sexta-feira, 26 de dezembro de 2014

Tutorial #03 : Elasticidade

Olá amigos como estão?

Eis mais uma postagem de nossa série de pequenos tutoriais de Kung Fu para principiantes.

Nesta postagem iremos focar na importancia da elasticidade .

É primordial que todo praticante de Kung Fu entenda que deve trabalhar seu condicionamento físico e sua elasticidade constantemente, pois a maioria das técnicas do Kung Fu dependem de um corpo saudável e de uma boa elasticidade.

Encontrei este vídeo que acredito que pode auxiliar muita gente no aprimoramento de sua elasticidade.

Assista, proceda com cautela e bons treinos!

Clique Aqui para ver o Vídeo

Kin Lai


Para informações sobre treinos de Kung Fu em Caçapava do Sul/RS e região entre em contato:
equipedragon7@gmail.com

Tutorial #02: Base Arco e Flecha (Kon Bu)

Olá amigos como estão?

Neste segundo tutorial iremos abordar a base Kon Bu, também chamada de base arco e flecha ou base do arqueiro.

Considerações:

-O joelho da perna dobrada não deve ultrapassar a linha da ponta do pé;
-A ponta do pé da perna de trás deve estar direcionada levemente para a frente.
-Os pés NÃO deve ficar posicionados exatamente um atrás do outro.

Vamos ao vídeo demonstrativo para uma melhor compreensão ;)

Clique Aqui para ver o Vídeo

Bons treinos!!

Kin Lai

Para informações sobre treinos de Kung Fu em Caçapava do Sul/RS e região entre em contato:
equipedragon7@gmail.com

Tutorial #01 : Base Ma Bu (Cavaleiro)

Olá amigos que acompanham meu blog, tudo bem ?

Rápida postagem apenas para iniciar nossa série de pequenos tutorias sobre a pratica do Kung Fu afim de auxiliar os novos praticantes do Caminho Marcial.

Nesta postagem abordaremos a base principal do Kung Fu Tradicional chamada de Ma Bu (ou base do cavaleiro).

Esta base é muito importante pois trabalha no fortalecimento dos membros inferiores o que é primordial para uma boa movimentação e execução de chutes.

Bem, sem mais delongas vamos as considerações:

-A base deve ser feita com a coluna reta;
-Quadril projetado (como se fosse sentar em um banco)
-Pontas dos pés voltadas para a frente

Como não tenho uma câmera legal nem muito tempo para tentar gravar um vídeo irei postar na medida do possível alguns vídeos que encontrei na internet e que considero bons o bastante para compartilhar com vocês.  Neste veremos a execução da base Ma Bu.

Espero que gostem .

Bons treinos!

Kin Lai
Clique Aqui para ver o Vídeo

Para informações sobre treinos de Kung Fu em Caçapava do Sul/RS e região entre em contato:
equipedragon7@gmail.com

terça-feira, 18 de novembro de 2014

Qual o Valor dos "Katis" do Kung Fu ?

A prática dos Katis do Kung Fu (também chamadas de Formas,Taolus, Rotinas, TchaDsu) é motivo de muito debate e opiniões diversas.

O Kati  (para o leigo ter uma ideia) é uma sequencia de movimentos estilizados que por vezes simulam um combate onde o praticante utiliza técnicas oriundas de seu estilo de Kung Fu. Para muitos assemelha-se a uma dança.

Existe quem diga que os katis não servem para luta pois muitos deles possuem movimentos estilizados e fantasiosos demais para serem aplicados em uma luta real. O próprio Bruce Lee, o lendário ídolo das Artes Marciais afirmava não gostar de katis por julga-los uma prática desnecessária e 'artificial'.

Outros são a favor dos katis e acreditam que o exercício de formas é uma tradição chinesa que não deve ser negligenciada na pratica do Kung Fu.

Bem, como eu disse esse é um assunto que gera bastante debate e opiniões. Eis então a MINHA opinião sobre o assunto:

Você precisa treinar Katis para saber lutar? Não. Porém acredito que a pratica do Kati dentro do Kung Fu tradicional é muito importante por dois motivos: Concentração & Aptidão Física.

