuvem que é jogada para qualquer canto ou até mesmo dissipada pelos ventos fortes. Observe sua vida,organize seus pensamentos, tome atitudes.

 E tenha Fé. Comigo funciona ;)

 Paz & Sucesso.

sábado, 19 de julho de 2014

A Filosofia Marcial na Vida Pessoal

Um fato óbvio sobre mim:
Eu adoro Artes Marciais. Desde criança!

Vivo no mundo das Artes Marciais a mais de 15 anos e hoje vivo disso.

No início, o que fez eu me aproximar das artes marciais foi aquilo que, creio eu, faz a maioria dos jovens se aproximar delas: Os filmes!!!

Bruce Lee, Jackie Chan, Jet Li e Cia sempre foram meus grandes heróis!! :D

O tempo foi passando, eu fui evoluindo (e com a ajuda de bons professores e Mestres, evoluindo de forma agradável e não aos trancos e barrancos!)

Hoje posso afirmar sem sombra de dúvida que um bom caminho para o aprimoramento pessoal é a pratica de Artes Marciais. Não importa muito qual seja ela, desde que ensinada por professores qualificados a arte marcial tem o incrível poder de nos aprimorar física e mentalmente de uma maneira 'divertida'!

Muitas das teorias marciais , para combate, podem ser aplicadas perfeitamente em nossa vida diaria (bem ,este é o princípio do C'han, filosofia Budista inerente as Artes Marciais Chinesas que ensina que as 'teorias precisam ser práticas' para ter alguma validade^^)

Um ótimo e simples exemplo de uma teoria marcial que pode ser aplicada em nossa vida pessoal com GRANDES RESULTADOS POSITIVOS ,em minha opinião, é a "Teoria da Economia de Movimentos" do estilo Wing Chun de Kung Fu.

Esta teoria diz que um golpe para ser eficiente deve ser simples. Sem grandes movimentos floreados e sem desperdício de tempo e energia. Não faça de uma maneira complicada aquilo que pode ser feito de uma forma simples. Não complique as coisas. Seja direto!

Perfeito!

Aplique essa teoria em sua vida pessoal. Não busque desculpas, justificativas ou caminhos tortuosos para agir ou tomar uma decisão . Seja simples e direto.

Muitas pessoas vivem num caos de confusão e decisões precipitadas. Esquecem que quando andamos precisamos dar um passo de cada vez. Que a maneira mais simples de fazer as coisas geralmente é a mais negligenciada.

As pessoas perdem o foco com muita facilidade.

Nas Artes Marciais é ensinado que o foco é o que nos mantém 'ligados', atentos, que não devemos perde-lo.

Para não perder foco precisamos estar tranquilos, para estar tranquilos precisamos ter  confiança no que somos, para ter confiança no que somos precisamos ter atitudes que produzam resultados e para produzir resultados precisamos planejar adequadamente.

E nada melhor para um bom planejamento do que ter focado a simplicidade e a objetividade.

Fui muito complicado para você agora? rsrs

Creio que não né ;)

Bem, pense nisso: Pratique Artes Marciais e procure aplicar os conceitos em sua vida. Experimente ;)

Paz & Sucesso

sexta-feira, 18 de julho de 2014

O Caminho da Iluminação ou o Equívoco da Alienação ?

Como praticante de Kung Fu eu estou constantemente buscando me aprimorar física e mentalmente, treinando, estudando, questionando e testando todo conhecimento que a duras penas consigo garimpar. Acredito que buscar o 'Caminho da Iluminação' ou seja, o Caminho que nos leva a ser melhores hoje do que fomos ontem e amanhã melhores do que somos hoje é uma tarefa de interesse (e ao alcance) de todos. Porém (e sempre existe um porém), até o dito Caminho da Iluminação apresenta alguns problemas; problemas estes que não estão necessariamente no Caminho, mas naquele que o trilha.

Algum tempo atrás ,conversando com um conhecido ele me falou que não desejava nada, que não precisava mais do que a roupa do corpo, que para ele tanto fazia ter ou não dinheiro pois a felicidade é um estado de espírito.

Depois me pediu grana emprestada pra comprar um lanche.

Ok.

