quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Você conhece a proWES?



profound: entrar profundamente no conhecimento; ter uma profunda percepção ou compreensão.

prowess: uma habilidade que você pode aprender com o estudo, prática e observação.

proWES é uma organização de artes marciais fundada no ano de 2011 pelos irmãos Cemil e Berat Uylukçu. Há dois estilos sendo ensinados nesta organização: WingChun e Escrima.

A finalidade de fundação e sua estrutura

A finalidade desta fundação não está em ser uma empresa de franquia comercial, tampouco uma organização comercial internacional de artes marciais. Seu propósito é fornecer uma instrução qualificada e honesta aos seus estudantes, oferecendo um fluxo de conhecimento ilimitado.

Os instrutores proWES transferem seu conhecimento nestes valiosos estilos marciais ao aluno de um modo apaixonado e não imbricado em regras de negócios. É baseada numa estrutura que não possui meramente expectativas comerciais.

O principal propósito desta instituição é passar os valores marciais ao estudante de forma honesta, exatamente do modo como qualquer estudante merece, sem fazer concessões dos seus princípios de fundação e suas virtudes morais.

proWES é livre de todo tipo de regulamentos desnecessários e pagamentos que arruinam completamente a motivação do estudante. Com esta atitude, a proWES é totalmente o oposto do atual entendimento de uma "Organização Profissional de Artes Marciais".

Sobre os Fundadores:

Cemil Uylukçu nasceu em oito de fevereiro de 1983. Sua aproximação no WingChun e Escrima deu-se cedo em sua vida. Ele é o fundador e Instrutor-Chefe da proWES (profound wingchun escrima systems; “aprofundamento nos sistemas wingchun e escrima”). Sua dedicação é motivo de inspiração para uma nova geração de estudantes, bem como para os veteranos; a paixão em ensinar artes marciais é, e sempre será o fio condutor de sua vida. Cemil foi honrado com o título de “Sifu” em WingChun e como “Guro” em Escrima.

Berat Uylukçu nasceu em 14 de abril de 1987, no seio de uma família com tradição desportiva de três gerações. Ele começou a jogar futebol em 1995. Enquanto jogava em diferentes clubes, seu irmão mais velho, Cemil Uylukcu, o introduziu no WingChun. No entanto, não foi antes dos 14 anos que ele iria começar sua carreira. E ele começou e permaneceu na organização EBMAS até o ano de 2011.

Berat se tornou instrutor em 2003 e encerrou sua carreira no futebol devido à sua paixão pelo WingChun, decidindo se concentrar apenas no aprendizado e ensino do sistema. Ele aperfeiçoou seu WingChun e Escrima tomando aulas particulares com Sifu Cemil Uylukcu e Sifu Emin Boztepe. Assim, treinou estudantes em Istambul até 2007 e iniciou grupos em Bursa (Turquia). No mesmo ano, mudou-se para Izmir com uma decisão radical e começou sua escola lá. Seus projetos atuais estão em levar o sistema proWES-WingChun para diferentes cidades na Turquia e apresentá-lo para mais pessoas.

Ele recebeu o título de "Sifu" em 2009, tendo coordenado a área de Istambul até 2011. No mesmo ano fundou a "proWES", refletindo suas perspectivas e mentalidade ética.


para mais informações sobre a proWES acesse o site :www.prowes.net

sexta-feira, 21 de outubro de 2011

Para ler.

Dica de alguns blog's que vizitei ultimamente e gostei.

Se os amigos curtem ler, aí vão os endereços:

www.wingtzhunbezerros.blogspot.com
www.taichitonglong.blogspot.com
http://prowesbr.blogspot.com/

espero que gostem.

kin lai

quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Dica de Filme : WU XIA


Além das Artes Marciais, outra de minhas "paixões" são os filmes. E se for filme de artes marciais entao...nem se fala!!rsrs

Lógico que tem muita porcaria produzida sobre o gênero, mas também tem coisas muito boas. Pelo menos em minha opinião.

Com isso, na medida do possível irei postando aqui no blog algumas dicas sobre filmes de artes marciais que gostei.

Espero que alguma dessas dicas lhes seja interessante.

Bem, então vamos a primeira dica : WU XIA . Um filme que gostei muito onde o protagonista é interpretado pelo onipresente Donnie Yen (mesmo ator de O Grande Mestre).

Sinopse: Um detetive é enviado para uma vila para investigar duas mortes cujo ”matador” é um trabalhador comum. Aos poucos ele descobre que as vitimas eram eximios lutadores de Kung-Fu. Como pode tais lutadores serem mortos por um trabalhador comum?



Bem, fica a dica para os amigos.

kin lai

quinta-feira, 6 de outubro de 2011

O KUNG FU COMO HOBBY OU O KUNG FU COMO "CAMINHO"?


Para mim existem dois tipos de 'visão' para a pratica do Kung Fu. A saber: Kung Fu como hobby/esporte e o Kung Fu como Caminho de Vida.

A maioria das pessoas que pratica Kung Fu (ou outra arte marcial)pratica apenas por hobby.Contentam-se em praticar aquela horinha na academia, fazendo alguns exercícios e só.
Isso esta errado?
Penso que não.Desde que a pessoa que pratica por hobby entenda que esta prática "descompromissada" irá apenas ter algum valor físico para ela (queima de calorias, melhoria na coordenação motora,força ,etc)e nada mais.

Pois os benefícios mais profundos inerentes a pratica do Kung Fu (tais como o aprimoramento pessoal/moral/filosófico, assim como a defesa pessoal eficiente)são conhecidos somente por aqueles que tratam a pratica marcial como Caminho de Vida, ou seja, treinando constantemente, estudando, pesquisando...enfim, se dedicando.

É como eu sempre digo, não existe arte marcial sem trabalho árduo. E se existe não é boa arte marcial.

Creio que o praticante deve estar bem consciente de seus objetivos quando for treinar para não correr o risco de enganar a sí mesmo.

Kin Lai

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

O Caminho da violência.


Muitas vezes escuto conversas do tipo: "Meu estilo de Kung Fu capacita a pessoa a derrotar o inimigo em fração de segundos..meu estilo de Kung Fu ensina a matar usando técnicas sutis ...meu estilo de Kung Fu ensina a derrotar 10 pessoas de uma só vez"...e mais um monte de baboseiras do tipo.

Incrível que quase nunca escuto alguém falar que seu estilo do Kung Fu o ensine a ser um melhor ser humano.

No caos de violência em que vivemos precisamos ter algum conhecimento de defesa pessoal...porém não podemos nos tornar obscecados com a agressividade gratuita.

A maioria dos praticantes de artes marciais da atualidade ainda estão na fase infantil do deslumbramento da agressão. Ou seja, muitos (inclusive alguns ditos mestres e professores) ainda não entenderam que a arte do combate deve andar junto com a arte da vida, da evolução como pessoa. Pois focar seu treino somente na pancadaria apenas tornará o praticante mais um agressor incontrolável.

Como professores de artes marciais somos OBRIGADOS a ensinar valores morais aos nossos estudantes, e não somente aquele amontoado de técnicas físicas. Do contrário estaremos sendo responsáveis pela violência que cresce a cada dia. Afinal de contas, ensinar alguém a bater nos outros é facil, qualquer idiota faz, já ensinar alguém a respeitar os outros é que é o verdadeiro desafio.

Trilhar o caminho da violência gratuita não é proprio de um verdadeiro Artista Marcial. E aquele que o faz não é digno de se considerar como tal.

quarta-feira, 20 de julho de 2011

OS VÁRIOS RAMOS DE UMA MESMA ARTE


Quando comecei a praticar o Kung Fu Tradicional (Tai Kek Tong Long) tinhamos exercícios dos mais variados tipos.Praticavamos formas (katis) treinavamos técnicas de Boxe Chinês (conhecido como Sanshou ou Sanda), havia treino de técnicas de torções e quebramentos (Chin-Na),assim como praticavamos Tai Chi Chuan, Liang Gong e exercícios relacionados.

Nossos treinos eram assim.

Hoje em dia vejo a ramificação do Kung Fu!!

Existe academia que só ensina formas, outra que se treina somente o boxe chines, existem instrutores somente de Liang Gong e o Tai Chi Chuan tornou-se algo bem isolado do Kung Fu.

Não estou dizendo que isso é ruim ou bom.

Apenas acho este um fato curioso.

Um dia desses conversando com um conhecido ele me falava empolgado do Liang Gong (exercício chines tambem chamado de As 18 Terapias)e eu comentei que conhecia o Liang Gong. Ele meio incrédulo me questionou:-Mas tu não é instrutor de Kung Fu??
E eu respondi que justamente por eu ser um instrutor de Kung Fu que eu conhecia o Liang Gong.Pois nosso Mestre nos ensinava.