Concentração: Sendo o Kati uma pratica metódica , onde os movimentos necessitam de foco e precisão, além de intenção e explosão/contenção o praticante deve pratica-lo com muita seriedade e concentração, o que acaba por manter o indivíduo, no momento em que executa o kati, dentro daquele momento e daquela ação. O praticante ao executar o kati  deve abstrair dos fatores exteriores e focar sua atenção nos movimentos e intenções do mesmo, tornando a pratica do kati uma espécie de 'meditação em movimento'.

Aptidão Física: Acredito que praticar o Kati desperta em nós a capacidade criativa de utilizar nossos corpos de maneiras que nem imaginávamos que seria possível. Assim como a mente se expande quando você sai de sua rotina de raciocínio e explora novas ideias e maneiras de pensar e fazer as coisas, acredito que a capacidade física também se expande quando utilizamos nossos corpos de maneira não usual.

O Kati é um desafio físico que obviamente trabalha (além da concentração já citada) nossa força, elasticidade, precisão , agilidade e principalmente a coordenação motora.

 Concordo com Bruce Lee quando diz que um praticante que só sabe fazer katis não esta preparado para lutar de verdade. Porém acredito que um praticante que treina Katis tem um corpo mais 'desperto' e ágil , podendo assim assimilar com mais facilidade as técnicas de combate 'real' (se este for o desejo do praticante é claro) quando começar a pratica-las.


Mas existe um ponto que preciso deixar AINDA MAIS CLARO.

Acredito que katis podem auxiliar os praticantes no caminho da concentração e da aptidão física no Kung Fu Tradicional, porém não sou a favor de EXAGEROS!

Muitos estilos de Kung Fu possuem quase uma centena de katis. Acho isso desnecessário.

Vamos dizer que um estilo de Kung Fu possua 10 níveis básicos, acredito que UM KATI por nível já estaria de MUITO BOM TAMANHO para gerar os benefícios que citei.

Por isso sou adepto de 'enxugar' a coisa. De manter katis nos treinos de Kung Fu mas não pender para o exagero de formas.

Ser prático e objetivo e treinar com foco e 'realidade'. Eis para mim o caminho do BOM Kung Fu.

Kin Lai


domingo, 2 de novembro de 2014

A Filosofia Estratégica do Kung Fu para a vida Diária

Que o KUNG FU é uma das mais antigas e diversificadas das Artes Marciais já estamos cansados de saber. Que o KUNG FU é um dos sistemas de defesa pessoal mais ricos e eficientes já temos conhecimento (dada a quantidade de sistemas de autodefesa que adaptam as técnicas do Kung Fu em seus treinos/aulas). Que a filosofia do KUNG FU é tão (ou até mais) importante quanto as técnicas físicas é fato definido.

Agora você sabia que a mesma filosofia estratégica ensinada aos guerreiros do KUNG FU pode auxilia-lo ,e MUITO em sua vida pessoa/profissional?

Se não acredita conheça O TAO DO SUCESSO : COMO ATINGIR A FAIXA PRETA NA VIDA , do meu amigo Ricardo Alencar.

Trata-se de um trabalho primoroso que com certeza auxiliará qualquer pessoa (praticante do Kung Fu ou não) que busca um meio de equilibrar e evoluir sua vida.

Não deixe de conferir.

https://www.hotmart.com.br/produto/j2333280L/O-Tao-do-Sucesso-como-atingir-a-faixa-preta-na-vida/---1290591-

Kin Lai

quinta-feira, 9 de outubro de 2014

A Arte de Lutar sem Lutar, existe isso ?

Se você me perguntasse isso a alguns anos eu provavelmente diria: Bom ,deve ser como Bruce Lee fez lá no filme Operação Dragão, ou seja, usar da inteligência para escapar de uma situação de luta sem precisar lutar.

Hoje em dia porém, acredito que a resposta tornou-se um pouco mais profunda que isso (afinal evoluímos não é mesmo ? ).

