sábado, 19 de julho de 2014

A Filosofia Marcial na Vida Pessoal

Um fato óbvio sobre mim:
Eu adoro Artes Marciais. Desde criança!

Vivo no mundo das Artes Marciais a mais de 15 anos e hoje vivo disso.

No início, o que fez eu me aproximar das artes marciais foi aquilo que, creio eu, faz a maioria dos jovens se aproximar delas: Os filmes!!!

Bruce Lee, Jackie Chan, Jet Li e Cia sempre foram meus grandes heróis!! :D

O tempo foi passando, eu fui evoluindo (e com a ajuda de bons professores e Mestres, evoluindo de forma agradável e não aos trancos e barrancos!)

Hoje posso afirmar sem sombra de dúvida que um bom caminho para o aprimoramento pessoal é a pratica de Artes Marciais. Não importa muito qual seja ela, desde que ensinada por professores qualificados a arte marcial tem o incrível poder de nos aprimorar física e mentalmente de uma maneira 'divertida'!

Muitas das teorias marciais , para combate, podem ser aplicadas perfeitamente em nossa vida diaria (bem ,este é o princípio do C'han, filosofia Budista inerente as Artes Marciais Chinesas que ensina que as 'teorias precisam ser práticas' para ter alguma validade^^)

Um ótimo e simples exemplo de uma teoria marcial que pode ser aplicada em nossa vida pessoal com GRANDES RESULTADOS POSITIVOS ,em minha opinião, é a "Teoria da Economia de Movimentos" do estilo Wing Chun de Kung Fu.

Esta teoria diz que um golpe para ser eficiente deve ser simples. Sem grandes movimentos floreados e sem desperdício de tempo e energia. Não faça de uma maneira complicada aquilo que pode ser feito de uma forma simples. Não complique as coisas. Seja direto!

Perfeito!

Aplique essa teoria em sua vida pessoal. Não busque desculpas, justificativas ou caminhos tortuosos para agir ou tomar uma decisão . Seja simples e direto.

Muitas pessoas vivem num caos de confusão e decisões precipitadas. Esquecem que quando andamos precisamos dar um passo de cada vez. Que a maneira mais simples de fazer as coisas geralmente é a mais negligenciada.

As pessoas perdem o foco com muita facilidade.

Nas Artes Marciais é ensinado que o foco é o que nos mantém 'ligados', atentos, que não devemos perde-lo.

Para não perder foco precisamos estar tranquilos, para estar tranquilos precisamos ter  confiança no que somos, para ter confiança no que somos precisamos ter atitudes que produzam resultados e para produzir resultados precisamos planejar adequadamente.

E nada melhor para um bom planejamento do que ter focado a simplicidade e a objetividade.

Fui muito complicado para você agora? rsrs

Creio que não né ;)

Bem, pense nisso: Pratique Artes Marciais e procure aplicar os conceitos em sua vida. Experimente ;)

Paz & Sucesso

Nenhum comentário:

Postar um comentário