Em outra ocasião um professor de outra arte marcial escutou que eu conhecia Tai Chi Chuan e começou a alardear entre seus conhecidos que eu uma hora ensinava Kung Fu e outra hora dizia ensinar Tai Chi. Que conversa mais indigna e por que não dizer, estúpida.

Como disse anteriormente, o Kung Fu Tradicional que conheci e aprendi engloba vários aspectos, por isso acho estranho quando vejo alguem se impressionar quando comento que conheço Tai Chi e Liang Gong por exemplo.

Mas enfim...os tempos mudam né.

Mas em se tratando de Kung Fu hoje dou graças a Deus por ter aprendido de uma forma Tradicional (porém não "bitolada").

Abraço

terça-feira, 12 de julho de 2011

GOLPE MORTAL NO CREF !


Esta luta já vem de longe.Nossa vitória no entanto já estava garantida. Porém sempre apareciam uns e outros querendo nos desafiar novamente.
Felizmente agora parece que não apenas vencemos ,como nossa vitória foi devidamente "alardeada".

As Artes Marciais estão livres do CREF !!

A Justiça Federal em sentença transitada em julgado garante que CREF não mais atua nas artes marciais


Segundo matéria veiculada na conceituada revista esportiva “COMBAT SPORT” de nº 54, p. 30-31, que é assinada pelo douto Advogado PAULO SÉRGIO CREMONA, OAB/SP 55.753, fica estabelecido que “as artes marciais em geral estão definitivamente livres da interferência dos Conselhos Federal e Regionais de Educação física em todo o Brasil”.

O caso teria sido julgado através do Processo nº 2003.61.00.016690-1, perante o MM. Juízo Federal da 19ª Vara Cível da Seção Judiciária de São Paulo, que garantiu que CREF não pode exigir registro nos seus arquivos, fiscalizar e ou cobrar quaisquer valores de entidades de artes marciais e de seus praticantes.

O Julgado teria sido submetido à apelação, insistindo na exigência de inscrição dos profissionais de artes marciais, contudo o Tribunal Regional Federal da 3ª Região, através da Egrégia Terceira Turma, por unanimidade, negara provimento à referida apelação, conforme acórdão nº 1333/2010. A decisão transitou em julgado em 05/05/2010, portando não cabe mais recurso.

Resumindo-se, podemos concluir que, em razão da decisão judicial, nenhuma entidade administradora de artes marciais (Confederação, Federação, liga, etc.), nenhuma associação, ou academia, ou clube, ou escola onde se pratica arte marcial, e por via de conseqüência, nenhum praticante, instrutor ou professor de arte marcial, estão obrigados a cursar faculdade de educação física ou registrar-se no Conselho Regional de Educação Física, bem como pagar quaisquer taxas ou emolumentos e muito menos sujeitarem-se à fiscalização dos referidos órgãos.

O texto integral do acórdão pode ser consultado e obtido no site do Tribunal Regional Federal da 3ª Região (www.trf3.jus.br).

Teresina (PI), 05 de janeiro de 2011.

quinta-feira, 23 de junho de 2011

A ARTE DA GUERRA




Sempre que possível eu gosto de deixar claro que para mim um Artista Marcial para ser digno de assim ser chamado deve cuidar de seu lado intelectual assim como (ou até mais que)seu lado técnico/físico.
Sendo assim deixo aqui uma dica de leitura ( com a esperança de que não fique apenas nisso mas também busque conhecimento em diversas fontes):

A ARTE DA GUERRA de Sun Tzu

A Arte da Guerra (chinês: sūn zĭ bīng fǎ literalmente "Estratégia Militar de Sun Tzu"), é um tratado militar escrito durante o século IV a.C. pelo estrategista conhecido como Sun Tzu. O tratado é composto por treze capítulos, onde em cada capítulo é abordado um aspecto da estratégia de guerra, de modo a compor um panorama de todos os eventos e estratégias que devem ser abordados em um combate racional. Acredita-se que o livro tenha sido usado por diversos estrategistas militares através da história como Napoleão, Zhuge Liang, Cao Cao, Takeda Shingen, Vo Nguyen Giap e Mao Tse Tung.

Desde 1772 existem edições européias (quatro traduções russas, uma alemã, cinco em inglês), apesar de serem consideradas insatisfatórias. A primeira edição ocidental tida como uma tradução fidedigna data de 1927.

A Arte da Guerra foi traduzido para o português por Caio Fernando Abreu e Miriam Paglia (1995).

Apesar da antiguidade da obra, nenhuma obra ou tratado é tão compreensível e tão atual quanto A Arte da Guerra.

Com seu caráter sentencioso, Sun Tzu forja a figura de um general cujas qualidades são o segredo, a dissimulação e a surpresa.


Edição de bolso americana de A Arte da Guerra.Hoje, A Arte da Guerra parece destinado a secundar outra guerra: a das empresas no mundo dos negócios. Assim, o livro migrou das estantes dos estrategistas para as do economista e do administrador.
Embora as táticas bélicas tenham mudado desde a época de Sun Tzu, esse tratado teria influenciado, segundo a Enciclopédia Britânica, certos estrategistas modernos como Mao Tsé-Tung, em sua luta contra os japoneses e os chineses nacionalistas.

Inclusive encontra-se nos escritos militares de Mao-Tse-Tung citações do livro A Arte da Guerra de Sun Tzu.

O general brasileiro Alberto Mendes Cardoso chamou o livro do Sun Tzu de clássico militar.

terça-feira, 21 de junho de 2011

O SEGREDO MARCIAL


Muita gente vem até mim com a seguinte questão: -"Quanto tempo leva pra eu ficar bom no Kung Fu?"

E normalmente minha resposta é a mesma:-"Depende do tempo que vc irá se dedicar aos treinos".

Força de vontade é tudo no Kung Fu (e penso que nas demais artes marciais tambem).

Não existe maestria sem dedicação! O treino correto e a repetição constante daquilo que se aprende é o grande segredo marcial.

Não existe formula mágica.Não existe tempo pré-determinado.Não existe um velhinho que mora no alto de uma montanha e que vai te ensinar uma técnica suprema em questao de horas.

Existe somente a dedicação.A força de vontade.

Treine com seriedade e foco. E atinja o objetivo.

Treine com leviandade e despropósito e estará enganando a sí mesmo.

Abraços

sábado, 4 de junho de 2011

PROVÉRBIOS & PENSAMENTOS CHINESES

"Um falso Kung Fu desfere sua mão ferozmente, mas o soco não contém força verdadeira. Um mestre não é tão brilhante, mas, seu toque é tão pesado quanto uma montanha". (Chueh Yuan)




"O mestre disse, aprender sem pensar é trabalho perdido; pensar sem aprender é arriscado."

( Confúcio )




"Palavras educadas e uma aparência insinuante é freqüentemente associada com a virtude”. ( Confúcio )




"Quando andares com duas pessoas deixa-os serem teus professores. Absorve os bons princípios de um, e imita-os; e os maus princípios do outro, observa-os e tenta corrigir a ti próprio". (Anônimo)




"Para agir corretamente não precisa de ajuda. Comete um erro e precisarás de uma turma para ajudar. “É por isso que mesmo um ladrão coloca alguém para viajar para ele”. ( Shu Shuehmou )




“Um verdadeiro mestre de Kung Fu deve ser mestre das modalidades agressivas e das suaves”. Deve ser forte por dentro e por fora. Deve ser um homem de sabedoria e conhecimento, de ética, feitos e filosofias. Deve saber como destruir e como curar. "( Ditado Kung Fu )




"Armazeno a força como se estica um arco, libero a força como se fosse uma flecha." ( Wu Yu-Seong )




“Tsze Chang perguntou como um homem pode conduzir-se a fim de ser apreciado onde quer que fosse”.

O Mestre disse: “Que suas palavras sejam sinceras e acreditáveis e suas ações sejam honrosas e cautelosas”.– tal conduta pode ser apoiada mesmo nas tribos rudes do Sul e do Norte. “Se suas palavras não são sinceras e dignas de confiança e suas ações não são honrosas e cautelosas, sua conduta não será apreciada mesmo em sua vizinhança”. ( Confúcio )




"Um guerreiro experiente desfere um soco decisivo e para. Ele não continua seu ataque para confirmar seu poder. Ele desfechará seu soco e ficará em guarda contra ser vaidoso e arrogante no seu sucesso. Ele desfecha o soco por uma questão de necessidade, e não pelo desejo do poder ".