Atualmente acredito que a arte de lutar sem lutar esta alinhada inteiramente com a 'Filosofia Marcial' que é a maneira como eu costumo chamar os ensinamentos mentais/psicologicos do Kung Fu.

No Kung Fu existem as técnicas físicas e as técnicas mentais. As técnicas físicas , como o nome já denuncia tem a ver com condicionamento físico, coordenação motora e as técnicas de luta propriamente ditas. Já as técnicas mentais nos ensinam, além de estratégias de luta, estratégias e conceitos que nos auxiliam a evoluir mentalmente, e quando evoluímos mentalmente encontramos 'O Caminho' em todos os caminhos.

Aprendemos com as técnicas mentais a sermos mais tranquilos, focados, desapegados, práticos, honestos (inclusive conosco), enfim, adquirimos qualidades além daquelas inerentes as técnicas puramente físicas.

Uma Arte Marcial que ensina somente o lado 'físico' provavelmente terá muito alunos, porém poucos discípulos.

Alunos você encontra na escola, na academia de ginástica , e uma escola de circo, em um curso de atendente de farmácia ,etc.

Já discípulos você encontra em irmandades, sociedades, famílias Kung Fu. Um discípulo aprende a arte como um todo e busca sempre evoluir e levar aos demais o Caminho que o conduziu a evolução. Um discípulo é um futuro Mestre;
Um aluno, quem sabe, um futuro professor.

Acredito, e me esforço para demonstrar isso,que a Filosofia Marcial é a verdadeira essência das Artes Marciais e que com ela podemos lutar nossas piores batalhas (em nosso interior e vida pessoal/social) e sairmos vitoriosos do combate.

Kin Lai

terça-feira, 5 de agosto de 2014

Meu Livro: O Caminho do Kung Fu

É com grande alegria e imensa satisfação que anuncio a publicação de meu primeiro livro : O Caminho do Kung Fu - Uma introdução a história, filosofia e pratica da Milenar Arte Marcial Chinesa.

A anos que planejava escrever algo assim mas foi somente agora que pude organizar as idéias e produzir o livro.

É um trabalho bem simples e objetivo que visa apresentar a nobre Arte Marcial Chinesa para os leigos no assunto.

Segue o link para o site de vendas:
https://www.clubedeautores.com.br/book/170747--O_Caminho_do_Kung_Fu#.U-HFGuNdVGk


quarta-feira, 30 de julho de 2014

Um Processo de Aprendizado

Muitas pessoas passam pela vida aos trancos e barrancos, aprendendo as coisas da forma mais difícil e/ou chata.

 O que essas pessoas deveriam entender é que evoluir está na observação, na avaliação dos fatos, pessoas e situações em nossa volta. Todos sabem que podemos aprender mais em duas horas de dor do que em dois anos de alegrias. Não precisaríamos dessas horas de dor se a gente fosse mais 'observador' e fosse capaz de avaliar melhor as coisas. Ter a capacidade de aprender com erros, identificar problemas, elaborar soluções, diagnosticar dores e sanar tristezas esta ao alcance de toda pessoa que se detém a observar, avaliar e 'vigiar' melhor a vida e os seus caminhos.

 Não lembro se já comentei aqui antes que me considero seguidor de Cristo (não me vejo como 'religioso' ok ;) ), e sendo assim procuro sempre observar onde minhas ações, atitudes e pensamentos estão me levando. Será que estou evoluindo ou regredindo na minha jornada?

 No meu caso sempre que vejo que algo esta indo mal para o meu lado , meus planos e afins, percebo que estou tomando caminhos que me afastam de minha linha de Fé. Imediatamente tomo uma posição, reorganizo minhas crenças, visualizo o TODO e não somente o PARCIAL da situação e procuro alinhar novamente meu caminho.
 Para mim funciona. Sempre.

 Não passe pela vida como uma nuvem que é jogada para qualquer canto ou até mesmo dissipada pelos ventos fortes. Observe sua vida,organize seus pensamentos, tome atitudes.