Como já dito anteriormente eu sou um Artista Marcial, treino Kung Fu  e sigo a filosofia marcial em minha vida. Tal filosofia me ensinou a não ser dominado por apegos triviais e que buscar o aprimoramento físico/mental/espiritual deve ser o principal foco de minhas ações.

Beleza.

Eu sigo isso. E seguindo essa filosofia por um tempo você realmente evolui em muitos aspectos, e o principal deles é o fato de você não viver como um alienado sem rumo ou foco achando que assim esta no CAMINHO DA ILUMINAÇÃO.

Veja bem, vivemos em um mundo com sua regrinhas estabelecidas , com seus conceitos formados. Quando evoluimos percebemos que muitos desses conceitos são tolos e contraditorios, porém saber isso não muda a regra do jogo. Você ainda precisa de comida, roupas, casa, etc.

Você precisa ser um exemplo vivo do quanto a busca pela 'evolução' pode fazer bem, para assim despertar naqueles que vivem ao seu redor o interesse  na propria busca pela evolução espiritual/mental.Se você resolver ser um peso morto na sociedade , contente em ficar atirado no seu cantinho dependendo da ajuda alheia, que raio de evolução espiritual é essa que você acha que alcançou???

Evoluir é perceber, abrir os olhos, encontrar caminhos, melhorar a si mesmo e consequentemente com isso melhorar o mundo ao seu redor.

Tenha metas, objetivos (positivos!!), trabalhe para alcança-los.

Não seja um tolo alienado .

O sábio em qualquer caminho encontra sabedoria, o tolo, no melhor caminho ainda só faz tolices.

Todos querem ser "O GRANDE MESTRE'


Olá amigos, tudo bem? Resolvi escrever este texto afim de compartilhar  algo que venho observando já faz algum tempo. Me refiro ao deslumbre infantil de muitos adultos quanto as artes marciais.
Treino Kung Fu já faz algum tempo, dou aulas em academias, aulas particulares, já montei minha propria escola e já tive o prazer (e o desprazer ) de conhecer toda sorte de pessoas( e posso dizer sem medo de errar: Como tem gente maluca no meio das artes marciais rsrs).

Alguns dia atrás  quando voltava pra casa, um ex-colega de trabalho que eu não via ha uns 5 anos (e mesmo quando nos víamos nunca tivemos muito contato) me viu e veio correndo em minha direção apertando a minha mão e soltando a frase :
- Bah tu viu o filme do Grande Mestre? O cara lutava muito! Tu sabia que é historia real? Tu luta Kung Fu né???
Repentinamente aquele cara que eu nao via a anos estava ali na minha frente, todo empolgado falando do filme O Grande Mestre !
Ele me disse que tinha adorado o filme, que achou incrivel quando o Grande Mestre  Ip Man surrou os 'dez caratecas tri facilmente, porque afinal os japoneses só lutavam karate e o Ip Man lutava kung fu e o kung fu TEM TUDO (hein?! Como assim? rs)!!
Expliquei pra ele que eu tinha curtido o filme, mas que não dava pra levar muito a sério as técnicas ou mesmo a veracidade dos 'fatos reais'. Ele nem escutou o que eu dizia tamanha era a empolgação.
Enfim, ele perguntou se eu dava aulas e queria marcar uma aula experimental.
Acertamos dia e horario e entao ele me perguntou o que basicamente a gente treinaria , e se a gente ia ficar com 'aquelas perninhas tortinhas do Kiko' como no filme !
Respondi que aquela era a base principal do Wing Chun e que  obviamente ele iria ter de pratica-la. Ele riu. Perguntei se ele realmente iria querer treinar. Ele disse que aprendendo dar uns 'tabefes bem dado' estava bom pra ele.

Desmarquei o treino.

Desculpem a 'verborragia digital' rsrs mas é que vejo isso constantemente: Gente se empolgando com filmes, querendo se tornar 'Grandes Mestres lutadores' mas não respeitam a arte e tão pouco se esforçam nos exercícios. Verdadeiras crianças grandes.
Depois dos filmes  O GRANDE MESTRE com Donnie Yen então ..todos querem ser Ip Man, porém nem todos querem treinar de verdade.

É preciso que aquele que deseja praticar Kung Fu amadureça e que saiba separar fantasia de realidade, pois do contrário só estará alimentando ilusões que não trarão benefícios algum para suas vidas.

Kin Lai