( Lao Tsu)




"Quando encontras uma pessoa com quem vale a pena conversar e não conversar com ela, perdestes um amigo. quando encontras alguém com que não vale a pena conversar e tu conversas com ele, perdestes (isto é guardastes)tuas palavras. Um homem inteligente não perde amigos nem palavras." ( Confúcio )



"O homem superior move seus lábios, o homem comum move seus punhos " ( Anônimo )




"O Kung Fu se origina nos pés, desenvolve-se nas pernas, é dirigido pela cintura, e funciona através dos dedos. ( Chang San feng )




"Um cavalheiro censura a si próprio, enquanto que um homem comum censura aos outros. " ( Confúcio )




"Se um general da uma ordem e os soldados não obedecem a falha é do general. Se o general da a 2ª ordem e os soldados não obedecem a culpa ainda é do general, mas se as ordens foram claras e objetivas então a culpa é dos soldados e eles devem ser punidos." ( Lao Tse )




"Jamais desista durante uma batalha por mais dura que seja, pois estarás fazendo a pior das humilhações com seu próprio espirito." ( anônimo )





“Um homem que perdeu seu machado suspeitou do filho do seu vizinho”. Certas peculiaridades no seu modo de andar, seu semblante, e suas palavras indicavam-no como um ladrão. Quanto mais o olhava mais indícios via. Dentro, em pouco, encontrou a ferramenta perdida. No dia seguinte, quando encontrou o filho do vizinho, não viu nenhum sinal de culpa em suas palavras, ações, ou movimentos, como os que havia visto no dia anterior." ( Lieh Tzu )

---------------------------------------------------------------



Ler, estudar, pensar, treinar...meditar.Não apenas faz bem como faz parte da rotina de um verdadeiro Artista Marcial !!

sexta-feira, 27 de maio de 2011

OS JOVENS DRAGÕES DO SUL


Dou aulas de Kung Fu Tradicional em Caçapava do sul a uns 3 anos na Academia Kainágua.Sou o único instrutor desta Arte Marcial na regiao.E nesse tempo que dou aulas aqui varias pessoas treinaram comigo.Algumas por pouco tempo,outras por mais tempo.Até a presente data ninguém havia sido graduado para o segundo nível comigo, pois graduar-se em Kung Fu não é brincadeira e nem é de uma hora para outra, pois o aprendizado em Kung Fu não se rezume a mera prática física(como muitos desavizados,inclusive professores pensam!!) .No Kung Fu para voce ser convidado a fazer o exame de graduação deve estar apto tanto física quanto mentalmente, ou seja : Corpo Forte, Mente Forte, saber apenas a parte técnica (física) não torna o praticante apto a ser convocado para exame de graduação.Uma vez conversando com um Professor de determinada arte marcial este justificou as constantes "trocas de faixas" de sua arte como algo semelhante a estudar na faculdade(!?).Disse ele:-"Se um médico para se formar leva uns 4/5 anos,pq não se pode graduar um faixa preta neste mesmo tempo?" Bem,esse "professor" esqueceu apenas um detalhe:-Na faculdade o que importa são suas notas ,não sua moral e ética!! Passou nas provas,passou de ano.Mesmo que vc seja um sujeito mau-caráter sem nenhuma honra.No Kung Fu a coisa é bem diferente.Aqui não basta apenas conhecer as técnicas..é preciso vive-las, é preciso que demonstre maturidade , respeito,dignidade,etc.Diante disso é com imenso prazer que anuncio que meus alunos: Albino Marques dos Santos e Bruno M. Nascimento que já vem treinando firme, com vontade e determinação comigo ha algum tempo, se tornaram dignos de participar do 1º exame de graduaçao em Kung Fu realizado no sábado dia 14/05/2011 na Academia Kainágua na cidade de caçapava e passaram com exito para o segundo nível de treinamento em Kung Fu Tong Long Tradicional.

Parabens meus alunos e amigos. Que o verdadeiro Kung Fu lhes traga bons frutos ao longo da vida.

domingo, 10 de abril de 2011

ONDE ESTA A HONRA DAS ARTES MARCIAIS?


Um dia desses passei por uma situação inusitada onde escutei de um certo professor de uma certa arte marcial que ele incentiva seus alunos a desafiar para combate qualquer um que ,na opinião dele, ofenda sua arte marcial.
Correndo o risco de ofender alguns professores,afirmo que achei essa atitude infantil,arcaica e completamente indgna de um professor SÉRIO de arte marcial. E explico porque! Meu mestre Li Hon Shui, assim como meus Professores Luciano Molina e Eberson Moraes sempre me ensinaram que a honra de um artista marcial não esta na arte que pratica mas na PROPRIA PESSOA que pratica.Ou seja, aprendi que podem ofender minha arte,meu estilo, minhas técnicas...não importa,pois só usarei as técnicas marciais para defender minha VIDA ou alguem que amo.
Se nós do Kung Fu fossemos querer sair desafiando todo mundo que ofende nossa arte não teriamos tempo pra descansar ,pois hoje em dia, em tempos de UFCs e MMAs da vida o Kung Fu Tradicional é muito criticado pelos desavisados.Mas como somos treinados não apenas em técnicas físicas mas tambem nos fundamentos históricos e filosóficos da arte sabemos agir como o Vento E NÃO RETER COISAS JOGADAS CONTRA NÓS OU NOSSA ARTE.

Não vivemos mais no passado onde estilos lutavam contra estilos para provar superioridade.Vivemos hoje num mundo perigoso e caotico que precisa urgentemente rever seus conceitos.E um mundo como esse não precisa de pessoas que influenciem seus alunos a agir como ignorantes agressores vaidosos.

A verdadeira arte marcial é defesa pessoal, disciplina, respeito e APERFEIÇOAMENTO PESSOAL.

É isso que aprendi (e continuo aprendendo) e é isso que ensino ,na medida do possivel.

Kin Lai.

domingo, 27 de março de 2011

TREINAMENTO DE BRUCE LEE: Exercícios para Aumentar seu Condicionamento Físico


Bruce Lee desenvolveu muitos tipos de exercícios durante sua carreira mas nem todos foram documentados. Entretanto, ele guardou rascunhos com todas informações sobre seu treinamento, e por isso hoje nós sabemos sobre estes exercícios.

Bruce Lee concentrou seu treinamento em áreas específicas, tal como carregamento de peso, alongamento e exercícios cardiovasculares com o objetivo de aumentar sua habilidade física para a prática de arte marciais. Bruce Lee praticava treinamento diários para melhorar seu corpo e sua habilidade marcial.

Entretanto, Bruce Lee indicava que é importante não treinar em excesso para não sobrecarregar o corpo pois este fica demasiadamente fraco um dia depois de praticar exercício. Na perspectiva marcial, é essencial nunca treinar em excesso, no entanto o treinamento intensivo a longo prazo faz com que o corpo fique forte mais rapidamente, deixar o corpo fraco não é uma prática boa da arte marcial.

“Sobretudo, nunca tente enganar a si mesmo quando praticar exercícios; use a quantidade de peso que você pode segurar com tensão própria.” – Bruce Lee

Esta citação ainda é válida para todos os tipos de exercícios que envolvam carregamento de peso hoje em dia. Principalmente se você está levantando pesos, ou praticando alongamento, ou especialmente se está praticando artes marciais.

As práticas de Bruce Lee eram muito boas para o desenvolvimento de artes marciais, a sua idéia de não adquirir um estilo especifico, mas sim fazer uso de técnicas variadas tiveram um impacto positivo para o desenvolvimento das artes marciais como kung-fu, e também no desenvolvimento e aperfeiçoamento de técnicas de combate.

Uma boa técnica é essencial em artes marciais, porque pode ajudar a determinar as áreas mais fortes e mais fracas de um estudante, também ajuda a condicionar o corpo à reagir e se mover na maneira correta, ajudando também a condicionar os músculos, os ligamentos e as juntas do corpo. Por outro lado um estilo mal executado pode conduzir à aplicação marcial mal executada, que pode ser fatal.

A forma em que o carregamento de peso e grupos de exercícios são praticados são bastante importante para a prática de fortalecimento de um corpo saudável. Uma prática imperfeita reduz não somente a eficácia dos exercícios, mas pode também causar danos ao corpo, pois coloca-se demasiada pressão nas áreas erradas do corpo. Também, a prática inadequada de exercícios faz com que o corpo não obtenha todos os benefícios dos exercícios praticados em cada sessão.

A rotina de treinamento em carregamento de peso de Bruce Lee evoluiu durante sua carreira. No começo de sua carreira, ele enfatizava a construção dos músculos do corpo, em especial o fortalecimento do anti-braço, por isso suplementou sua dieta com bebidas preparadas com proteína.

Mais tarde ele começou a simplificar seu treinamento, praticando mais os exercícios de peso composto para todo o corpo com a intenção de aumentar sua força e o seu condicionamento corporal. O peso de Bruce Lee reduziu bastante depois que mudou sua prática de treinamento de carregamento isolado de peso, que são favorecidos por bodybuilder para os exercícios de peso composto para composição corporal e treinamento cardiovascular.