 E tenha Fé. Comigo funciona ;)

 Paz & Sucesso.

sábado, 19 de julho de 2014

A Filosofia Marcial na Vida Pessoal

Um fato óbvio sobre mim:
Eu adoro Artes Marciais. Desde criança!

Vivo no mundo das Artes Marciais a mais de 15 anos e hoje vivo disso.

No início, o que fez eu me aproximar das artes marciais foi aquilo que, creio eu, faz a maioria dos jovens se aproximar delas: Os filmes!!!

Bruce Lee, Jackie Chan, Jet Li e Cia sempre foram meus grandes heróis!! :D

O tempo foi passando, eu fui evoluindo (e com a ajuda de bons professores e Mestres, evoluindo de forma agradável e não aos trancos e barrancos!)

Hoje posso afirmar sem sombra de dúvida que um bom caminho para o aprimoramento pessoal é a pratica de Artes Marciais. Não importa muito qual seja ela, desde que ensinada por professores qualificados a arte marcial tem o incrível poder de nos aprimorar física e mentalmente de uma maneira 'divertida'!

Muitas das teorias marciais , para combate, podem ser aplicadas perfeitamente em nossa vida diaria (bem ,este é o princípio do C'han, filosofia Budista inerente as Artes Marciais Chinesas que ensina que as 'teorias precisam ser práticas' para ter alguma validade^^)

Um ótimo e simples exemplo de uma teoria marcial que pode ser aplicada em nossa vida pessoal com GRANDES RESULTADOS POSITIVOS ,em minha opinião, é a "Teoria da Economia de Movimentos" do estilo Wing Chun de Kung Fu.

Esta teoria diz que um golpe para ser eficiente deve ser simples. Sem grandes movimentos floreados e sem desperdício de tempo e energia. Não faça de uma maneira complicada aquilo que pode ser feito de uma forma simples. Não complique as coisas. Seja direto!

Perfeito!

Aplique essa teoria em sua vida pessoal. Não busque desculpas, justificativas ou caminhos tortuosos para agir ou tomar uma decisão . Seja simples e direto.

Muitas pessoas vivem num caos de confusão e decisões precipitadas. Esquecem que quando andamos precisamos dar um passo de cada vez. Que a maneira mais simples de fazer as coisas geralmente é a mais negligenciada.

As pessoas perdem o foco com muita facilidade.

Nas Artes Marciais é ensinado que o foco é o que nos mantém 'ligados', atentos, que não devemos perde-lo.

Para não perder foco precisamos estar tranquilos, para estar tranquilos precisamos ter  confiança no que somos, para ter confiança no que somos precisamos ter atitudes que produzam resultados e para produzir resultados precisamos planejar adequadamente.

E nada melhor para um bom planejamento do que ter focado a simplicidade e a objetividade.

Fui muito complicado para você agora? rsrs

Creio que não né ;)

Bem, pense nisso: Pratique Artes Marciais e procure aplicar os conceitos em sua vida. Experimente ;)

Paz & Sucesso

sexta-feira, 18 de julho de 2014

O Caminho da Iluminação ou o Equívoco da Alienação ?

Como praticante de Kung Fu eu estou constantemente buscando me aprimorar física e mentalmente, treinando, estudando, questionando e testando todo conhecimento que a duras penas consigo garimpar. Acredito que buscar o 'Caminho da Iluminação' ou seja, o Caminho que nos leva a ser melhores hoje do que fomos ontem e amanhã melhores do que somos hoje é uma tarefa de interesse (e ao alcance) de todos. Porém (e sempre existe um porém), até o dito Caminho da Iluminação apresenta alguns problemas; problemas estes que não estão necessariamente no Caminho, mas naquele que o trilha.

Algum tempo atrás ,conversando com um conhecido ele me falou que não desejava nada, que não precisava mais do que a roupa do corpo, que para ele tanto fazia ter ou não dinheiro pois a felicidade é um estado de espírito.

Depois me pediu grana emprestada pra comprar um lanche.

Ok.

