sexta-feira, 18 de julho de 2014

Todos querem ser "O GRANDE MESTRE'


Olá amigos, tudo bem? Resolvi escrever este texto afim de compartilhar  algo que venho observando já faz algum tempo. Me refiro ao deslumbre infantil de muitos adultos quanto as artes marciais.
Treino Kung Fu já faz algum tempo, dou aulas em academias, aulas particulares, já montei minha propria escola e já tive o prazer (e o desprazer ) de conhecer toda sorte de pessoas( e posso dizer sem medo de errar: Como tem gente maluca no meio das artes marciais rsrs).

Alguns dia atrás  quando voltava pra casa, um ex-colega de trabalho que eu não via ha uns 5 anos (e mesmo quando nos víamos nunca tivemos muito contato) me viu e veio correndo em minha direção apertando a minha mão e soltando a frase :
- Bah tu viu o filme do Grande Mestre? O cara lutava muito! Tu sabia que é historia real? Tu luta Kung Fu né???
Repentinamente aquele cara que eu nao via a anos estava ali na minha frente, todo empolgado falando do filme O Grande Mestre !
Ele me disse que tinha adorado o filme, que achou incrivel quando o Grande Mestre  Ip Man surrou os 'dez caratecas tri facilmente, porque afinal os japoneses só lutavam karate e o Ip Man lutava kung fu e o kung fu TEM TUDO (hein?! Como assim? rs)!!
Expliquei pra ele que eu tinha curtido o filme, mas que não dava pra levar muito a sério as técnicas ou mesmo a veracidade dos 'fatos reais'. Ele nem escutou o que eu dizia tamanha era a empolgação.
Enfim, ele perguntou se eu dava aulas e queria marcar uma aula experimental.
Acertamos dia e horario e entao ele me perguntou o que basicamente a gente treinaria , e se a gente ia ficar com 'aquelas perninhas tortinhas do Kiko' como no filme !
Respondi que aquela era a base principal do Wing Chun e que  obviamente ele iria ter de pratica-la. Ele riu. Perguntei se ele realmente iria querer treinar. Ele disse que aprendendo dar uns 'tabefes bem dado' estava bom pra ele.

Desmarquei o treino.

Desculpem a 'verborragia digital' rsrs mas é que vejo isso constantemente: Gente se empolgando com filmes, querendo se tornar 'Grandes Mestres lutadores' mas não respeitam a arte e tão pouco se esforçam nos exercícios. Verdadeiras crianças grandes.
Depois dos filmes  O GRANDE MESTRE com Donnie Yen então ..todos querem ser Ip Man, porém nem todos querem treinar de verdade.

É preciso que aquele que deseja praticar Kung Fu amadureça e que saiba separar fantasia de realidade, pois do contrário só estará alimentando ilusões que não trarão benefícios algum para suas vidas.

Kin Lai

Nenhum comentário:

Postar um comentário