“Desde que carregamento de peso é um exercício repetitivo, o mesmo requere o uso de muita energia, portanto deve ser praticado somente a cada outro dia e não todo dia..” – Bruce Lee

Esta citação é interessante, porque tente a se afastar do seu estilo tradicional de não trabalhar muito o corpo para não enfraquece-lo. Então embora tenha se afastado das rotinas de bodybuilding, Bruce também se afastou da prática de artes marciais puramente. Suas sessões de carregamento de peso eram bastante intensivas, requerendo um dia inteiro dedicado a recuperação do corpo, portanto ele sugeria o treinamento em dias alternados, ou três dias por a semana com um dia extra de descanso no final de semana.

Para Bruce Lee, o aspecto mais importante de sua nova rotina de carregamento de peso era que ele ainda podia praticar artes marciais e exercícios cardiovasculares nos outros dias. Bruce Lee adotou uma metodologia transversal de treinamento, ele acreditava que os exercícios para adquirir uma boa forma devem ser condicionados em três elementos principais: alongamento para aumentar sua flexibilidade; carregamento de peso para aumentar sua força muscular, e exercícios cardiovascular para aumentar sua resistência física.

20 minutos de exercícios de Bruce Lee para tonalidade muscular e condicionamento físico – Levantamento de peso
Arremesso – 2 sessões com 8 repetições
O levantamento de peso é um exercício clássico. Ao contrário dos exercícios de bodybuilding que trabalham cada músculo isoladamente, levantamento de peso trabalha vários músculos juntos, em movimentos compostos.

Bruce Lee executava seus exercícios de forma bastante intensa, isto é, sem descanso entre sequências. Fazendo com que este exercício seja cardiovascular, promovendo resistência física e contorno muscular. Levante uma barra do chão, e em um movimento rápido o peso é levantado e colocado na parte dianteira dos ombros – depois o peso é levantado acima da cabeça.

Depois o peso é abaixado até o chão em um só movimento, e repetido. A forma é essencial neste exercício, é também importante não tentar levantar peso em excesso, porque é comum machucar a parte baixa das costas se o exercício não for praticado corretamente.

Agachamento com barra – 2 sessões com 12 repetições
Agachamento é um dos exercícios compostos mais importantes, especialmente para artes marciais. Agachamento com peso deve ser executado em um aparelho de ginástica para garantir segurança, uma barra é colocada através dos ombros, e um agachamento é executado. Não deve haver nenhuma pausa na posição mais baixa, portanto assim que as coxas alcançarem uma posição horizontal, você deve levantar-se outra vez a uma posição vertical. O agachamento trabalha os quadris, tendões e a batata da perna.

Expansão do tórax – 2 sessões com 8 repetições
A expansão do tórax é um exercício de levantamento de peso menos comum hoje em dia. Para praticá-lo você deve deitar no banco com os braços estirados acima da cabeça segurando a barra com as mão afastadas com a mesma largura dos ombros, então abaixe a barra atrás da cabeça, mantendo os cotovelos um pouco dobrados.

A barra deve ser segurada o mais baixo possível, com tanto que não seja desconfortável. Algumas pessoas conseguem tocar o chão com a barra, mas isso não é recomendado sem treinamento adequado. Use um peso leve para começar, pois exercício é muito difícil.

Supino – 2 sessões com 6 repetições
Nenhuma sessão de levantamento de peso estaria completa sem o levantamento de peso em banco. Muitos artistas marciais são contra ao levantamento de peso em banco, porque expande o tórax, que é um ponto de fraqueza em luta. Um lutador deve desenvolver uma caixa torácica forte, que aguenta levar pancadas. Ao Executar muitos levantamento de peso em banco, a caixa torácica se abre muito, assim se você planejar lutar em competições, não coloque ênfase estes exercícios.

Bom dia/exercício matinal – 2 sessões com 8 repetições
Bruce Lee gostava de praticar exercícios de manhã. Fique de pé e segure uma barra através dos ombros, e então dobre-se para a frente até que o tórax fique paralelo ao chão, mantendo as pernas e as costas retas. Este exercício pode ser perigoso se você não se aquecer primeiro e tentar usar peso em excesso. Este exercício matinal pode obter bons resultados com apenas uma barra pura sem peso. Bruce Lee danificou suas costas ao praticar este tipo de exercício.

Rosca direta – 2 sessões com 8 repetições
Todo mundo quer ter um bíceps grande. Para os estilos das artes marciais que envolvem lutar, agarrar, puxar e jogar, é importante ter os bíceps desenvolvidos. Pratique assim o exercício de rosca direta com alteres em cada sessão de treinamento para desenvolver os bíceps.

Mude a rotina de acordo com suas necessidades
Com toda a rotina de levantamento de peso, é importante não começar em uma rotina rígida. Depois de estar treinando por um tempo não vai conseguir os mesmos resultados do começo, quando você era mais fraco.

Por esta razão, às vezes é preciso adicionar exercícios novos, por exemplo, treine com alteres de uma mão em vez de treinar com alteres maiores, ou mude o peso e o número das repetições etc. para dar ao corpo um desafio novo e ajudar a crescer os músculos de novo.

Esta não era de nenhuma maneira a única rotina de levantamento de peso de Bruce Lee, mas era a base de seu treinamento para aumentar sua força física, mais tarde em sua carreira.

Referência:
A arte de expressar o corpo humano por Bruce Lee e por John R. Little

Leitura adicional:
•Bruce Lee Workout – Os Tipos de Chute de Bruce Lee
•Bruce Lee Workout – Exercício Isométrico para Aumentar os Músculos
•Exercícios Abdominais de Bruce Lee
•Dieta e Nutrição de Bruce Lee
Bruce Lee Strength Workout – View English Version

sexta-feira, 25 de março de 2011

GENEALOGIA KUNG FU, IMPORTA OU NÃO?

A Arvore Genealógica de um estilo de Kung Fu ,ao meu ver é bastante importante, pois nos dá a certeza( ou quase isso) de que o determinado estilo possui um histórico de "evolução".Ou seja,podemos supor que ao longo dos séculos determinado estilo foi testado e aperfeiçoado (sou absolutamente contra "religiosos marciais" que não aceitam melhorias em algum estilo antigo.Deve-se abrir mais a mente nesses assuntos pois muitas coisas mudaram desde o surgimento do Kung Fu não é mesmo?).

Para muitos pertencer a arvore genealógica de algum estilo vale muito mais do que certificados e diplomas.E em parte estão realmente certos (tem gente que conquista diploma de Mestre em uma semana!Basta pagar!Um absurdo!!), mas também devemos estar atentos para o seguinte pensamento: Assim como nascer em alguma determinada "familia boa" não garante que o indivíduo será uma pessoa de bem (ou vice versa), fazer parte de determinada genealogia de algum estilo de Kung Fu não trás capacidade a quem não a possui!!

Ou seja, vejo muitos professores por aí exaltando-se (exaltar-se já denota falta de bom Kung Fu)por pertencer a esta ou aquela família/genealogia, descrevendo os feitos desta família ao longo dos séculos como se isto fizesse parte de sua vida particular nas artes marciais.
Acho isso uma grande besteira.Seria mais ou menos como ficar orgulhoso de sí mesmo devido ao seu time de futebol ter ganho um campeonato.Veja bem..foi o time que ganhou..não voce!!Voce não teve na a ver com a vitoria dele.Creio que o bom praticante de Kung Fu deve sim treinar dentro de uma familia Kung Fu com uma genealogia forte e definida...mas não deve fazer dessa ligaçao o seu "CARTÃO DE VIZITAS". Ao meu ver o praticante deve treinar sério ,com garra ,esforço correto e honestidade para assim confiar e depender unicamente de seu conhecimento marcial para "fazer seu nome" no mundo do Kung Fu.

Finalizando: Genealogia é importante, mas viver dependendo dela é infantilidade.

Obs: Apenas para esclarecer,se necessario for posso apresentar direitinho a minha linhagem ok.

Abraço a todos

sexta-feira, 18 de março de 2011

RECONHECENDO OS DESISTENTES

Não tenho muito tempo de ensino na estrada do Caminho Marcial, mas durante esse tempo já adquiri uma espécie de "conhecimento prévio" das pessoas que me procuram para treinar o Kung Fu.Percebi que observando apenas algumas palavras ou atitudes dessas pessoas já podemos saber (com uma mínima margem de erro) se esta pessoa vai ou não dar continuidade aos seus treinos.
Eis alguns pontos observados que agora divido com voces:

1-"Eu amo Kung Fu, adoro Artes Marciais desde pequeno, vi todos os filmes do Jet Li ,Jackie Chan, etc, admiro muuuuuitoo a cultura oriental e blá blá blá ...."
-Esta pessoa é a que defino por FALADOR EMPOLGADO.Em uma semana ele desiste de treinar.

2-"Poh que saudade dos treinos...mas a situação agora ta complicada pra mim.Mas pode ter certeza que eu vou voltar a treinar,vou mesmo,decidi isso !!"
-Esta é a pessoa que eu defino como Sr. Desculpa, pois esta sempre criando um motivo ou outro para NÃO TREINAR. Conheci muitos desses por aí.