Como já dito anteriormente eu sou um Artista Marcial, treino Kung Fu  e sigo a filosofia marcial em minha vida. Tal filosofia me ensinou a não ser dominado por apegos triviais e que buscar o aprimoramento físico/mental/espiritual deve ser o principal foco de minhas ações.

Beleza.

Eu sigo isso. E seguindo essa filosofia por um tempo você realmente evolui em muitos aspectos, e o principal deles é o fato de você não viver como um alienado sem rumo ou foco achando que assim esta no CAMINHO DA ILUMINAÇÃO.

Veja bem, vivemos em um mundo com sua regrinhas estabelecidas , com seus conceitos formados. Quando evoluimos percebemos que muitos desses conceitos são tolos e contraditorios, porém saber isso não muda a regra do jogo. Você ainda precisa de comida, roupas, casa, etc.

Você precisa ser um exemplo vivo do quanto a busca pela 'evolução' pode fazer bem, para assim despertar naqueles que vivem ao seu redor o interesse  na propria busca pela evolução espiritual/mental.Se você resolver ser um peso morto na sociedade , contente em ficar atirado no seu cantinho dependendo da ajuda alheia, que raio de evolução espiritual é essa que você acha que alcançou???

Evoluir é perceber, abrir os olhos, encontrar caminhos, melhorar a si mesmo e consequentemente com isso melhorar o mundo ao seu redor.

Tenha metas, objetivos (positivos!!), trabalhe para alcança-los.

Não seja um tolo alienado .

O sábio em qualquer caminho encontra sabedoria, o tolo, no melhor caminho ainda só faz tolices.

Todos querem ser "O GRANDE MESTRE'


Olá amigos, tudo bem? Resolvi escrever este texto afim de compartilhar  algo que venho observando já faz algum tempo. Me refiro ao deslumbre infantil de muitos adultos quanto as artes marciais.
Treino Kung Fu já faz algum tempo, dou aulas em academias, aulas particulares, já montei minha propria escola e já tive o prazer (e o desprazer ) de conhecer toda sorte de pessoas( e posso dizer sem medo de errar: Como tem gente maluca no meio das artes marciais rsrs).

Alguns dia atrás  quando voltava pra casa, um ex-colega de trabalho que eu não via ha uns 5 anos (e mesmo quando nos víamos nunca tivemos muito contato) me viu e veio correndo em minha direção apertando a minha mão e soltando a frase :
- Bah tu viu o filme do Grande Mestre? O cara lutava muito! Tu sabia que é historia real? Tu luta Kung Fu né???
Repentinamente aquele cara que eu nao via a anos estava ali na minha frente, todo empolgado falando do filme O Grande Mestre !
Ele me disse que tinha adorado o filme, que achou incrivel quando o Grande Mestre  Ip Man surrou os 'dez caratecas tri facilmente, porque afinal os japoneses só lutavam karate e o Ip Man lutava kung fu e o kung fu TEM TUDO (hein?! Como assim? rs)!!
Expliquei pra ele que eu tinha curtido o filme, mas que não dava pra levar muito a sério as técnicas ou mesmo a veracidade dos 'fatos reais'. Ele nem escutou o que eu dizia tamanha era a empolgação.
Enfim, ele perguntou se eu dava aulas e queria marcar uma aula experimental.
Acertamos dia e horario e entao ele me perguntou o que basicamente a gente treinaria , e se a gente ia ficar com 'aquelas perninhas tortinhas do Kiko' como no filme !
Respondi que aquela era a base principal do Wing Chun e que  obviamente ele iria ter de pratica-la. Ele riu. Perguntei se ele realmente iria querer treinar. Ele disse que aprendendo dar uns 'tabefes bem dado' estava bom pra ele.

Desmarquei o treino.

Desculpem a 'verborragia digital' rsrs mas é que vejo isso constantemente: Gente se empolgando com filmes, querendo se tornar 'Grandes Mestres lutadores' mas não respeitam a arte e tão pouco se esforçam nos exercícios. Verdadeiras crianças grandes.
Depois dos filmes  O GRANDE MESTRE com Donnie Yen então ..todos querem ser Ip Man, porém nem todos querem treinar de verdade.

É preciso que aquele que deseja praticar Kung Fu amadureça e que saiba separar fantasia de realidade, pois do contrário só estará alimentando ilusões que não trarão benefícios algum para suas vidas.

Kin Lai

segunda-feira, 9 de junho de 2014

Dica de Filme: O Homem do Tai Chi

 Eu adoro filmes de Kung Fu.
Consigo curtir a maioria deles (até alguns daqueles de chineses voadores rs).

Por isso sempre que sai algo do gênero eu procuro assistir.

A dica de filme de hoje é O HOMEM DO TAI CHI , um filme dirigido e estrelado pelo Keanu Reeves !

No filme o Keanu Reeves interpreta um 'mafioso maligno que promove lutas clandestinas' e acaba encontrando no inocente e bondoso Tiger um competidor para participar de suas lutas MORTAIS.

 Tiger é interpretado pelo novato ator de filmes de ação Tiger Chen. Eu particularmente gostei do sujeito e espero que ele faça mais filmes :)

No filme ele interpreta (obviamente ) um lutador de Tai Chi. O Tai Chi é um estilo de Kung Fu 'interno' que utiliza movimentos suaves e contínuos em sua pratica aliados com trabalho de respiração. Atualmente o Tai Chi é mais focado na manutenção da saúde porém como nasceu como uma arte marcial também possui movimentos que servem para autodefesa.

Mas enfim, curti o filme e espero que vocês também curtam.

Segue a sinopse:

Um jovem praticante de artes marciais deixa de lado sua vida pacata em Pequim para disputar lutas clandestinas. O que ele não esperava era ter que lidar com o submundo da cidade para proteger o a sua escola de  Ling Kong Tai Chi.

Kin Lai

segunda-feira, 26 de maio de 2014

Um pouco sobre Desenvolvimento Humano

Kung Fu e Desenvolvimento Humano tem tudo em comum.

Pena que a maioria dos Mestres/Professores da atualidade não se preocupem com esta ligação.


Acredito que o caminho para a salvação da humanidade esta no aperfeiçoamento constante do indivíduo.

O mundo é composto por pessoas (óbvio, mas parece que as vezes esquecemos disso.), pessoas são guiadas e motivadas pela sua maneira de ver e entender o mundo ao seu redor.

Quanto mais o indivíduo entender seu mundo particular, suas necessidades e seus deveres como cidadão, melhor este indivíduo será.

A educação (formal ou não) é a base para a evolução. Buscar, questionar, estudar , aprender, aplicar. Não é questão de ser melhor que os outros, mas de procurar ser melhor que você mesmo a cada dia. Tornando-se uma pessoa melhor você estará colaborando para o princípio de "exemplum docet", ou seja : O exemplo ensina! Que no final das contas é o melhor que você poderá fazer para ajudar alguém. Dar bom exemplo,servir de referência positiva, ser um motivador da excelência pessoal e do autodesenvolvimento em prol de um mundo melhor.

Bons exemplos podem mudar uma vida (e o mundo).

Alguns nomes que me inspiram e motivam na busca do Desenvolvimento Humano em benefício de um bem maior são : Jesus Cristo ( O Grande Mestre dos Mestres em minha opinião!), Anthony Robbins (responsável por me apresentar a PNL-Programação Neuro Linguistica, sistema de autodesenvolvimento que utilizo em todas a áreas de atuação em minha vida), Dr. Marco Natali ( Um dos pioneiros no ensino do Kung Fu no Brasil, escritor de varios livros sobre a nobre Arte Marcial Chinesa  e assuntos diversos e criador do Transformacionalismo técnica de desenvolvimento pessoal com base na PNL e outras metodologias relevantes), Bruce Lee ( o lendário ator e artista marcial do Kung Fu que inspirou minha jornada no Caminho das Artes Marciais e provou, com as a conquistas de sua vida que uma pessoa motivada o suficiente pode mudar sua realidade e conquistar o mundo!).
 Minha lista de 'inspiradores" contém mais nomes, mas citei apenas estes para não me alongar muito no texto rs.