3-"Oi ,eu queria treinar Kung Fu, mas eu queria saber da roupa..onde eu compro? Quanto custa? E as faixas? Voces lutam espada que nem nos filmes? E aqueles saltos e acrobacias,eu queria muito aprender!"
-Esse definitivamente é o LUTADOR COSPLAY, ou seja, um indivíduo que esta somente preocupado com a aparencia da coisa e que basta treinar DE VERDADE um ou dois dias para logo desistir.

Existem muitos outros pontos a observar, mas estes são os mais evidentes.
Portanto se voce é um professor de Kung Fu, atente para estes "sinais" , vc verá como na maioria das vezes estão corretos.
E se vc é um praticante de Kung Fu.. por favor...evite esses "termos" e essas "ambições infantis". O Kung Fu é trabalho sério.Não é uma brincadeira ou um hobby para passar o tempo.
Trabalhe duro e colherá bons frutos.

Abraço

terça-feira, 15 de março de 2011

ONDE O WUSHU MODERNO DEU ERRADO?


Principal Campeão de Wushu, Zhao Changjun, Exalta o Tradicional

Para a América, as divisões entre os kung fu tradicional e o wushu moderno são preta e branca como o yin yang. Wushu é wushu e tradicional é tradicional, e nunca os dois devem se encontrar. Tradicionalistas americanos vêem o wushu, como o estilo Fast Food, com desdém. Este estratagema comunista para imacular as artes marciais são atribuídas à Revolução Cultural, mas poucos realmente entendem sobre o que a Revolução Cultural realmente era. Tais críticos enxergam os atletas de wushu como não tendo habilidades de lutas e acreditam que todo o kung fu "real" está extinto na China continental. Esta é uma acusação extraordinária para se fazer contra o país que possui a maior população de artista marciais. Quando o wushu começou a pleitear se tornar parte dos Jogos Olímpicos de Pequim em 2008, tradicionalistas se entreolharam. Será que o wushu olímpico realmente representa uma ameaça maior que a Guarda Vermelha? Agora, talvez nunca saibamos. Neste artigo, o wushu falhou até mesmo em ganhar o status de esporte demonstração nos próximo Jogos Olímpicos. Uma oportunidade histórica - de posar no holofote do palco mundial - escapou entre nossos dedos.

Mas voltando à divisão entre o kung fu tradicional e o wushu moderno, o argumento que um atleta de wushu não pode ser tradicional é absurdo. Claramente, alguns praticantes caem solenemente no campo um do outro. Mas muitos mestres são plenamente bem sucedidos em ambos os métodos. Mestre Zhao Changjun é um clássico exemplo deste encontro do tradicional com o moderno. Zhao é um dos mais condecorados campeões no wushu de todos os tempos. Apenas um outro artista marcial desafiou seu recorde de vitória: Jet Li. Nos círculos do wushu, é dito que os anos 70 pertenceram a Jet, mas os anos 80 pertenceram a Zhao. Mesmo através dos anos 70, Zhao sempre esteve pressionando Jet. "A razão pela qual Jet Li está sempre um pouco acima era porque ele estava na equipe de wushu de Pequim," observa Zhao em mandarim, "e os internacionais eram sempre da equipe de wushu de Pequim. Muitos achavam que eu era melhor, mas como Jet fazia filmes, tinha mais foco nele." Ele não se vagloriza a toa. Nos finais dos anos 70 e até o fnal dos 80, Zhao ganhou 10 títulos individuais em eventos internacionais e internacionais. Ele ganhou mais de 54 medalhas de ouro e demonstrou pelos 5 continentes por mais de 30 países. Zhao é, sem sombra de dúvidas, um dos maiores mestre do wushu de todos os tempos. Mesmo assim, apesar de seu glorioso recorde no wushu, ele é um fervoroso defensor das artes marciais tradicionais. "Exite mais vida nas artes marciais tradicionais," relata de fato, Zhao. La é onde ele começou sua jornada do guerreiro e é onde está agora.

O único filho de um trabalhador mulçumano

Zhao nascem em 1960 em Xian, Província de Shaanxi, casa dos Guerreiros de Terracota. Ele era o único garoto entre 5 crianças e não era uma criança muito saudável. Cresceu nos anos que levaram à Revolução Cultural, quando a China estava em desordem e tumultos eram frequentes. Seu pai era um trabalhador cmum que tinha grande respeito pelas artes marciais, mas nunca teve a oportunidade de estudá-las pessoalmente; então ele inscreveu seu filho Zhao nelas, não apenas na esperança de melhorar sua saúde, mas também para defesa pessoal. Nestes tempos turbulentos, Zhao poderia usar suas habilidades, não apenas para se defender, mas para proteger as mulheres da sua família.

A família de Zhao era Hui. Os Hui eram uma minoria mulçumana na China, a minoria étinica nos anos 60 com quase 10 milhões de pessoas. O pai de Zhao o enviou para estudar sob um cidadão mulçumano chamado Yuan Run nas artes marciais tradicionais dos Hui, o Tan Tui (pernas saltadoras) e Cha Quan. "De Nanjing até Pequim, o melhor Tan Tui era do Islã", frase que Zhao reverencia. O pai de Zhao obedientemente levou seu filho toda manhã antes do trabalho e todo final de tarde, levando seu filho de 6 anos através de Xian em sua biciclea. Ele nunca sonhou que seu filho iria se tornar o maior campeão da China. Ele apenas queria que seu garoto pudesse lutar se precisasse. Zhao estudava com o Mestre Yuan quando a Revolução Cultural estourou em '67. Devido aquela loucura, o pai de Zhao teve que achar outro professor. Ele achou o Mestre Zhang Junde, no qual Zhao estudou Shaanxi Hong Quan e o estilo do bêbado, junto de outras formas tradicionais.

Em 1970, as artes marciais chinesas voltaram ao eixo. Zhao garantiu uma posição na equipe de wushu da província de Shaanxi na tenra idade de 10 anos, que o colocaram sob o ensino dos técnicos Yu Baiwen e Ma Zhenbang. Dois anos mais tarde, Zhao entrou em seu primeiro grande campeonato, a Competição Nacional de Artes Marciais, e ganhou o "prêmio ilustre" por sua forma de bastão. Este era um começo modesto de uma das carreiras mais estelares.

Dois anos depois, reconhecido como uma maiores jovens estrelas brilhantes do wushu na China, Zhao Changjun foi considerado para a histórica turnê na Casa Branca. O ano era 1974, e os atletas de wushu serviam como um segundo grupo de embaixadores da República Popular da China para sempre ir aos Estados Unidos. A história rotulou como "diplomacia do ping pong", desde que os primeiros emissários eram jogadores de ping pong. Infelizmente para Zhao, ele foi chutado do time no último momento. Muitos grandes mestres falharam em passar nos rigorosos controles de antecedentes, então mestres excelentes como Yu Shaowen, Ma Xianda e Pan Qingfu foram cortados da turnê, independente de suas habilidades. Suas famílias não eram operárias ou seus parentes eram donos de terras ou eles tinham uma educação superior; qualquer mancha em seus registros comunistas resultariam em rejeição. Mas a família de Zhao preenchia os requerimentos. Ele foi rejeitado por algo completamente diferente. A especialidade de Zhao eram os estilos do macaco e do bêbado. No último momento, o governo decidiu que nenhuma das duas formas seriam apropriadas para demonstração no momento. "Eles me perguntam, 'Como você pode representar os chineses como macacos e bêbados todo o tempo?'"relembra Zhao. " Então eu fui retirado."

Por causa desta rejeição, Pan Qingfu me disse para mudar meu estilo. Baseado no estilo do bêbado, nós criamos o Ditang Quan (Estilo da Queda). Ditang existia antes, mas foi perdido. Não o tinhamos visto. "Esta foi a origem do ditang quan moderno, no qual todo ditang é baseado atualmente - uma permuta politicamente motivada de Pan e Zhao. A origem tradicional do Ditang Quan permanece escondida ou perdida.

Apesar das formas recém criadas e das apresentações de wushu sob o comando da Revolução Cultural, artistas marciais como Zhao sempre mantiveram suas habilidades de luta escondidas. Os anos durante a Revolução foram muito violentos. Poucos chineses possuíam armas, então Zhao teve muitas oportunidades para se testar nas ruas. Ele se lembra de um incidente cerca de 4 anos depois da turnê da Casa Branca. Zhao e alguns colegas de classe estavam vendo um filme, a única forma de entretenimento da naqueles tempos. Um de seus irmãos de arte marcial se sentou ao seu lado, mas como ele era muito pequeno, teve que sentar na beirada da cadeira. Isto irritou outra pessoa, mas ao invés de pedir que se sente educadamente, apenas virou a cadeira e o derrubou. Uma discussão começou, e outra pessoa aplacou a situação, então todos pensaram que havia acabado. Eles só não sabiam que ele havia ido buscar ajuda. Zhao e seus amigos foram emboscados assim que saíram do cinema. "O treino que tive do meu professor Yan era muito tradicional," reflete Zhao. " Você tinha que saber o ataque e o método da defesa em cada movimento. Se não sabiam, seria espancado muito forte. tambem, meu pai reforçou isto. Estava treinando no time profissional, então estava em boa forma e com apenas 17 ou 18 anos de idade. Então não me levou muito tempo. Estavam em 7 ou 8 pessoas e acabei com todos."

Atletismo é essencial. Zhao dá crédito ao seu treino, assim como ao seu rigoroso treino no time profissional, como tendo contribuído muito em sua vitória naquela luta na rua. "Quando selecionado para um time profissional, eles realmente te observam," observa Zhao. "Você tem que ter velocidade, a determinação, tudo. Se consegue entrar em um time profissional, seu corpo tem que atingir rigoras metas. Meu pai me encorajava a caminhar a rota profissional, mas meu avô era um médico de medicina tradicional chinesa e não queria que fosse por este lado. Todos os competidores de wushu, especialmente os profissionais, tem que já ter um bom corpo. Ele tem que ter o que é preciso. De outra maneira, simplesmente não conseguem competir atualmente."


O Wushu Moderno Fracassou?


Zhao é atualmente um dos mestres vivos que foram testemunhas oculares da origem do wushu e como evoluiu das suas raízes tradicionais. Agora, com o sonho Olímpico destruído, ele pondera sobre os efeitos das últimas 3 décadas do wushu moderno nas artes marciais chinesas. "Me senti realmente triste. Para minha geração, fomos sortudos. Tivemos a chance de aprender as artes marciais tradicionais. Alguns jovens não tem a chance de conhecer a arte marcial chinesa tradicional de qualquer forma." Estes são os atletas de wushu que os tradicionalistas difamam, mas Zhao os vê como vítimas das circunstâncias. Hoje, ele está trabalhando para promover a instrução das artes marciais tradicionais para a próxima geração.

Ironicamente, wushu não é nem mesmo tão popular na China hoje em dia, pelo menos para os espectadores dos esportes. Zhao diz, "Na verdade, para o wushu competitivo, não há espectadores. Ninguém vai lá para assistir. Todos eles fazem a mesma coisa, então não é interessante. É porque eles tiveram que trilhar o caminho do esporte para tentar chegar nas Olimpíadas. Precisavam de muitos regulamentos e regras. Tudo tinha que ser claramente demonstrado e simplificado. Nós discutimos por muito tempo, acreditamos que o Taekwondo não possui a profundidade ou variedade das artes marciais chinesas. No entanto, eles entraram nas Olimpíadas muito antes. Wushu queria entrar, mas teve que ser mudado, teve que ser simplificado. Tiraram as aplicações de luta para que pudessem pular mais alto e se mostrar mais."

"Se você quer pular alto, não pode competir com a ginástica. Os aspectos artísticos não podem competir com a patinação. Para o wushu competitivo, você precisa cravar sua aterrizagem, então agora a postura inicial deve ser lenta, e em troca, eles chegam firmes ao solo. As artes marciais chinesas tradicionais não possuem este requerimento. Pode simplesmente sair e fazer rapidamente. O wushu moderno perdeu o significado dos movimentos. O que estão fazendo realmente? Você segura isto por um secundo, então vira e aterriza deste jeito?"

"Por que o Taekwondo entrou nas Olimpíadas? Todo o método de luta com as pernas está lá, então é completo. O boxe é tudo com os punhos. Para entrar com o wushu nas Olimpíadas é realmente um difícil teste. O que podem representar as artes marciais chinesas? Por exemplo, olhe o Taiji, Existem muitas formas e são todas muito diferentes. Você não pode ter tantas medalhas. As Olimpíadas estão cortando as medalhas. Então sem tudo aquilo, eles combinaram tudo em coisas como a forma 24, que não se parece com nada. Se o trabalho de todos os praticantes de artes marciais chinesas representar as artes marciais chinesas, mas estou sendo muito pessimista. Se não conseguirmos entrar em 2008, irá levar outros 20 ou 30 anos para ver isso."

Apenas de muitos promotores do wushu ainda se agarrarem ao sonho do ouro Olímpico, neste artigo, a melhor Federação Internacional de Wushu apareceu com a prepação de uma Competição Mundial de Wushu em Pequim simultaneamente com as Olimpíadas, mas não fazendo parte oficialmente.

"Estou inclinado a dizer que o wushu moderno é um fracasso," confessa Zhao após uma longa pausa. "É porque quando o wushu tentou ir às Olimpíadas, de alguma maneira, perderam a natureza do que o wushu realmente é. E aí é que está o fracasso."


Lutas em Jaulas e Mixed Martial Arts na China

Em contraste ao yin do wushu está o yang do MMA, ou lutas em jaulas, que tem crescido enormemente em popularidade na América. Estes são 2 extremos do espectro competitivo: wushu acrobático e luta de sombras; MMA é uma luta sem regras. Ambos podem posar como uma ameaça na mente de muitos tradicionalistas. Muitos entusiastas do MMA caluniam as artes tradicionais como obsoletas porque você simplesmente não vê técnicas tradicionais usadas na jaula.

Zhao é um adepto firme do MMA. "Penso que MMA é uma boa competição", ele declara. Ele encoraja fervorosamente mais trocas entre diferentes estilos, diferentes grupos e diferentes métodos, e ver o MMA como uma plataforma para intermediar. "Desde que somos globalizados, tudo é misturado. No passado, a China não permitia joelhadas e cotoveladas como no boxe tailandês, e os lutadores tailandeses não permitiam arremessos. Lembro de na Europa, não permitiam arremessos a 10 anos atrás. Agora todos se juntaram para estudar e explicar. Achamos um meio termo para construir de lá. Apenas olhe para o Sanshou. É nossa esperança que mais pessoas possam aceitar isso. Esta é a parte do crescimento. Adoraria ver as competições de artes marciais ser como as competições atléticas, mas ao invés de categorias de natação e corrida, o vasto espectro das artes marciais poderiam ser vistas."


Zhao já estava trocando experiências 2 décadas atrás, muito antes do Ultimate Fighting Championship aparecer na América. Em 1985, ele pisou no ringue com um dos boxeadores mais famosos do mundo, Muhammad Ali. Zhao ternamente se lembra. Não era uma luta oficil, apenas uma amigável troca de habilidades. Zhao é muito menor que Ali, mas ele tinha a vantagem. Boxeadores tipicamente não treinam suas pernas para levar chutes. Zhao é um mestre no TanTui, um estilo tradicional famosos por seus chutes. Depois que Zhao deu alguns chutes, Ali rapidamente cedeu. Como um embaixador internacional do wusu, Zhao teve muitas oportunidade para compartilhar técnicas em uma atmosfera informal e amistosa por todo o globo. Estas experiências, assim como a maestria que tinha do wushu e do tradiconal, deram a ele uma mente aberta a todos os métodos de lutas modernos; e isto ajudou porque ele abraçou a ascenção do MMA.

Lutas sem regras tem um longo histórico no círculos de artes marciais chinesas, elas apenas não eram feitas em jaulas. De acordo com Zhao, "Nos velhos tempos, nós lutávamos no Lei Tai (literalmente 'plataforma elevada', se referindo ao chão dos duelos abertos a desafiantes). Não havia limitador de idade ou estilo. Eles estão apenas tentando algo similar. Qualquer tipo de estilo pode ser usado junto. Mas ainda está em fase de testes. Testando, talvez possamos ter regras melhores. Talvez seja um passo adiante. Deste modo, podemos melhorar. "O cenário do MMA está apenas começando na China. Agora é muito pequeno." Zhao sabe o porque. "Na China, MMA não são organizados pelo governo.

O Tradicional irá ser Extinto?

"Artes marciais competitivas nunca representaram todo o cenário das artes marciais chinesas," insiste Zhao. "Espero que as artes marciais tradicional se tornem como o Sumo no Japão. O Sumo não está tentando ser olímpico. Existe um respeito especial pelo Sumo. Artes marciais chinesas tradicionais ainda tem muito o que oferecer."

"Nos velhos dias, antes das armas, artes marciais chinesas tradicionais eram muito mais práticas, especialmente no campo de batalha. Mas hoje, nós ainda temos muitas razões práticas para praticar. No Japão, muitas pessoas adoram o Taiji para contra atacar a pressão do dia a dia. Existem diversas alternativas de passa tempos saudáveis, como o tênnis. Mas para o tênnis, as pessoas precisam de uma quadra. Taiji não precisa de nada, apenas um pouco de espaço. Você pode fazer isso por 10 minutos no trabalho, relaxar, e então voltar para o trabalho para encarar outra pressão."