Mas enfim, acredito que o ser humano não nasceu para a mediocridade, que pode e deve melhorar a si mesmo todos os dias e que isso é possível em um curto espaço de tempo (se de fato o indivíduo desejar é claro).

Seja o seu melhor, todos os dias.

Controle sua mente , sua vida e ajude a tornar o mundo um lugar melhor.

 
Kin Lai

terça-feira, 13 de maio de 2014

Como encontrar um bom professor de Artes Marciais?

O Artigo a  seguir foi escrito por um dos meus atuais professores marciais, no caso o Si-Hing Gil Eanes Vivekananda, professor de Wing Chun e responsavel pelos trabalhos da proWES no Brasi . Assim como o Si-Hing Gil eu também treinei com vários Mestres, professores, instrutores e afins, e por isso posso afirmar que encontrar bons professores hoje em dia é tarefa para quem tem foco e paciência.l!

Leiam, é muito relevante para quem procura encontrar bons professores de Artes Marciais 
http://papodehomem.com.br/como-encontrar-um-bom-professor-de-artes-marciais/

sexta-feira, 9 de maio de 2014

Kung Fu de cinema X Kung Fu Real

 É fato inegável que 95% das pessoas que procuram o KUNG FU (ou outra modalidade marcial) o procuram devido a 'empolgação' que os filmes de artes marciais lhes proporcionaram.

Fato.

Comigo foi assim. E não existe nada de errado com isso.

O problema é quando as pessoas confundem as coisas.

Como dito, 95% das pessoas procuram o KUNG FU inspiradas em filmes...e esses mesmos 95% desistem logo por pensar que treino de KUNG FU REAL seria igual a treino de kung fu de filmes, onde você aprende a lutar em uma semana e logo esta saltando prédios e brigando com 10 caras ao mesmo tempo sem nem suar.

É importante aprender a encarar as coisas com mais seriedade e menos fantasias infantis.

Treino de KUNG FU de verdade leva tempo, é muitas vezes exaustivo, você vai suar, cansar, fazer repetições, treinar seu condicionamento físico, elasticidade, equilibrio, coordenação motora, etc.

Não se aprende KUNG FU da noite para o dia.

Muito menos se aprende KUNG FU assistindo filmes e imitando os golpes em casa (acreditem, já escutei um sujeito me falar isso e ainda achar realmente que estava aprendendo kung fu! rsrs).

Adoro filmes de KUNG FU (a maioria delesrsr), comeceia treinar inspirado neles...mas evoluí, aprendi, compreendi e continuo treinando até hoje. Não mais alimentado por ilusões cinematograficas, mas pelo genuíno interesse em meu aprimoramento pessoal.

 Não brinque de kung fu, você só irá perder tempo e dinheiro. TREINE REALMENTE KUNG FU e você entenderá o investimento precioso que fez em si mesmo.

Kin Lai

segunda-feira, 5 de maio de 2014

Kung Fu para a Vida

Hoje conversei com um conhecido e ele me falou algo que me fez pensar.

Estávamos falando sobre Artes Marciais, mestres e técnicas e ele me disse que a maior tristeza dele é nunca ter entrado numa briga 'de verdade nas ruas' pois assim não sabia dizer se seu Kung Fu era bom.

Tal questão me fez chegar a duas conclusões:

Primeira: O Kung Fu dele não devia ser bom, pois se fosse ele não precisaria brigar com ninguém para provar algo a si mesmo. Kung Fu nos ensina a transcender essas infantilidades do ego.

Segunda: O Kung Fu/Wushu que supostamente deveria ser a 'arte de parar a violência' parece estar gerando praticantes que desejam perpetrar a violência, e isso vai contra o princípio de autoaperfeiçoamento e evolução que o Kung Fu apregoa.

Penso que esta mais do que na hora dos professores de Kung Fu buscarem um pouco mais o lado psicologico/filosofico/espiritual do Kung Fu para poder passar aos seus alunos um conhecimento mais completo e eficiente não apenas para autodefesa mas para todas as áreas da vida.

Kin Lai