"Existem outros que querem ser artistas de cinema. Seu objetivo é ser o próximo Jackie Chan ou Jet Li. Existem outros que querem ganhar medalhas. Mas o wushu moderno é limitado. Se você é muito jovem, não poderá entrar. Se for muito velho, seu corpo não poderá fazer isso mais. Estas são as desvantagens. Muitos competidores de wushu apenas tem o formato. Eles tem os movimentos, mas não o gong (literalmente 'habilidade', mas nas artes marciais chinesas, se refere aos fundamentos essenciais derivados da prática extensiva). Você deve praticar o Fajing (poder explosivo) acertando sacos de areia 1000 vezes por dia."

"Na minha escola, todos os estudantes devem estudar tanto o tradicional quanto o moderno nos níveis básicos e intermediários. Isto leva cerca de 3 a 5 anos. Quando esta fase é alcançada, o estudante é avaliado. Para os níveis avançados, o estudante se especializa em Sanshou (luta livre) ou Taolu (formas) e apenas treina dentro daquilo. Deve haver uma boa relação entre o wushu tradicional e o moderno. Eles devem permutar entre eles. Isto pode alongar a vida competitiva do wushu moderno. Pode aumentar também o desenvolvimento e providenciar mais espaço para crescer. Você precisa de 2 pernas para andar: uma é o wushu moderno, outra é o tradicional. Não se pode desistir de nenhum deles."



Como Seguir o Caminho do Guerreiro

Os verdadeiros culpados da ameaça às artes marciais tradicionais chinesas não são o wushu moderno ou o MMA. É o atrito. Kung Fu, por definição, é uma habilidade que leva tempo e trabalho - muito tempo e trabalho - e muitas pessoas simplesmente não tem mais o tempo suficiente para se dedicar e perpetuar a arte. O caminho do guerreiro está cheio de dificuldades, mas a responsabilidade é de cada um de nós. As únicas pessoas que podem matar o kung fu tradicional são os próprios tradicionalistas. Tradição apenas será preservada se nós, a geração presente, passar com sucesso para a próxima geração. Se nós falharmos, não há mais ninguém para culparmos alem de nós.

Como um veterano polido, Zhao oferece um conselho. "Poucas pessoas podem se manter em alto nível nas artes marciais. As pessoas modernas quem algo que seja imediatamente efetivo. Com o Taekwondo e o Karate, você pode progredir muito mais rapidamente. Mas as artes marciais chinesas são devagares. Você precisa de mais tempo. Muitos não tem a força de vontade. Eles não tem o corpo para continuar treinando.

Zhao espera que um dia, as artes marciais irão ser oferecidas ao público nas escolas pública ao redor do mundo, assim como é em algumas partes da China. Zhao insite em mais educação elementar para o público geral, assim mais pessoas podem aproveitar os benefícios das artes marciais. "As artes marciais chinesas estão em um regime de completo equilíbrio. Requerem saltos, agilidade, poder explosivo e todo tipo de habilidades. Se pode aprender os básicos das artes marciais chinesas por 2 ou 3 anos, você poderá ter uma fundação decente para qualquer coisa. Poderá trocar para o basquete, futebol ou qualquer atividade física e ver os benefícios. Se insiste nas artes marciais, poderá ter um certo nível de habilidade. Se não quiser, é um bom básico para ir a qualquer lugar. No entanto, se quer continuar no caminho do guerreiro, você e seu professor devem aumentar suas forças de vontade. 2 ou 3 anos não serão o suficiente. A estrada das artes marciais não é rápida nem curta."

Zhao Chanqjun é o Reitor do Instituto de Wushu Zhao Changjun em Xian, na província de Shaanxo. Sammo Hummo atua como superintendente de arte. O institudo é localizado na estrada de Shuichang, Subúrbop Sul, Xian, Província de Shaanxi, República Pessoal da China. Veja www.zhaocj-wushu.com para mais informações.

Artigo original de Gene Ching e Gigi Oh - © 2004 KungFuMagazine.com, todos os direitos reservados
Traduzido e adaptado de Kung Fu Magazine

sábado, 12 de março de 2011

PEQUENA HOMENAGEM AOS "MESTRES"






A muito, muito tempo atrás (ou nem tanto assim...depende do ponto de vista rs) eu descobri o Kung Fu através de um professor que foi divulgar seu trabalho em minha escola.Fiquei impressionado com o que ví e ouvi.Eu játinha alguma experiencia com o Karate,mas naquele momento decidi que iria praticar o Kung Fu.Chegando em casa,sem um tostão no bolso,decidi que naquele mês eu iria juntar dinheiro para começar a treinar.Eu era apenas um estudante ainda,sem trabalho,mas enfim...eu iria conseguir.E quando consegui..quando saí de casa para ir fazer minha matricula e iniciar os meus treinos em Kung Fu...parei no meio do caminho..e desisti!!! Foi algo muito inesperado.Como poderia que no meio do caminho para a academia eu repentinamente desistisse?? Em toda a minha vida eu fui guiado por esses "impulsos repentinos" e sempre me dei bem quando prestava atenção a eles.Então resolvi voltar pra casa e pensar mais um pouco sobre o assunto. Na semana seguinte passando em frente a uma academia de karate olhei pela janela e vi um pessoal que treinava sem kimono, usando apenas calças pretas e uma camiseta branca.Pensei comigo:-"Peraí..isso não é karate!!" Entrei para ver o que era, e descobri que era Kung Fu!! Não era o estilo do professor que foi em minha escola,mas era muito bom,pelo menos eu achei muito bom!!Resolvi na hora me increver.Comecei a treinar o Kung Fu Estilo Tai Chi Tong Long na mesma semana.E continuo até hoje.Foi nessa academia,e com esse estilo que pude conhecer o grande Mestre Li Hon Shui,um dos introdutores do estilo no Brasil,conheci tambem os professores Luciano Molina,Eberson Moraes e Sidnei Miranda,que além de ótimos professores tornaram-se meus grande amigos ,me auxiliando pelo Caminho até hoje.Sinto-me muito grato e feliz por ser um instrutor desta nobre Arte Marcial Chinesa que é o Kung Fu Tai Chi Tong Long.

Muito obrigado Mestre e professores,por acreditar em mim e por me delegar sua amizade e atençao.

Quanto ao outro professor do outro estilo que desisti?Bem..pelo que eu soube a academia dele fechou algumas semanas após meu "impulso de desistir".

É amigos, não se pode escapar do destino não é ?rs

segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

O HERÓICO GENERAL DAS ARTES MARCIAIS.


Kuan Kun (ou Kwan Kung)foi um bravo general e filósofo confucionista, um guerreiro que realizava diversos feitos heróicos a favor de seu povo. Saiba um pouco mais sobre este guerreiro idolatrado por diversas modalidades de artes marciais chinesas.

Sua lealdade, justiça e retidão de caráter eram notáveis. Por este motivo Kuan Kun assumiu o posto de General do exército de Shu Han (um dos reis dos três reinos. 220-280 a.C.). Kuan Kun manuseava magistralmente uma arma mortífera, o Kwan Tao, cujo peso era de 50kg. Segundo dizem, a arma emitia vibrações de perigos eminentes. Foi derrotado e faleceu aos 52 anos por um ataque surpresa em uma batalha, o que dizem ter ocorrido por traição de um dos seus soldados, o qual dera a localização exata de sua posição ao inimigo Conta uma lenda que Kuan Kun ao chegar em uma cidade onde os habitantes estavam escondidos, soube que uma serpente gigantesca aparecera e matara vários habitantes, além de devorar muitas crianças. Kuan Kun resolveu procurar o referido animal e após encontrá-lo, iniciou-se uma longa luta. Como resultado final, conseguiu o general sair vencedor, matou e jogou a serpente no rio. Dias depois, no mesmo lugar onde jogou a serpente, foi encontrada uma lâmina com um dragão gravado que deu origem a uma arma chamada Kuan Tao. Certa vez, em um fato real, foi ferido por uma flecha envenenada durante uma batalha. Com o braço ferido, procurou um médico cirurgião chinês muito famoso: Dr. Huatuo. Perante o médico, negou a ingestão de medicamentos analgésicos e para provar que era merecedor do cargo que ocupava suportou a cirurgia em um jogo de Go (xadrez chinês). Por mais uma vez demonstrou seu controle e sua bravura suportando a dor, enquanto Huatuo removia a flecha envenenada de seu braço, limpando o ferimento até o osso sem que uma dor transparecesse em seu rosto. Diversos pintores realizaram obras sobre tal acontecimento e em todos os quadros pintados podemos ver Kuan Kun sendo operado, Huatuo realizando a cirurgia e o jogo transcorrendo normalmente. Segundo dizem, como descrito no livro "Os Três Reinos", o general nem sequer pestanejou, por momento algum, enquanto era salvo da morte. Huatuo foi considerado um dos maiores médicos da época, habilidoso cirurgião e o primeiro a aplicar analgesia em cirurgias. Conhecedor profundo da fitoterapia chinesa e formador de várias teorias no campo da medicina, descobriu também diversos pontos de acupuntura alinhados paralelamente à coluna vertebral, além de ser famoso por criar um estilo de luta terapêutico. Este estilo englobava o Qi Gong (Chi Kung), baseado nos movimentos de cinco animais (tigre, cervo, urso, macaco e garça).

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

A TRADIÇÃO MARCIAL DEVERIA SER ESQUECIDA?


Muito se tem falado ultimamente sobre artes marciais tradicionais e a necessidade de adapta-las a realidade atual.Muitos acreditam que uma arte marcial tredicional não funciona nos dias de hoje.Bem,não concordo nem discordo totalmente.
Eis o MEU PONTO DE VISTA:
No início,no tempo que se fez necessario surgir a arte marcial,estas eram ferramentas para a defesa pessoal!As artes marciais nao surgiram para esporte ou apresentações,no início as artes marciais eram praticadas justamente em função daquilo para a qual foram criadas,ou seja: Capacitar a pessoa a defender-se a aos seus entes queridos. Para mim ESTA É A TRADIÇÃO DAS ARTES MARCIAIS.Atualmente muitas destas antigas artes foram sendo "amansadas" ,lapidadas ,limadas ,para virar apenas mais um esporte.Para mim as artes marciais não sao esportes.São ferramentas que podem transformar completamente uma pessoa que realmente se dedica a elas.
Existe quem diga que os movimentos floreados das artes marciais tradicionais não são eficientes em luta.Concordo. Porém creio que tais movimentos servem para colocar o corpo em um estado que em sua normalidade ele nunca ficaria.Para mim esses "movimentos floreados" servem como um bom aquecimento e alongamento.Não vejo necessidade de "poda-los" dos sistemas marciais.Apenas devemos aprender dividir as coisas.Ou seja..exercícios de formas são uma coisa,exercícios de luta já é outra coisa.Penso que o artista marcial "adulto" saberá identificar o que é util para sí e o que não é dentro de seu proprio sistema.
Porém afirmar que "artes marciais tradicionais não prestam", para mim é muita ignorancia.
A tradição marcial que sigo é a tradição da sobrevivencia,da defesa pessoal,da capacidade de adquirir conhecimentos físicos e filosóficos através do treino duro e contínuo. Se sou um lutador tradicional?? Sim ,sou, mas não parei no tempo e nem abracei a causa de que evoluir é tornar a arte marcial "comercial e esportiva".

segunda-feira, 10 de janeiro de 2011

SHUAI JIAO, O "JUDO CHINES"


SHUAI JIAO é uma antiga arte marcial chinesa cujo termo foi oficializado em 1928 pelo governo chinês através do Instituto Central de Kuo shu.

O SHUAI JIAO é um sistema de defesa pessoal desenvolvida por técnicas de socos, chutes, chin na, projeções e arremessos rápidos, além de técnicas dirigidas contra pontos vitais nos adversários , não sendo estas permitidas em competições, sendo ensinadas apenas aos praticantes de nível avançado de formação.

Com a prática este estilo de Kung fu desenvolve coordenação motora, velocidade, raciocínio rápido e bom condicionamento físico.

Esta arte de defesa pessoal é baseada nas leis físicas da força cujo o objetivo é a queda rápida, porque na época em que foi desenvolvida os guerreiros vestiam armaduras pesadas, assim quando estavam numa batalha uma queda rápida era mais adequada.



O SHUAI JIAO E O ESPORTE

Do ponto de vista moderno, o Shuai Jiao é um esporte de combate que trás benefícios, tais como: condicionamento físico bom, saúde, fortalecimento e resistência muscular e espírito forte. Também se adquire autocontrole emocional e confiança



HISTORIA SHUAI JIAO

Relatos históricos nos contam que por volta do ano 2700 a .C. duas tribos rivais se instalaram ao longo do Rio Amarelo. Uma das tribos era lidarada pelo famoso Huan Ti, e a outra por Zhi You, cujos guerreiros utilizavam um capacete com dois chifres. Estes capacetes eram utilizados nas batalhas para ferir inimigos. Huan Ti ensinou seus guerreiros a evitarem estes ataques perigosos e a desequilibrarem seus adversários. Assim, graças a essas técnicas, Huan Ti venceu Zhi You e unificou o país; nascia então a China. Desde então, nas festas chinesas, costuma-se imitar os combates dos guerreiros. Alguns utilizam capacetes e fingem ferir seus adversários com os chifres, os outros, por sua vez, evitam os ataques tirando o equilíbrio do atacante. Esta dança tradicional era chamada JIAO TI.

Nestas festas aconteceram as primeiras demonstrações da arte marcial ¨mãos vazias¨ na China.

Na Dinastia ZHOU ( 1122 a .C.) as técnicas eram utilizadas para exercícios militares complementando o treinamento de punhos e tornando a arte do SHUAI JIAO mais eficiente.

Na Dinastia QIN ( 221 a .C.), estas práticas se tornaram um espetáculo e uma forma de entretenimento muito apreciado pela aristocracia. Desde esta dinastia, as competições se desenvolveram muito rapidamente. As regras eram fáceis, pois tudo era permitido. Embora as técnicas com agarramento fossem claras, os lutadores não deixariam de lado a luta solta, treinando por vezes a luta com agarramento e em outras ocasiões a luta solta. Este tipo de prática é provavelmente a origem da separação em duas direções: a luta de agarrramento e o pugilismo (SHUAI e CHUAN).

As técnicas de agarramente sempre foram consideradas importantes, e por essa razão, os mestres de estilos tradicionais de Kung fu estudaram profundamente estes tipos de técnicas e selecionaram as mais eficazes para serem inseridas em suas rotinas, e desta forma serem perpetuadas para as gerações futuras.

Na Dinastia SONG (960-1278 d.C.), UM LIVRO INTITULADO ¨JIAOLOI JI¨, apresentava uma parte dos estudos feitos por vários mestres juntamente com a história da arte marcial chinesa.

Na Dinastia MING (1368-1644) e a Dinastia QING (1644-1911), os mestres continuaram a aperfeiçoar as técnicas.

Na Dinastia QING, 300 mestres foram convidados pela corte imperial para formar uma equipe de lutadores. Este time foi chamado ¨shang pu ying¨. Os mestres lutavam entre si e efrentavam outras equipes, incluindo famosos lutadores da Mongólia. Nesta época a corte proibiu ataques de pés e mãos em competições de SHUAI JIAO. Contudo os mestres continuaram a treinar utilizando chutes e socos.

O SHUAI JIAO tornou-se um estilo muito rico, com uma estratégia muito elaborada, e os ultimos estudos foram feitos após o término da Dinastia QING. O SHUAI JIAO é oresultado de um trabalho árduo na China que se perpetuou através de vários milênios.



O SHUAI JIAO E AS ARTES MARCIAIS DA ATUALIDADE

Sendo tão antigo, o Shuai Jiao é considerado o prodecessor da maioria dos estilos de luta da atualidade. Os monges de Shaolin através de seu estudo do Shuai Jiao e juntos com outros conhecimentos adquiridos com o Monge Ta Mo incorporaram grande parte de suas técnicas em suas formas (rotinas) e desenvolveram um sistema de 18 projeções chamado Tsan I.

O shuai Jiao foi levado a vários outros paises durante a Dinastia MING (1368-1644), E no Japão veio influenciar os antigos estilos de ju-jitsu dos quais evoluiu o Judô de Jigoro Kano, isto está registrado em documentos japoneses em COLLECTION OF ANCESSOR 'S CONVERSATIONS, Volume 2, Biografia de Chen, Yuan-Yun, encontramos que.... foi a pessoa que levou as técnicas para o Japão em 1659.



Fonte:Associação Shuai Jiao Brasil

quinta-feira, 6 de janeiro de 2011

O que é VAJRAMUSHTI ?


O Vajramushti, também conhecido como Kalarippayattu, surgiu na Índia há milhares de anos, tendo exercido grande influência no surgimento de outras artes orientais como o Kung Fu Shaolin e as demais artes de combate. O Vajramushti tem como característica suas técnicas extremamente eficientes e práticas, que permitem a solução de um conflito com poucos movimentos e máxima precisão, além de promover o desenvolvimento físico, mental, emocional e espiritual. Os treinos englobam técnicas de rolamentos, agarramentos, arremessos, torções, chaves, chutes e socos, defesa contra mais de um oponente, simulação de situações do cotidiano, além do uso de armas como espada, bastão e outras. Não é exagero afirmar que o Vajramushti pode ser considerado o protótipo de todas as artes marciais orientais!
No Brasil , ha alguns anos atrás, o Vajramushti foi "descoberto" pela população em geral graças a um livro do Mestre Marco Natali onde o mesmo apresentava uma recodificação pessoal dos métodos marciais e filosóficos,baseados em grande pesquisa,da arte do Vajramushti.